Acho que a graduação é muito importante, quem faz uma boa faculdade com certeza tem mais conhecimento em geral do que uma pessoa que não tem graduação,
as vezes o trabalhador acha que sabe java e isso é tudo não é bem assim normalmente quem tem não tem faculdade faz programas pesados pois não tem noção de análise de complexidade sabem pouco sobre estruturas de dados ou a única que conhecem é o array no máximo uma pilha fila e lista grafo e árvores é muito díficil e na faculdade vc ve como seu computador comporta ao dígitar seu código em linguagem de alto nível vc ve bastante assembly isso ajuda o programador intender bastante como é o funcionamento do processador e como funciona o sistema por traz de tudo fora outras coisas, como certeza tem muitos programadores que se sobressaem melhor de quem fez uma faculdade mais conhecimento no geral isso é muito díficil.
Posso citar integralmente o “My Job Went To India” aqui?
Lembro que há alguns anos entrei no curso de Delphi, após folhear os livros do meu pai, e fazê-lo perceber q eu gostava da coisa. Na época, tudo era novo, e meu professor me mandou conseguir um livro de algoritmos (o meu primeiro livro de programação). Foi aí que conheci um cara, q disse:
- Cara, pra vc ficar bom nisso, vai levar uns 10 anos.
Acho q hoje eu descobri q ele se esqueceu de mencionar algo:
- … Mas não se atrele a linguagens.
Isso é a explicação do q eu, a pouco, disse:
Na minha opinião, nada vale ter como bagagem 20 linguagens, mas não saber não-ser-programador quando é necessário. Eu acho q a faculdade ajuda muito nessa questão, principalmente a experiência q vai nos moldando.
Quantos caras já vi, os chamados nerds e fodões dos computadores programar códigos incríveis, mas não sabem agradar um cliente, não sabem pensar como um não-programador.
[quote]
Quantos caras já vi, os chamados nerds e fodões dos computadores programar códigos incríveis, mas não sabem agradar um cliente, não sabem pensar como um não-programador.[/quote]
e que geralmente fazem mais cagada que você
normal… ser nerd hoje em dia não quer dizer ser um bom programador. O cara quando é bom, é bom e ponto, não desmerecendo quem estuda, mas provalmente esse cara bom vai ser o diferencial do mercado.
Ricardo Cabral
O que o seu primo desenvolve?
Sistemas comerciais convencionais ou ele desenvolve compiladores, partes de sistemas operacionais, algoritmos complexos de IA, banco de dados?[/quote]
Ele trabalha com Sistemas convencionais voltado para área contábil e também trabalha com desenvolvimentos de sistemas voltados para BI.
De maneira nenhuma estou desvalorizando a profissão estou apenas comentando o caso do meu primo, mais vale lembrar que isso acontece em menos de 1% dos casos.
Eu Sentia na pele a diferença de ter uma faculdade ou não quando estava fazendo apenas curso técnico tinha bem menos proposta do que agora cursando faculdade. É diferente o povo de empresas de RH não para de me encher o saco. O que eu considero já como uma vitória nos meus 19 anos.
Refleti, e vi que é exatamente como funciona aqui na empresa.
rsrhsrsuhrhsurhrhsurhushh
bom texto, o cara sabe o que fala…
Concordo plenamente plentz (err… desculpe a cacofonia) rsrsrs
Não sou formado, sou autodidata há 8 anos e tenho vontade de mais e mais…
O lance é o quanto você quer atingir seus objetivos (claro que tem que saber articular entre outras coisas…)
não acredito em sorte, mas em competência e esforço, MUITO! rsrs
Oi coleguinhas,
Não concordo com você.
Importante sim, mas não essencial.
-
O cara faz uma faculdade de R$1300 (porque tem tempo e grana), se forma mesmo tendo um conhecimento pífio, pois enquanto a aula rolava ele tomava cerveja com os amigos. Não tem muito saco para isso tudo e me falou que só tá cursando porque a área dá grana.
-
Aquele outro rapaz tem tesão, ama o que faz. Compra os livros e estuda. Gosta de investigar, um ávido curioso. Tem mania de virar madrugadas lendo e praticando. Ainda , pela manhã, vai trabalhar.
O que é mais nobre? Esse papo de regulamentar/burocratizar é papo de quem quer se esconder atrás do diploma.
Análogo à ordem dos músicos. Você iria vetar o Hermeto Pascoal de tocar caso ele não tivesse carteira de músico? Ele seria inferior ao que a possui ? rsrs
(Com todo respeito e sem querer direcionar minha posição para alguém
em específico)
[]s
Citei o valor querendo explicitar o fator comodismo em muitas casos, tendo em vista que, quem já tem grana, não precisa se preocupar muito com nada.
A necessidade faz o cara ir atrás…
[quote=duvidante][quote=seufagner]Citei o valor querendo explicitar o fator comodismo em muitas casos, tendo em vista que, quem já tem grana, não precisa se preocupar muito com nada.
A necessidade faz o cara ir atrás… [/quote]
seufagner, mesmo assim eu acho que ainda depende da pessoa. Muitas vezes, pessoas de grana (q infelizmente não é meu caso) também correm atrás de mais conhecimento.
Agora o pior é quem não tem grana e mesmo assim não corre atrás. :shock: [/quote]
Eu não falo que “toda regra tem exceção” porque isso é um chavão enorme! Claro que sempre tem exceções, aliás… O ponto da discussão é outro!
Me desculpem se fui mordaz.
[]s