Aprender Inglês como autodidata

Não necessariamente amigo, curso de inglês ajuda, mas não fará o seu trabalho de correr atrás para aprender. Só frequentando as aulas e não mantendo contato com língua inglesa em outros períodos é mesma coisa que nada.

Bom, se você ou alguém ainda tiver dúvida se é possível aprender inglês por conta pŕopria, leia esse post: http://www.mochileiros.com/como-aprender-o-raio-do-ingles-t35640.html

[/quote]

Valeu pela dica. Já tinha ouvido falar desse site mas ainda não tinha estudado por ele. Já me cadastrei para conferir. OK

Bom, fui professor de inglês por alguns anos(antes de transformar meu hobby (no caso programação) em trabalho). Minha história com a lingua veio quando tive a oportunidade de morar na Inglaterra, antes da viagem estudei muito sozinho e já em Londres aprendi a falar e escrever em inglês sozinho sem curso, apenas depois de 6 meses vivendo lá é que fiz um curso de inglês acabando o nível avançado.

Com empenho e perseverança é possível fazer quase tudo nesta vida, vai depender muito de ti, de tua força de vontade. Logico que a minha experiencia favoreceu a aprendizagem, mas é possivel aprender mesmo não vivendo o que eu vivi, a internet hoje facilita muita coisa.

Se tu gosta de jogar jogos online, jogar em servidores aonde a lingua inglesa é a oficial ajuda muito, somente com a prática que se consegue aprender.
Estude gramatica e treine seu vocabulário nos jogos online, não se preocupe inicialmente em escrever perfeitamente (isso impossibilita o jogo e não é tão importante no começo), no começo o importante é ser entendido e entender. Prefira sempre um dicionário a um tradutor da internet, dicionário irá te trazer alem dos vários significados da palavra, exemplos e os diversos usos.

Fale enquanto escreve, ajuda a memorizar.

[quote=kmunga]Bom, fui professor de inglês por alguns anos(antes de transformar meu hobby (no caso programação) em trabalho). Minha história com a lingua veio quando tive a oportunidade de morar na Inglaterra, antes da viagem estudei muito sozinho e já em Londres aprendi a falar e escrever em inglês sozinho sem curso, apenas depois de 6 meses vivendo lá é que fiz um curso de inglês acabando o nível avançado.

Com empenho e perseverança é possível fazer quase tudo nesta vida, vai depender muito de ti, de tua força de vontade. Logico que a minha experiencia favoreceu a aprendizagem, mas é possivel aprender mesmo não vivendo o que eu vivi, a internet hoje facilita muita coisa.

Se tu gosta de jogar jogos online, jogar em servidores aonde a lingua inglesa é a oficial ajuda muito, somente com a prática que se consegue aprender.
Estude gramatica e treine seu vocabulário nos jogos online, não se preocupe inicialmente em escrever perfeitamente (isso impossibilita o jogo e não é tão importante no começo), no começo o importante é ser entendido e entender. Prefira sempre um dicionário a um tradutor da internet, dicionário irá te trazer alem dos vários significados da palavra, exemplos e os diversos usos.

Fale enquanto escreve, ajuda a memorizar.

[/quote]

Essa dos jogos online eu faço também, mas em server brasileiro.

Tenho uns amigos que jogam Ragnarok comigo, e combinamos de sempre nos comunicarmos lá dentro em inglês…

É engraçado, muito gente fica pensando que somos “gringos”…

:lol:

E vale a pena treinar assim, já é ponto super importante pra sua conversação. Se você consegue montar frases rapidamente escrevendo, vai ter muita facilidade em formular frases falando também. Mas é aquela, pra ficar fluente tem que treinar.

Eu ainda estou longe de ser fluente, mas minha pronúncia é boa e estou treinando bastante a escrita e leitura.

:wink:

[quote=Ruttmann]Essa dos jogos online eu faço também, mas em server brasileiro.

Tenho uns amigos que jogam Ragnarok comigo, e combinamos de sempre nos comunicarmos lá dentro em inglês…

É engraçado, muito gente fica pensando que somos “gringos”…

:lol:

E vale a pena treinar assim, já é ponto super importante pra sua conversação. Se você consegue montar frases rapidamente escrevendo, vai ter muita facilidade em formular frases falando também. Mas é aquela, pra ficar fluente tem que treinar.

Eu ainda estou longe de ser fluente, mas minha pronúncia é boa e estou treinando bastante a escrita e leitura.
:wink: [/quote]

Valeu mais uma vez pelas dicas. Infelizmente eu não gosto de jogos, mas vi que pelo livemocha tem como se comunicar tanto teclando quanto falando e ouvindo até mesmo com usuários de outros países. Vou tentar usar esse método já que não gosto de jogos.

A grande questão é: É realmente possível aprender inglês sozinho?

Sim! Eu tenho colegas que aprenderam muito bem e hoje estão em cargos altos por que falam inglês bem.

É difícil começar, mas vai lendo bastante e tenta encontrar alguém para conversar assim que você pegar um nível básico.

Use live mocha para aprender no geral e listen-to-english.wordpress.com para aprender a ouvir e pegar pronúncia. Se tiver um assunto que goste muito, mas muito mesmo, leia textos ou livros sobre isso para pegar vocabulário e sempre consulte a internet quanto a dúvidas de quando usar palavra X ou Y.

Exemplo: Uma vez eu usei doubt em um contexto que não se aplicava bem, melhor seria question. É importante depois de pegar um nível bom se aplicar nesses pequenos detalhes.

Uma dica que funciona comigo para falar é não se preocupar com falar perfeito, mas sempre observar quando a proncia influencia, exemplos:

as ou ass
beach ou bitch
aprender a falar bem o “ed” em verbos regulares no passado (algumas pessoas não falam e comem ele, outros falam muito lento)

De resto, não se preocupe muito se não vc trava pra falar!

Minha sincera opinião é que sim é possível aprender sozinho desde que tenha motivação, disciplina e organização. O que fazemos quando contratamos um curso ou um professor particular e terceirizar toda a parte de didática. Qualquer idioma pode ser aprendido sozinho desde que esteja vivendo em um contexto em que é utilizado. Afinal, como aprendemos a falar português? Não foi na escola… a escola apenas ajudou a aperfeiçoar, alfabetizar e a repassar cultura usando o idioma - em resumo.

Escolas de idiomas tentam simular um contexto onde é falado o idioma em questão como forma de aprendizado. Muitas delas mostram também cultura, como o povo de determinados países vive, se é educado falar de tal forma ou não, se agir de tal jeito é correto ou não, enfim. Caso consiga simular algo semelhante, certamente irá aprender principalmente porque temos um grande volume de informações disponível na internet… que é muito mais atual que um curso de idiomas, apesar de não estar necessariamente organizado como um livro ou um curso.

Mesmo aprendendo ainda é necessário dar manutenção ao aprendizado, principalmente porque como tudo que aprendemos e não utilizamos é perdido, apesar de estar de alguma forma em nossa memória, não é automático como coisas que usamos em nosso cotidiano.

Bom, é possível mas não é fácil… e ainda creio que a didática de muitos cursos tende a te segurar nele o máximo possível justamente por interesses próprios.

99% vai depende de vc e 1% do curso. Não adianta fala que frequenta o curso mas chega em casa não faz nada pra praticar ou aprender algo mais. Eu dúvido que tenha alguem q ficou fluente em inglês somente frequentando o curso. O cenário ideal seria vc ir pra um pais que fale inglês, mas se não tiver condição tudo bem, temos a internet que tem toneladas de conteúdo em inglês. Só não aprende qm não quer msm.

Realmente sem exercitar não tem como aprender.

O inglês pode ser melhorado de várias formas, se você ainda não tiver uma base, procure livros que auxiliem você a entender as regras principais, veja seriados em inglês, jogos de RPG também ajudam, ouça músicas e veja suas letras, preste atenção na pronuncia, tem um site bom para início chamado livemocha, e tem um software excelente usado pela NASA pra várias línguas chamado Rosetta Stone, tente começar por um desses meios.