Eu tenho um repositório no Github que tenho as coisas que estudo em Java. Assim posso acessar de qualquer lugar quando precisar.
Dentro do projeto Java, eu tenho vários pacotes com um nome descritivo do que é.
Exemplo:
br.com.Reflection
br.com.DesignPatterns.Strategy
br.com.DesignPatterns.Singleton
br.com.DesignPatterns.Factory
br.com.ClasseAnonima
br.com.Colecoes.ComparadorNormal
br.com.Colecoes.ComparadorString
…
Dentro de cada Pacote, eu faço uns exemplos de uso e coloco ainda um txt chamado Anotacoes.
Eu sempre procuro entender a situação estudada, aplicar exemplos com código comentado e anotar o que for realmente necessário no txt.
Eu sei que eu não vou lembra de tudo o que eu já estudei depois de um tempo, então eu procuro deixar bem completo e explicado a parte que estudei para quando eu precisar consultar, ser fácil e rápido de acessar e lembrar. Eu tenho meus “gatilhos mentais”, mas você precisa ver quais são os seus e usar para estudar.
Se precisa realmente um caderno no seu caso, experimente usar o Google Docs, assim você tem mais funcionalidades como poder acessar a qualquer hora no celular ou no pc/notebook, compartilhar, separar por pasta e nome, etc.
Eu ainda uso o Trello pra fazer uma trilha de estudos do assunto. No caso de Java, eu criaria uma lista chamada “Estudos Java” e adicionaria cartões ordenados por ordem de estudo, podendo começar do básico e ir avançando a dificuldade. Outra vantagem de fazer assim é que por exemplo, você está no cartão 4 e lê em algum lugar um assunto de Java que você não conhecia (Exemplo: Gson) e não estava na sua lista, então você adiciona esse cartão na lista e posiciona ele em que ordem de prioridade que ele deve ser estudado posteriormente. Assim você alimenta a sua trilha de estudos conforme vai estudando e aprendendo, não se perde no que já foi visto e tem foco para estudar o assunto da vez.
“Ah mas isso tudo é exagero cara”, depende, pra mim funciona, é um método que pra mim tem resultado. Cria um método seu com as ferramentas que temos disponíveis. E não caia na ideia de que “não preciso anotar nada pq eu vou lembrar”, não meu amigo, você vai esquecer, pode ter certeza que você terá que pesquisar novamente um dia kkkk