Aplicativos Corporativos no Netbeans

Alguém saberia onde é possível obter um tutorial de como criar aplicativos corportivos no Netbeans?
Obrigado.

O que é um “aplicativo corporativo” para V. Sa. ?

Pelo que eu entendi do Netbeans (sim, sou newbie nele e em Java :P), para criar uma aplicação onde os usuários possam fazer login de diferentes máquinas, trabalhando com um banco de dados no servidor, seria necessário desenvolver uma aplicação no módulo Java EE do Netbeans.
Estou querendo criar um sistema para meu escritório, algo bem simples com administrativo e contabilidade.

Estou aproveitando isso para aprender Java, pois sempre tive curiosidade na linguagem.
Para o sistema do escritório optei pelo Java+PostgreSQL.

[quote=zarnitz]…seria necessário desenvolver uma aplicação no módulo Java EE do Netbeans.
Estou querendo criar um sistema para meu escritório, algo bem simples com administrativo e contabilidade.
[/quote]

tem ctz q esse seria o melhor caminho?? Pq não desenvolver logo uma aplicação Web como todo mundo faz??

[quote=deadlock]
tem ctz q esse seria o melhor caminho?? Pq não desenvolver logo uma aplicação Web como todo mundo faz??[/quote]
Bom, na verdade o que mais ví até agora são aplicativos cliente/servidor, seja em softwares gratuitos no SuperDownloads/Baixaki, ou até mesmo em softwares ERP.
Mas se fosse possível rodar um Sistema como uma aplicação Web, seria mto interessante.

Primeiro lugar pense em plataformas e não em IDE, uma aplicação corporativa (seja lá que isso quer dizer) pode ser feita no bloco de notas se assim for preferível.
E antes de pensar em utilizar alguma plataforma procure entender o que cada uma oferece.Se você está querendo ter uma aplicação para essa finalidade descrita, acredito JavaSE já resolve o caso. Se preferir algo para trabalhar com desktop utilize o swing, mas só tome essa decisão após analisar com calma o que você deseja, fazer e o que a plataforma Java te oferece em termos de recursos (lógico que recurso não falta), para só depois pensar em utilizar alguma ferramenta.

Espero ter ajudado. :slight_smile:

Na verdade complicou um pouco mais … rsrs.

Como comentei, penso em fazer este sistema simples, no momento. No futuro gostaria de fazer um software para gestão de custos por UEPs (algo que ainda não ví por aí), e um controle de produção por OPs (ordens de produção). Mas este segunda etapa demorará um bom tempo, pois ainda estamos resolvendo as pendências judiciais da empresa que compramos.

A minha análise foi primeiro em selecionar a linguagem. Pelo que estudei, mas duas principais linguagens para programação de sistemas é o .NET e o Java. Eu já tenho alguma experiência em Genexus. Selecionei o Java pela facilidade de portabilidade e pelo Ajax, que parece ser tendência; mesmo o Java sem mais complicado (de acordo com os textos que lí que fazem comparativo).
Segundo foi o banco de dados: oracle, SQLserver, Firebird, MySQL e PostgreSQL. Os distribuidores Oracle não me atenderam, o SQLserver achei interessante (mas usar produto free junto com Microsoft … ironia … rsrs), e entre os BDs free fiquei impressionado ao ver que estão elogiando mto o Postgre … lembro que há alguns anos ele tinha problemas de segurança. Então optei pelo PostgreeSQL.

Dentro da pesquisa sobre Java muitos artigos falaram sobre o Netbeans, então baixei-o e comecei a trabalhar com ele.
Tem um professor de Carazinho/RS que tem video-aulas muito boas sobre ele, e comecei estudá-lo. Este é o canal dele no Youtube: http://www.youtube.com/user/nerineitzke

Mas estudando-o fiquei em dúvida se irá me servir, pois desejo que o sistema seja utilizado por vários usuários logados ao mesmo tempo, e máquinas diferentes, claro.
Aí notei no Java EE. Por isso vim perguntá-lhes … rsrs.

Agora, a opção web me parece mto interessante, é possível.

Mas … peraí… uma aplicação cliente/servidor com JavaSE n resolve o problema!?

ressuscitando o tópico

estava sem fazer nada num dia desses e resolvi brincar com o NetBeans e achei esse tal de aplicativo corporativo

bem estranho ele,

não seria mais fácil criar aplicações web ou sei lá
mas para que serve?

e outra ele tem alguma coisa a ver com EE
tipo quando crio uma aplicação web escolho sempre um servidor com suporte a EE 6 tem algo a ver?