Aprender j2me

[b]por favor me ajudem, sou interessadíssimo em aprender J2ME mais ainda não entendo nada de programação
já quebrei a cabeça por vários dias tentando entender aqueles códigos com auxílio de algumas apostilas mais não consigo, gostaria saber antes de quebrar mais a cabeça se é possível aprender sem uma faculdade
se for possível, me indiquem por favor os programas a serem usados e algumas apostilas adequadas pois eu tenho alguns mais não sei se é o adequado e por favor se tiverem paciência me expliquem com funciona aqueles códigos, e o que mais pega são aqueles caracteres especiais (.; import javax.microedition.lcdui. } { ; \ )
eles fazem parte dos códigos? como começar a aprender desde o início é possível aprender sozinho ou terei que fazer algum curso? por favor me deêm uma luz.

[quote=aldoyang][b]por favor me ajudem, sou interessadíssimo em aprender J2ME mais ainda não entendo nada de programação
já quebrei a cabeça por vários dias tentando entender aqueles códigos com auxílio de algumas apostilas mais não consigo, gostaria saber antes de quebrar mais a cabeça se é possível aprender sem uma faculdade
se for possível, me indiquem por favor os programas a serem usados e algumas apostilas adequadas pois eu tenho alguns mais não sei se é o adequado e por favor se tiverem paciência me expliquem com funciona aqueles códigos, e o que mais pega são aqueles caracteres especiais (.; import javax.microedition.lcdui. } { ; \ )
eles fazem parte dos códigos? como começar a aprender desde o início é possível aprender sozinho ou terei que fazer algum curso? por favor me deêm uma luz.
[/quote]

comece a aprender lógica de programação, começando direto no java vai ficar muito difícil…muito mesmo…

Olá,
Para aprender uma linguagem, é preciso começar pelas bases
tipo entrar de cara em J2ME é complicado, mas não impossível.
Sugiro instalar o netbeans + mobile pack, ele te ajuda bastante
a entender o código como funciona, pois tem uma interface visual
onde vc arrasta os componentes para tela do computador
e ele vai gerando os códigos… é bom para inicializar.
A medida que vc for estudando verá que pode simplificar os códigos
e estará desenvolvendo relativamente bem!!! Foi assim que
estudei j2me… apostilas não achei muitas!!!

Os códigos (.*; import javax.microedition.lcdui.* } { ; \\ ), são caracteres utilizado
 para o desenvolvimento (simbolos reservados).. cada um tem um significado, por exemplo
 import; importa a biblioteca específicada para dentro do seu projeto.
 {} delimita os blocos de execução e assim por diante....

Desejo bons estudos
Espero ter ajudado

Caro aldoyang,

[b]Com certeza é possível aprender sem uma faculdade, alias em minha opinião faculdade não ensina nada direito, simplesmente é a idéia de um cara que vem goela abaixo e tem gente que acaba achando que é verdade indubitável. Eu estou terminando o curso de ciência da computação e te digo que aprendi muito mais fora da faculdade do que lá dentro.

Mas voltando a questão do seu aprendizado, O que vou lhe dizer pode ser chato, Com certeza vai ter gente que vai concordar e gente que vai discordar, passei por isso e posso lhe dizer!
–Esqueça IDES (Programas para desenvolvimentos) que lhe dêem o código, tipo Netbeans e Eclipse com Móbile Kit. Eu trabalho usando o Jcreator para programar e o WTK para testar (Acho por sinal uma parceria muito leve).

Afinal, de programadores que arrastam componentes para a tela o mundo esta cheio.

Mas principalmente não vá para a linguagem sem saber os conceitos primeiro aprenda a lógica de programação a um ponto de saiba achar soluções para problemas complexos antes de começar a programar. Estude muito, mas muito mesmo Orientação a Objetos.

E quando manjar muito disso ai vá aprender java e vai ver que é fácil e muito prazeroso trabalhar com esta linguagem (Pelo menos é minha opnião pode ser que no fim não goste, mas com a base que terá adquirido poderá programar em outras sem muitos problemas).

Agora se quer fazer nas coxas não siga nada do que te falei![/b]

Abraços, boa sorte e bem vindo ao mundo JAVA!
Ricoldi

Você pode acompanhar os artigos do DevMobile, um blog com artigos que ensinam a desenvolver aplicações para dispositivos móveis.

http://devmobile.blog.br

Abraço,

[quote=ricoldi]Caro aldoyang,

[b]Com certeza é possível aprender sem uma faculdade, alias em minha opinião faculdade não ensina nada direito, simplesmente é a idéia de um cara que vem goela abaixo e tem gente que acaba achando que é verdade indubitável. Eu estou terminando o curso de ciência da computação e te digo que aprendi muito mais fora da faculdade do que lá dentro.

Mas voltando a questão do seu aprendizado, O que vou lhe dizer pode ser chato, Com certeza vai ter gente que vai concordar e gente que vai discordar, passei por isso e posso lhe dizer!
–Esqueça IDES (Programas para desenvolvimentos) que lhe dêem o código, tipo Netbeans e Eclipse com Móbile Kit. Eu trabalho usando o Jcreator para programar e o WTK para testar (Acho por sinal uma parceria muito leve).

Afinal, de programadores que arrastam componentes para a tela o mundo esta cheio.

Mas principalmente não vá para a linguagem sem saber os conceitos primeiro aprenda a lógica de programação a um ponto de saiba achar soluções para problemas complexos antes de começar a programar. Estude muito, mas muito mesmo Orientação a Objetos.

E quando manjar muito disso ai vá aprender java e vai ver que é fácil e muito prazeroso trabalhar com esta linguagem (Pelo menos é minha opnião pode ser que no fim não goste, mas com a base que terá adquirido poderá programar em outras sem muitos problemas).

Agora se quer fazer nas coxas não siga nada do que te falei![/b]

Abraços, boa sorte e bem vindo ao mundo JAVA!
Ricoldi
[/quote]

Tudo isto que você apontou está corretíssimo.
Eu quando comecei não fui logo de cara para o Eclipse. Eu usava o Gel + o livro das formiguinhas (Deitel). Depois de passado um tempo e dominando vários conceitos aí sim, para aumentar a produtividade passei a usar o Eclipse. Netbeans nem uso, pois é muito pesado e no que preciso o Eclipse já me atende.

obrigado a todos e irei sim estudar mais um pouco
e quando surgirem mais duvidas recorrerei a vocês
muito obrigado mesmo e um ótimo final de semana para todos