Bom dia!
Ingressei no canal para poder esclarecer uma dúvida, e agradeço aqueles que se interessarem em deixar seu comentário. A dúvida é a seguinte: tenho muito interesse em aprender programação, porém após algumas tentativas com livros e alguns cursos on line, não obtive sucesso, por não sentir estímulo com a forma que o conteúdo é passado. Não que a qualidade dos cursos/livros não fosse boa, a coisa é comigo mesmo, pois não gosto de fazer as coisas passo a passo sem ter um todo como referência. Pra mim seria ideal ter uma aplicação ou projeto para desenvolver, aí então introduzir cada conceito conforme cada tarefa a ser realizada, tipo: você precisa ter um campo aqui para entrada de um nome que será armazenado em um banco de dados, isso será feito da seguinte forma… E assim estudar a linguagem conforme a demanda de cada pequena necessidade, que fará parte de um todo (já estabelecido como meta), e cometer erros, investigando-os em seguida e me aprofundando na linguagem dessa maneira. Isso parece ser o contrário do aprendizado proposto para programação, pelo menos no que vi em alguns livros e cursos. Gostaria que vocês, que já têm experiência pudessem me ajudar de alguma forma, até mesmo pra eu saber se programação é mesmo pra mim, ou se devo deixar pra lá. Obrigado!
Bom dia, na minha opinião programação é para qualquer um. Você só precisa ter um motivo pra aprender, seja esse motivo: mudar de vida, ajudar alguém, ajudar a si mesmo… Enfim, você pode olhar em sua volta e pensar “O que poderia ser automatizado aqui? Talvez o jeito que eu organizo minhas coisas? Minhas lições? Minhas tarefas?” Eu aprendi desse jeito, pensando em como poderia ajudar alguém, fiz um sistema para colocar nas portarias e hoje já temos alguns postos que até quem não é da empresa se interessou.
O melhor jeito que você aprender é traçar uma meta, mesmo se não for pra você. Se você tivesse um projeto pronto em mãos, só pra debugar, creio que você não iria entender nada, ia ficar puto porquê aquele monte de código não faz sentido nenhum e não roda e em seguida ia desistir. Acho que é legal você ir aprendendo aos poucos, montando o seu próprio sistema e assim, conseguir entender o porquê de cada erro.
Eu aprendi pelo Youtube e posso dizer que foi a melhor experiência, e ainda penso em ajudar pessoas como a galera do Youtube me ajudou, mostrando como faz as coisas e etc…
Só não esquece que no começo é dificil, nada faz sentido, tudo irrita e qualquer coisa dá erro, mas depois que você entende como faz, é só seguir o caminho da felicidade e correr pro abraço, MAAAAAAS, não é por isso que você vai parar de aprender, na programação (assim como em todas as áreas) você precisa se atualizar todo dia.
Caso você queira olhar alguns sistemas prontos pra olhar como funciona, esse site é excelente.