Recebi esse artigo no e-mail através do meu ex-professor de faculdade vale a pena gastar 10 minutos com a leitura …
[i]O texto abaixo foi traduzido pelo meu amigo Augusto Radtke e é de autoria de Peter Norvig. É dirigido para todos que fazem ciência da computação, ou estudam em alguma área das ciências exatas ou tem interesse ou até mesmo em necessidade de aprender a programar.
Para quem já fez Inteligência Artificial na faculdade deve conhecer o Norvig do seu livro verde, o Artificial Intelligence, a Modern Approach, ou AIMA para os íntimos. Ele era chefe de desenvolvimento dos robôs que foram pra marte da NASA, agora trabalha no Google. Ou seja, ele sabe do que está falando! O texto é longo (uns 10 minutos de leitura).
[/i]
Um dos melhores programadores que eu já contratei tinha apenas o segundo grau, e ele produziu vários softwares incríveis, tem seu próprio grupo de discussão,
e fez dinheiro suficiente em ações para comprar seu próprio clube nortuno.
Infelizmente, estamos no brasil e isso não é verdade. Mas, num país de só Advogados, Administradores e Marketistas, isso pode se tornar verdade rapidamente.
[]'s
bom bem legal… gostei heehe!! a respeito deste livros de “aprenda em 20h” heheh eu mesmo sempre tive um pé atras e nunca me motivei em compra-los!! mas em questao do limite realmente isso depende de cada um… acho que depende do nivel de ambição!!! do cara… acho que o superior… nao diz muitaaaaaaaaaaa coisa como eh colocado nao viu… existe diferenças sim… mas isso eh de cada um… vejo cada caras com mestrado perto se ser doutor e comentendo e falando cada barbaridade que nem um cara que ta iniciado cometeria…
Conheço muito programador (analista) bom, que não tem o terceiro grau completo. Infelizmente nem todos tem a chance de cursar uma faculdade, mas não é por isso que desistem, muitos tem força de vontade, e garra para correrem atrás do prejuizo, e assim vencerem, e em muitos casos se sobresairem.
Aquele que disser que uma faculdade não é muuito importante está falando uma tremenda duma bobagem…
Acontece que, pelo que vejo no ramo de desenvolvimento, muitas vezes é o know-how que fala alto… pq afinal de contas, o que interessa é o produto final pro cliente… aqui na empresa tem caso de gente que tem curso técnico mas ganha mais do que pessoas com curso superior…
Eu tenho vontade de fazer facul (CienciaComputação) pra pegar as materias mais aplicadas de PD… um tempo atras precisei fazer um cruzamento de dados e descobri que talvez eu precisasse usar arvore vermelha e preta… se eu fosse formado, passaria menos mal
Com certeza, se a regulamentação realmente sair, daí não haverá opção. Quem quiser trabalhar na área terá que fazer graduação ou um técnologo pelo menos.
Porém, eu acredito que a regulamentação não é uma coisa assim tão simples, e que esteja assim tão próximo.
E quanto a questão da faculdade ser opcional, para se trabalhar na área de TI, acredito que já é opcional, tendo em vista, que muitas pessoas que trabalham em TI não são formadas, e que os empregadores não se ateem apenas se a pessoa é graduada ou não.
Como já mencionei antes, conhecimento nunca é demais, por isso acho muito válido fazer graduãção, pós, certificações… e por aí vai. Saber nunca é demais, e na nossa área que muda numa velocidade absurdo, estar sempre aprendendo e se reciclando é essencial.
Um dos melhores programadores PL/SQL que eu conheci era formado em Letras com ênfase em lingua francesa. Um dos programadores que eu trabalho é engenheiro agrônomo.
Graduação e programação não necessariamente são coincidentes, porém juntar estas coisas sempre dá um bom salario.
O mehor programador que conheço fez somente tecnico informatica aquele de 2º grau, isso porque naun podia trabalhar pro estado sem fazer um curso de informatica, mas ele ja trabalhava na area privada a mais de 15 anos…
O melhor programador que eu conheci só tinha feito curso técnico e se fosse para faculdade daria aula para muitos professores, passou na Unicamp, USP e Unesp e foi fazer Física e era senior com 20 anos.
Não concordo com você.
Importante sim, mas não essencial.
O cara faz uma faculdade de R$1300 (porque tem tempo e grana), se forma mesmo tendo um conhecimento pífio, pois enquanto a aula rolava ele tomava cerveja com os amigos. Não tem muito saco para isso tudo e me falou que só tá cursando porque a área dá grana.
Aquele outro rapaz tem tesão, ama o que faz. Compra os livros e estuda. Gosta de investigar, um ávido curioso. Tem mania de virar madrugadas lendo e praticando. Ainda , pela manhã, vai trabalhar.
O que é mais nobre? Esse papo de regulamentar/burocratizar é papo de quem quer se esconder atrás do diploma.
Análogo à ordem dos músicos. Você iria vetar o Hermeto Pascoal de tocar caso ele não tivesse carteira de músico? Ele seria inferior ao que a possui ? rsrs
(Com todo respeito e sem querer direcionar minha posição para alguém
em específico)
[]s
[quote=fsquadro]
Bom,
Com certeza, se a regulamentação realmente sair, daí não haverá opção. Quem quiser trabalhar na área terá que fazer graduação ou um técnologo pelo menos.
Porém, eu acredito que a regulamentação não é uma coisa assim tão simples, e que esteja assim tão próximo.
E quanto a questão da faculdade ser opcional, para se trabalhar na área de TI, acredito que já é opcional, tendo em vista, que muitas pessoas que trabalham em TI não são formadas, e que os empregadores não se ateem apenas se a pessoa é graduada ou não.
Como já mencionei antes, conhecimento nunca é demais, por isso acho muito válido fazer graduãção, pós, certificações… e por aí vai. Saber nunca é demais, e na nossa área que muda numa velocidade absurdo, estar sempre aprendendo e se reciclando é essencial.
Abraços.
[/quote][/quote]
[b]
gostei de suas colocações tudo depende do cara… velho…faculdade nenhuma vai formar o cara em um profissional… algumas de dar ferramentas como laboratorio, maquinas que funciona maioria dos casos otimos professores… mas se o cara nao se dedica sera que apenas 4 ou 5 aulas por dia faz ele um bom profissional preparado para o mercado… claro que nao… e o valor da faculdade nao influencia no ensino dela nao… quanto maior mais dificil de se administrar…
[/b]
Ei amigos vcs devem saber q existe uma classificação para os programadores baseado nas letras do alfabeto. Por exemplo, um programador que tem exp de no max 3 anos é um programador classe A.
Esse Norvig é um programador classe T, pois possui mais de 30 anos de conhecimento no assunto. Mas existe aqueles que possuem 10 anos de exp. + uma gama de contribuições para a evolução tecnológica mundial.
Esses são os conhecidos classe Z. Eu sou um deles, acredite se quiser.
[quote=seufagner]Citei o valor querendo explicitar o fator comodismo em muitas casos, tendo em vista que, quem já tem grana, não precisa se preocupar muito com nada.
A necessidade faz o cara ir atrás… [/quote]
seufagner, mesmo assim eu acho que ainda depende da pessoa. Muitas vezes, pessoas de grana (q infelizmente não é meu caso) também correm atrás de mais conhecimento.
Agora o pior é quem não tem grana e mesmo assim não corre atrás. :shock:
Um grande exemplo é meu primo sou fan dele, apesar dele naum saber rsrsrs ele tem 25 anos é senior desdos 20 não terminor sequer o 2º grau porque é demasiadamente preguicoso para estudar materias ?comvencionais? e sem sombra de duvida melhor programador que eu ja conheci em minha vida.
Menosprezar o curso de Ciência da Computação é o fim da picada viu…
Pra trabalhar nas consultorias de informática de hj em dia realmente o primeiro grau basta…mas pelo amor de Deus, não menosprezem o curso de Ciência da Computação só por causa disso…
A abrangência de um curso desses é muito maior…
E não é pq um cara fez uma faculdade pq tinha tempo e dinheiro, e ficava o dia todo no bar, que todos são assim!!
O problema não é fazer Ciência da Computação. O problema, é que muita gente pensa que só fazer o curso basta para um profissional. Enquanto isso, do outro lado, temos aqueles q não fizeram o curso (muitas vezes, por falta de oportunidade/tempo/etc), mas estes, lutam e correm atrás pra conseguirem estar em paralelo com um graduado.
Pretendo fazer faculdade ano que vem, sei q terei muita coisa pra aprender na faculdade, além de apenas linguagens e ferramentas (isso qualquer um q se dedica, aprende facilmente).