Bom, primeiramente espero que este tópico se torne uma fonte de informações concretas a todos que procurem saber sobre Web Services.
Estou iniciando nesse conceito e queria saber:
[list] :arrow: Como se cria um projeto de WS no netbeans?[/list]
[list]:arrow: Já que é utilizado um container, supõe-se que, usa Servlet? [/list]
[list]:arrow: Como eu utilizo um WS em um sistema distribuído?[/list]
[list]:arrow: Preciso de arquivos externos tipo .jar para criar um WS?[/list]
[quote=moacirjava]Bom, primeiramente espero que este tópico se torne uma fonte de informações concretas a todos que procurem saber sobre Web Services.
Estou iniciando nesse conceito e queria saber:
[list] :arrow: Como se cria um projeto de WS no netbeans?[/list][/quote]
Antes de usar uma IDE, estude web services. Primeiro entenda bem os conceitos, conhecer schemas, SOAP, wsdl, REST, etc.
Há bons livros mas você pode começar lendo as palestras que eu fiz junto com o Daniel Quirino no ConexãoJava 2006 no zip em anexo.
Pode ser que use diretamente ou por baixo dos panos sem que você perceba. Mas pode também não ser usado.
Espere até dominar a tecnologia antes de partir para uma arquitetura deste tipo ou do tipo JaBoWS. Sistemas distribuídos são muito raros mas existem muitos por aí que não são distribuídos que foram desenvolvidos para serem distribuídos. Isto é um erro grosseiro de arquitetura geralmente oriundo de quem projeta arquitetura a partir da tecnologia ou invés de partir do problema a resolver.
Pergunta se precisa usar alguma lib ou framework de terceiros? Sim, há muitos que podem ajudar como os pacotes do JAX-WS. Se você já conhece o Spring, depois de conhecer bem os conceitos, poderia dar uma olhada no Spring WS. Mas há muitos outros: CXF, Axis, etc…
Depois que entender os conceitos, entender direitinho a diferença entre criar um web service do zero, criar um web service a partir de uma classe Java e criar um web service a partir de um wsdl de terceiros e saber exatamente o que um framework pode ajudar, então neste momento pode usar uma IDE. Mas não parta para a IDE antes porque senão nunca entenderá porque seu sistema não funciona ou porque os Hello Worlds dão certo mas seu sistema não.