No dia a dia, no trabalho, como voces lidam em ter quever tecnologias diferentes, aprender coisas novas, sempre buscando estudar coisas novas, constantemente?
Voces curtem isso? Sempre tendo que ler livros de novas linguagens de programacao, etc…
Eu gosto. Quando comecei já estava ciente que o estudo é algo constante em nossa área e que um livro é um professor muito melhor que a faculdade. Sem contar que sempre quando surge algo novo eu tenho o google ou stackoverflow pra tirar minhas dúvidas, então, pra mim isso não é algo tão problemático.
No dia a dia, no trabalho, como voces lidam em ter quever tecnologias diferentes, aprender coisas novas, sempre buscando estudar coisas novas, constantemente?
Voces curtem isso? Sempre tendo que ler livros de novas linguagens de programacao, etc…
att[/quote]
Por que você acha que boa parte dos usuários aqui tem uma conta no GitHub cheia de projetinhos experimentais?
att[/quote]
Você precisa definir as áreas de seu interesse.
Primeiro, conheça bem a linguagem e os pacotes usados no seu trabalho.
Fontes: livros, cursos, videos, documentação do fornecedor, documentação interna, etc.
Quando seu nível de domínio dos assuntos acima for satisfatório, você deve cuidar de dois focos:
Cultura geral em TI
Ficar antenado com as novidades, tendencias, mercado, etc
Especialização
Procurar se aprofundar em alguns tópicos que você identificar como fatores de diferenciação do seu perfil profissional em relação à concorrência.
Você não precisa ficar fazendo isso diariamente (itens 2 e 3), o que não deve é ficar muito tempo sem se atualizar. Como saber se está atualizado? Verifique se está competitivo no mercado comparando-se com os requisitos das ofertas de emprego.
Sem stress.
att[/quote]
Isso vai de cada um. Eu particularmente não gosto de gastar meu tempo aprendendo algo diferente do que trabalho atualmente. O que for diferente só acompanho matérias, fóruns, etc, para ficar antenado. Mas parar pra estudar de fato outras tecnologias, só mesmo quando for realmente necessário. O mais importante é saber bem conceitos e técnicas, além de ter tido vivência usando alguma tecnologia do mesmo tipo.
Você pediu o relato das próprias pessoas, mas se você tiver algum objetivo a atingir explique melhor sua situação.
[quote=lkbm][quote=ViniGodoy]
Por que você acha que boa parte dos usuários aqui tem uma conta no GitHub cheia de projetinhos experimentais?[/quote]
Porque não estão satisfeitos com o trabalho normal?[/quote]
Comigo, pelo menos, não é isso. O Java ainda é o que me sustenta e não tenho nenhum problema com isso.
Evidentemente eu não posso falar por todo mundo, mas o aprendizado pra mim é divertido. Aprender pra mim, algo que eu gosto, obviamente, é mais divertido que saber. Eu gosto de explorar, fazer testes, ler, ver a teoria indo pra prática. O legal de estudar pra mim não é o resultado final: o saber. Todo o processo me dá satisfação.
Isso pra mim é passa-tempo. Não sei se é assim com todo mundo.
[quote=A H Gusukuma]Você precisa responder:
-Pretende continuar na área?
-Como se imagina daqui a 5 ou 10 ou 20 anos?
-O que precisa/pretende fazer?
[/quote]
Eu não sei. Será? Será que se você pensa assim está na profissão certa? Será que encarar a profissão de forma tão severa é a chave para o sucesso?
[quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]Você precisa responder:
[/quote]
Eu não sei. Será? Será que se você pensa assim está na profissão certa? Será que encarar a profissão de forma tão severa é a chave para o sucesso?
[/quote]
[quote=rmendes08][quote=YvGa][quote=A H Gusukuma]Você precisa responder:
[/quote]
[/quote]
++[/quote]
Estou falando de planejamento de carreira. Fazer isso envolve atividades de curto, médio e longo prazos.
Considerem o seguinte:“o que você é hoje é o resultado do que fez no passado, o que está fazendo hoje pode influenciar o que será no futuro”.
Imaginem que as respostas sejam: ser programador sênior, um arquiteto de sistemas, ser dono de um negócio.
O que precisa fazer? Faculdade, cursos, auto-estudos, poupar, investir, etc.
Pretende se dedicar, gastar tempo e dinheiro, economizar, fazer sacrifícios, etc.
Isso é válido em qualquer profissão, então não tem essa de estar na profissão certa ou encarar de forma severa. Boa parte do sucesso é você que faz, tirando o imponderável , é claro.
O que impede do estudo ser passa tempo? Ele pode explorar tecnologias que não usa no trabalho. Ou fazer projetos que sejam mais prazerosos do que propriamente lucrativos ou úteis.
Digo isso porque tenho o mesmo passa-tempo. hehehhe
Eu sei que tem vários perfis de desenvolvedores.
Sei que tem pessoas que encaram a profissão somente como ganha-pão, fazem isso das 9 as 18 e fora do horário comercial nem pensam mais em programação.
Durante 7 anos da minha carreira, eu fui um desses caras. Trabalhei em várias empresas diferentes com vários tipos de projeto.
Até que um dia eu parei pra pensar…passava mais tempo às vezes trabalhando do que com minha esposa e filha. Fiz uma continha besta e vi que, pelo resto de minha vida, eu ainda iria trabalhar muito.
Então, se eu vou fazer isso por pelo menos 50% do resto da minha vida, seria legal se eu fizesse algo que eu realmente gostasse né?
Parei pra pensar porque eu não gostava tanto do que fazia. Vi que era porque fazia isso somente pela grana. Nada mais me motivava.
A partir daí eu comecei a encarar as coisas de uma forma diferente. Comecei a tentar aprender mais, participar da comunidade e ter um trabalho diferente do ambiente corporativo e das consultorias tão comuns no nosso meio. Felizmente, consegui trabalhar num lugar que foge totalmente dos padrões e que me permite aprender muito.
Hoje posso dizer que sou 100% mais feliz. Pra mim, aprender é legal.
Se você trabalha com desenvolvimento de software e não gosta de aprender, é provável que você vá ser infeliz profissionalmente pelo resto da vida e/ou nunca deixe de ser somente um desenvolvedor.
Que fique bem claro que eu não estou generalizando. Você pode ter sucesso na área mesmo não gostando de estudar e é possível sim ser feliz somente pensando na grana e fazendo o que não gosta. Mas a possibilidade do contrário acontecer é muito maior (:
[quote=bigodera]Eu sei que tem vários perfis de desenvolvedores.
Sei que tem pessoas que encaram a profissão somente como ganha-pão, fazem isso das 9 as 18 e fora do horário comercial nem pensam mais em programação.
Durante 7 anos da minha carreira, eu fui um desses caras. Trabalhei em várias empresas diferentes com vários tipos de projeto.
Até que um dia eu parei pra pensar…passava mais tempo às vezes trabalhando do que com minha esposa e filha. Fiz uma continha besta e vi que, pelo resto de minha vida, eu ainda iria trabalhar muito.
Então, se eu vou fazer isso por pelo menos 50% do resto da minha vida, seria legal se eu fizesse algo que eu realmente gostasse né?
Parei pra pensar porque eu não gostava tanto do que fazia. Vi que era porque fazia isso somente pela grana. Nada mais me motivava.
A partir daí eu comecei a encarar as coisas de uma forma diferente. Comecei a tentar aprender mais, participar da comunidade e ter um trabalho diferente do ambiente corporativo e das consultorias tão comuns no nosso meio. Felizmente, consegui trabalhar num lugar que foge totalmente dos padrões e que me permite aprender muito.
Hoje posso dizer que sou 100% mais feliz. Pra mim, aprender é legal.
Se você trabalha com desenvolvimento de software e não gosta de aprender, é provável que você vá ser infeliz profissionalmente pelo resto da vida e/ou nunca deixe de ser somente um desenvolvedor.
Que fique bem claro que eu não estou generalizando. Você pode ter sucesso na área mesmo não gostando de estudar e é possível sim ser feliz somente pensando na grana e fazendo o que não gosta. Mas a possibilidade do contrário acontecer é muito maior (:[/quote] bigodera, aconteceu algo muito parecido comigo. Valeu pelo depoimento.
Aprender algo novo, estudar e se dedicar a coisas que não estão ligadas à área é fundamental.
Particularmente eu leio livros que não tem nada de técnicos. Isso permite minha sanidade mental.
Eu particularmente gosto de estudar, aprender. Me fascina. Qual o problema de um tradutor de russo ou mandarim ter, como passatempo, o hábito de aprender novos idiomas?
Aprender apenas para o que é necessário me soa como quando eu estava na escola: estudar para a prova. É uma visão errada, deve-se aprender para a vida.
“O que importa é o conceito”, não nego que seja verdade, mas não é apenas isso. Sem a sintaxe, sem algumas minúcias, nunca se consegue desenvolver direito. Fica aquela meia coisa torta e meio errada, sempre.
Eu ja tive uma experiencia bem negativa com uma outra profissão … sente na pele o quanto e prejudicial fazer algo que você não se sente bem consigo mesmo… o depoimento do cara acima e a mais pura verdade , fazer algo so pelo dinheiro e muito complicado … o ideal e tentar conciliar ao maximo os dois dinheiro e afinidade.
Longe de mim querer ser o dono da verdade, muito menos num assunto tão subjetivo e pessoal.
Eu sei que existe muito espaço pra quem pensa como você. Pensa em planejamento de carreira, programar o que quer fazer. Dar um passo certo aqui para colher algo ali.
Não vejo nada disso como ruim, mesmo que não sirva muito pra mim. Pelo menos não colocado dessa forma.
Eu faço as coisas muito mais por diversão. E aprender pra mim é divertido.
Imagine um músico indo para os Estados Unidos, ou qualquer outro lugar do mundo, estudar música. Você acha que a maioria deles está fazendo isso porque está pensando em planejamento de carreira, investir hoje pra colher amanhã? Eu não acho, a maioria está fazendo isso pelo simples amor à música. Ele faz porque gosta de fazer e mesmo que ele não vá se tornar o novo Joe Satriani, só o fato de estudar um pouco mais já se paga.
Como na música, existem outras profissões que mudam de forma constante ou exigem cada vez mais esmero do profissional. Para essas profissões, EU ACREDITO, você precisa ter essa satisfação de aprender. Um advogado, por exemplo, um médico, nós programadores, essas são profissões que exigem muito estudo, exigem que você esteja constantemente se atualizando. Existem outras que talvez não exijam tanto, que mudem numa velocidade menor, ou tenham menos tendência à mudança.
Lógico que não é isso, mas o que eu imagino quando ouço alguém falar em planejamento de carreira, metas futuras, atividades de medio prazo, atividades de longo prazo, onde você quer estar e todas essas variações, quando eu ouço isso já imagino aquele cara de terno e gravata, numa reunião cheia de relatórios gerenciais, debatendo os números, criando listas de afazeres, organizando planilhas de projetos até as oito da noite. E sábado passa o dia inteiro na pós de gerenciamento de riscos do século 21 e sua aplicabilidade nos mercados emergentes no PXHFT.
Por isso pra mim vem a impressão de que o cara não se diverte quando usa essa severidade. E, me desculpem, quem pensa diferente, mas eu não tenho a menor dúvida na hora de contratar entre um cara que demonstra prazer em programar do que um que se preocupa excessivamente em planejar sua carreira.
Mas esse sou eu e nem todo mundo pensa assim. Muito pelo contrário, a maioria vai preferir os metódicos que sabem bem (ou pensam que sabem) o que querem.
Você precisa adquirir o hábito de aprender novas tecnologias nas horas vagas porque é a única forma de profissionais técnicos terem alguma mobilidade na carreira.
Isso ou migrar para áreas onde seu desempenho é recompensado baseado em performance (gestão, finanças, vendas).