Apostilas Caelum - sugestões

Olá pessoal,

Crio este tópico para falar de impressões sobre as apostilas da Caelum.

Acredito que seja bom para os autores/mantenedores do material.

E útil também aos leitores, para aproveitarem este mesmo tópico numa discussão sadia, com o intuito de sugerir melhorias para o material.

Espero que o tópico seja produtivo!

Abrindo o tópico, parabenizo a Caelum e autores do material. A apostila é bem fácil de ser lida e principalmente, acompanhada. Um novato terá (sempre) dificuldades. Mas encontrará as respostas, na maioria dos casos, neste fórum além das outras páginas da web.

Sei que as apostilas são privadas e usadas em sala. O interesse primário é em servir de material didatico a Caelum. Mas fiquei com uma curiosidade: baixei as novas versões esta semana. Vi que a formatação das páginas foi alterada.

Teve algum motivo para mudar a formatação visual?? Pessoalmente (e a minha opinião não deve contar muito, pois não sou diagramador) acho a diagramação da versão anterior melhor do que esta atual (fontes, cores, resolução etc). Testei as apostilas no Windows (adobe reader) e Linux (evince) resultando na mesma impressão visual.

Um segundo ponto: os screenshots (telas) podem ficar melhor editados. E de forma mais fácil do que estão fazendo, provavelmente. Vejam por exemplo na apostila fj21, páginas 47 e 48, Capitulo 3 - tópico 5: “instalação do TOMCAT”. As bordas não estão bem cortadas. Como este material leva a logomarca da Caelum, um capricho neste sentido não faz mal.