Abrindo o tópico, parabenizo a Caelum e autores do material. A apostila é bem fácil de ser lida e principalmente, acompanhada. Um novato terá (sempre) dificuldades. Mas encontrará as respostas, na maioria dos casos, neste fórum além das outras páginas da web.
Sei que as apostilas são privadas e usadas em sala. O interesse primário é em servir de material didatico a Caelum. Mas fiquei com uma curiosidade: baixei as novas versões esta semana. Vi que a formatação das páginas foi alterada.
Teve algum motivo para mudar a formatação visual?? Pessoalmente (e a minha opinião não deve contar muito, pois não sou diagramador) acho a diagramação da versão anterior melhor do que esta atual (fontes, cores, resolução etc). Testei as apostilas no Windows (adobe reader) e Linux (evince) resultando na mesma impressão visual.
Um segundo ponto: os screenshots (telas) podem ficar melhor editados. E de forma mais fácil do que estão fazendo, provavelmente. Vejam por exemplo na apostila fj21, páginas 47 e 48, Capitulo 3 - tópico 5: “instalação do TOMCAT”. As bordas não estão bem cortadas. Como este material leva a logomarca da Caelum, um capricho neste sentido não faz mal.
Ao invés de editarem os screenshots, provavelmente no Gimp, e colocarem com bordas e cantos cortados com este resultado, sugiro que usem uma ferramenta específica para este tipo de trabalho. Pessoalmente indico o software shutter para screenshots - tanto para obter imagem e edição. Tem versão para Ubuntu (com PPA, o que facilita a atualização) e ele é muito bom, pois permite fazer varios tipos de edições de screenshots com boa qualidade. O link para o shutter é http://shutter-project.org/
Bom era isso. Questões de código, texto etc… só lendo as apostilas com calma, e testando os exercícios.
Novamente, parabéns pelo bom trabalho de vocês disponibilizando estes material e permitindo que o pessoal tenha acesso a conhecimento.