Apostilas Caelum - sugestões

Olá pessoal,

Crio este tópico para falar de impressões sobre as apostilas da Caelum.

Acredito que seja bom para os autores/mantenedores do material.

E útil também aos leitores, para aproveitarem este mesmo tópico numa discussão sadia, com o intuito de sugerir melhorias para o material.

Espero que o tópico seja produtivo!

Abrindo o tópico, parabenizo a Caelum e autores do material. A apostila é bem fácil de ser lida e principalmente, acompanhada. Um novato terá (sempre) dificuldades. Mas encontrará as respostas, na maioria dos casos, neste fórum além das outras páginas da web.

Sei que as apostilas são privadas e usadas em sala. O interesse primário é em servir de material didatico a Caelum. Mas fiquei com uma curiosidade: baixei as novas versões esta semana. Vi que a formatação das páginas foi alterada.

Teve algum motivo para mudar a formatação visual?? Pessoalmente (e a minha opinião não deve contar muito, pois não sou diagramador) acho a diagramação da versão anterior melhor do que esta atual (fontes, cores, resolução etc). Testei as apostilas no Windows (adobe reader) e Linux (evince) resultando na mesma impressão visual.

Um segundo ponto: os screenshots (telas) podem ficar melhor editados. E de forma mais fácil do que estão fazendo, provavelmente. Vejam por exemplo na apostila fj21, páginas 47 e 48, Capitulo 3 - tópico 5: “instalação do TOMCAT”. As bordas não estão bem cortadas. Como este material leva a logomarca da Caelum, um capricho neste sentido não faz mal.

Ao invés de editarem os screenshots, provavelmente no Gimp, e colocarem com bordas e cantos cortados com este resultado, sugiro que usem uma ferramenta específica para este tipo de trabalho. Pessoalmente indico o software shutter para screenshots - tanto para obter imagem e edição. Tem versão para Ubuntu (com PPA, o que facilita a atualização) e ele é muito bom, pois permite fazer varios tipos de edições de screenshots com boa qualidade. O link para o shutter é http://shutter-project.org/

Bom era isso. Questões de código, texto etc… só lendo as apostilas com calma, e testando os exercícios.

Novamente, parabéns pelo bom trabalho de vocês disponibilizando estes material e permitindo que o pessoal tenha acesso a conhecimento.

Acho que tem coisas que eles passam batido nas apostilas e na aulas também.(nas apostilas talvez seja mais por estratégia mesmo)
Agora nas aulas? Não tem nenhum motivo para passar batido, alias tem… intensivo tem pouca carga horária.

Não creio que o intensivo da formação seja para quem nunca viu java na vida, pois os jars já estão todos lá bonitinhos.
Acho que o intensivo para quem nunca viu java na vida mais desmotiva do que anima.

Eu que já tinha trabalhado na área já havia lido as apostilas achei rápido d+, imagina quem nunca viu.(Deve ter sido desmotivador e frustrante).

Então o que eu penso é: Deveria haver o dobro de horas no intensivo ou nem deveria haver o intensivo(Por quê?)
Bom não é ensinado a preparar o ambiente do zero , é falado bem rapidamente e muito por cima.
Então não espere ir lá no site baixar o JAVA e configurar as variáveis de ambiente , tudo do zero para depois
começar a programar. O mesmo vale para o Spring ,taglibs,hibernate e jsf.
De fato alguns são simples , mas outras bibliotecas são um verdadeiro parto para achar.(Tenho certeza que esse é um dos motivos
do maven exitir e ser tão famoso).

Fora isso a aula é The Flash demais.

Na minha opinião intensivo não compensa , eu acabei jogando meu dinheiro fora.(Me arrependo d+ por não ter investido em inglês e aproveitado os 500 ou 1000 que sobrarão para comprar bons livros ou fazer qualquer outra coisa, inclusive pagar video aulas de java na própria caelum).

@paulolimac

Obrigado pelas sugestões e elogios às apostilas! Estamos constantemente tentando melhorá-las. Vou pedir pro pessoal dar uma atenção especial aos screenshots.

Sobre o novo formato visual, foi pra dar uma renovada. Usávamos o outro há uns 6 anos, e ele precisava de uma repaginada. O foco foi em melhorar a tipografia (nova fonte, espaçamentos melhores) e em simplificar os elementos (tirar sombras desnecessárias, por exemplo. Que pena que não te agradou.

@Rocklee6544

Fico triste de saber que o curso não foi tão proveitoso pra você quando poderia ser. Vi suas outras mensagens aqui no fórum elogiando o curso e os instrutores; o problema foi o período corrido mesmo né? Vi até você recomendando pra outro usuário aqui que fizesse aos sábados (é meu período predileto também).

Só pra ficar registrado aqui no fórum: temos na Caelum cursos em período Integral (intensivo, segunda a sexta, o dia todo), em período Noturno durante a semana, e aos Sábados (dia todo, mas com uma semana de intervalo entre as aulas). O Integral é mais puxado que os outros, mas é indicado pra quem tem mais restrições de tempo e precisa acabar rápido. O Sábado é o mais pausado, dá mais tempo pro aluno digerir e estudar durante a semana, mas toma mais tempo pra terminar. É preciso ver o perfil do aluno e as necessidades pra encaixar o melhor período. Tem pra todos os gostos!

E, Rocklee6544, se interessar, posso disponibilizar pra você a matrícula em alguma turma de Sábado dos treinamentos que você cursou pra refazer as aulas que sentir mais necessidade. É só falar comigo via MP aqui no GUJ mesmo, só não queria que você ficasse insatisfeito e, o que é pior, com muitas dúvidas na cabeça. O investimento é alto, não só financeiro como do seu tempo, e o retorno tem que ser total!

Abraços

eu dou os meus mais sinceros parabens a caelum… por que foi a pioneira nessa forma de trabalhar de sucesso de disponibilizar as apostilas, demonstrando assim a qualidade do seu produto… que é boa… as duas provas disso são o sucesso da escola e esse modelo de negócio ter sido seguido por outras…

Se não for pedir de mais, qual a ferramenta utilizada pela Caelum para elaborar as apostilas ?

É um projeto proprio, o Tubaina, que é opensource: