Aprender Inglês como autodidata

Boa tarde pessoal.

Todos nós sabemos que o inglês é um requisito em TI, mas o caminho é difícil principalmente para pessoas que como eu vivem em regiões com poucas ou quase nenhuma opção de cursos.

A grande questão é: É realmente possível aprender inglês sozinho?

Seu acesso à Internet é bom ou é a famosa “internet a lenha”? (Por exemplo, pode ser que você more naqueles lugares onde você só tenha acesso a conexões discadas, ou pior, só por satélite mesmo).

Se for bom, acho que existem vários cursos on-line que podem lhe ajudar bastante.

sim.

[quote=entanglement]Seu acesso à Internet é bom ou é a famosa “internet a lenha”? (Por exemplo, pode ser que você more naqueles lugares onde você só tenha acesso a conexões discadas, ou pior, só por satélite mesmo).

Se for bom, acho que existem vários cursos on-line que podem lhe ajudar bastante. [/quote]

Aqui amigo é um pouco lenta via radio, nem velox tem aqui.

Grande parte do inglês de leitura eu aprendi com jogos e tutoriais na internet. Já a questão de escuta e fala, fiz um curso do CCAA.

Sintia uma dificuldade de aprender sozinho um assunto como inglês, que não é tão interessante quando parte para as regras, por isso preferi partir pra um curso presencial.

Se esse também for o seu caso, acho melhor partir pra um curso de inglês presencial, o fato de “ter que ir” pras aulas ajuda no começo. Quem sabe depois você não começa a praticar/estudar sozinho?

[quote=diogozero]Grande parte do inglês de leitura eu aprendi com jogos e tutoriais na internet. Já a questão de escuta e fala, fiz um curso do CCAA.

Sintia uma dificuldade de aprender sozinho um assunto como inglês, que não é tão interessante quando parte para as regras, por isso preferi partir pra um curso presencial.

Se esse também for o seu caso, acho melhor partir pra um curso de inglês presencial, o fato de “ter que ir” pras aulas ajuda no começo. Quem sabe depois você não começa a praticar/estudar sozinho?[/quote]

Valeu pela dica.

Mas o grande problema é que aqui onde moro não tem cursos presenciais, daí a questão de ter que partir para a NET.

Nenhuma cidade perto tem? Você pode montar uma turma, pegar até um desconto na escola e combinar de irem num carro de alguem ou até alugar uma van. Onde eu morava tinha muito disso, era uma cidade pequena mas tinha curso de inglês presencial, ai tinham muitas pessoas das cidades vizinhas que formavam turmas e iam só no dia da aula.

Olá, André!
Dá uma olhada no link abaixo. Tem bastante informação sobre isto.

O inglês técnico (ou seja, leitura apenas) acho que você consegue quase sozinho.

Falar e escrever já é mais difícil, mesmo com cursos pela Internet - e como a Internet é via rádio é bem mais chato, aqueles sites onde as pessoas se falam online são meio difíceis de usar.

Se conseguir emprestado (ou comprar, quem sabe) aqueles cursos de línguas em DVDs, talvez seja legal. (Quando der uma passadinha em Salvador ou em Feira de Santana, que parece ser mais perto, você pode passar em uma banca de jornais ou talvez em um sebo, já vi coleções completas em sebos).

Não ponha obstáculos à sua vontade de aprender - afinal de contas, o sr. Joaquim Barbosa também nasceu em um lugar perdido no meio do nada, e ele sabe alemão, francês, inglês e espanhol.

É possível pegar uma base boa. Eu comecei traduzindo música e cantando junto. Funcionou. [=

[quote=entanglement]O inglês técnico (ou seja, leitura apenas) acho que você consegue quase sozinho.

Falar e escrever já é mais difícil, mesmo com cursos pela Internet - e como a Internet é via rádio é bem mais chato, aqueles sites onde as pessoas se falam online são meio difíceis de usar.

Se conseguir emprestado (ou comprar, quem sabe) aqueles cursos de línguas em DVDs, talvez seja legal. (Quando der uma passadinha em Salvador ou em Feira de Santana, que parece ser mais perto, você pode passar em uma banca de jornais ou talvez em um sebo, já vi coleções completas em sebos).

Não ponha obstáculos à sua vontade de aprender - afinal de contas, o sr. Joaquim Barbosa também nasceu em um lugar perdido no meio do nada, e ele sabe alemão, francês, inglês e espanhol.[/quote]

Valeu pelo incetivo.

[quote=entanglement]O inglês técnico (ou seja, leitura apenas) acho que você consegue quase sozinho.

Falar e escrever já é mais difícil, mesmo com cursos pela Internet - e como a Internet é via rádio é bem mais chato, aqueles sites onde as pessoas se falam online são meio difíceis de usar.

Se conseguir emprestado (ou comprar, quem sabe) aqueles cursos de línguas em DVDs, talvez seja legal. (Quando der uma passadinha em Salvador ou em Feira de Santana, que parece ser mais perto, você pode passar em uma banca de jornais ou talvez em um sebo, já vi coleções completas em sebos).

Não ponha obstáculos à sua vontade de aprender - afinal de contas, o sr. Joaquim Barbosa também nasceu em um lugar perdido no meio do nada, e ele sabe alemão, francês, inglês e espanhol.[/quote]

se esse cara se candidatasse a presidente eu votava nele, muito fodaoo

Não que eu fale como um legítimo morador da grande maçã ou como um lorde inglês, mas me viro bem.
Toda a estrutura que tenho foi formada em escola pública. Na faculdade, embora há 5 anos sem estudar inglês com frequência, eu era um dos melhores. E nunca me bato muito com um texto. Meu fraco mesmo é a conversação e, mesmo assim, se eu dialogar em um toma ameno e tranquilo, consigo entender os the book is on the table and the chair is over the table.
Razão pela qual eu não estou num nível melhor? Preguiça, falta de disciplina e alguns outros pormenores.

O que nós temos, no Brasil, é o seguinte. Se nasce pobre e vira criminoso é triste, mas esperado. Se nasce pobre e vive uma vida de dificuldades e medíocre, assistindo Sílvio Santos ou Faustão no domingo é normal. Se você se empenha, cresce e consegue construir algo melhor pra si mesmo, é uma exceção. A nossa cultura diz que devemos ser normais. As condições dizem que devemos agir como o esperado. Poucos conseguem sair da caverna e ser a exceção.

Li alguns posts do seu blog em inglês. Você fez curso de inglês ou aprendeu sozinho?

Li alguns posts do seu blog em inglês. Você fez curso de inglês ou aprendeu sozinho?[/quote]No começo foi tudo sozinho. Depois de 2 ou 3 anos, eu comecei a fazer trabalhos voluntários como intérprete de missionários americanos e por último paguei uma prof particular (2 anos atrás isso).

Meu inglês ainda não é bom, mas quebra o galho! =D

[quote=drsmachado]

O que nós temos, no Brasil, é o seguinte. Se nasce pobre e vira criminoso é triste, mas esperado. Se nasce pobre e vive uma vida de dificuldades e medíocre, assistindo Sílvio Santos ou Faustão no domingo é normal. Se você se empenha, cresce e consegue construir algo melhor pra si mesmo, é uma exceção. A nossa cultura diz que devemos ser normais. As condições dizem que devemos agir como o esperado. Poucos conseguem sair da caverna e ser a exceção.[/quote]

Gostei do ponto de vista :wink: Infelizmente é isso mesmo que acontece…

Pessoal, analisando os comentários dá para ver que são necessários alguns anos até a pessoa falar fluentemente, pelo visto terei que futuramente fazer um curso presencial mesmo.

ja ouviu falar no colingo?

da uma olhada… eu gostei bastante!

Poucas vezes utilizei o http://www.livemocha.com/ e gostei. Você pode começar a treinar escutando música e acompanhando a letra/tradução, assim você aprende a pronúncia e significado.

Não necessariamente amigo, curso de inglês ajuda, mas não fará o seu trabalho de correr atrás para aprender. Só frequentando as aulas e não mantendo contato com língua inglesa em outros períodos é mesma coisa que nada.

Bom, se você ou alguém ainda tiver dúvida se é possível aprender inglês por conta pŕopria, leia esse post: http://www.mochileiros.com/como-aprender-o-raio-do-ingles-t35640.html