Aprendizado

Boa Tarde.

Acabei de me cadastrar no GUJ, com o intuito de entender algumas definições para posteriormente poder aprender a linguagem.

Atualmente desenvolvo para Web em PHP e para DeskTop em Delphi.

Algumas dúvidas:

  • Por que no Java existem tantas siglas?
  • Para mim, um novo usuário o que eu preciso entender para aprender Java?
  • Por alguns tutoriais que li aqui mesmo, pude perceber que o java funciona com uma maquina virtual, os desenvolvedores utilizam alguma ferramenta para gerarem as classes? ou estou viajando?
  • Qual ferramenta utilizar para gerar aplicações WEB? e qual utilizar para aplicações DESKTOP?
  • O que preciso intalar para preparar um ambiente JAVA?
  • O que eu poderia fazer com o JAVA que eu não faria com o PHP e o DELPHI?

Desculpe se as perguntas são assim, tão idiotas, mas realmente sou um peixe fora d’agua no mundo JAVA.

atenciosamente
Fernando Ramos

Olá framosip!

Eu sugiro utilizar o NetBeans. Uma das coisas necessárias em Java é aprender a programar de maneira Orientada a Objetos (POO). Acho que uma lida em alguma apostila de Java básico ajudará.
Um dos pontos fortes em Java é a existência de várias classes prontas (http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/). Outro ponto é a existência da JVM (máquina virtual Java), que permite rodar o programa em vários Sistemas Operacionais diferentes.
Realmente como você disse, em Java são criadas CLASSES que operam como se representassem objetos, os quais possuem MÉTODOS (ou funções, para quem utiliza C/C++).

Abraços…

Bem vindo Fernando, vamso as suas perguntas.

Porque fica masi chique falar siglas em inglês rs

Orientação à objetos!

Sim, java usa uma maquina virtual.
Para gerar os “bínarios” utiliza-se um compilador, javac.

Netbeans ou Eclipse, use os dois por pelo menos uns 15 dias e veja qual te agrada mais, tudo que alguém disse diferente disso é “flamewar” rs

O JDK - Java Development Kit (ta vendo como as siglas são chiques rs)

Ficar rico rsrs (brincadeira)
Melhor deixar essa paergunta pra lá porque vai gerar dezenas de respostas unúteis pra vc agora.

Espero que ajude!
:smiley:

Porque o Java abarca centenas de tecnologias diversas. Veja um mapinha em:
http://java.sun.com/javase/6/docs/

Saber inglês, basicamente. Quase toda a documentação e as dicas estão livremente disponíveis, mas em inglês.

É isso mesmo - o compilador é o tal do “javac” e os ambientes (IDEs) são muitos - diferentemente do ambiente .NET, onde há a da Microsoft e o SharpDevelop (basicamente).

Ih, aí vou entrar em guerras religiosas. Não vou dar palpite nessa Faixa de Gaza…

Basicamente baixe o JDK e mais uma IDE de sua escolha (Eclipse, NetBeans etc. )

Bom, ouvi dizer que eles pagam melhor…

amigo tem uns artigos interressantes tbem para quem esta comencanso no link artigos/tutoriais, vale a pena dar uma conferida, e qualquer coisa poste ai suas duvidas

seja bem vindo

vlws

E ai framosip.

Como o eder já respondeu algumas das suas questões vou apenas completar com a minha opinião.

Em java realmente existem muitas siglas, isso se deve ao fato de existirem muitas coisas diferentes que possam ser feitas em Java e de muitas formas diferentes, como java pensa orientado a objeto, então é melhor separa o que fará cada coisa e depois dar nome(ou sigla) aos bois. Programar em java é trabalhar em cima de padrões e definições.

Como novo desenvolvedor Java, você precisa aprender Orientação a Objeto, o básico da linguagem(estrutura de repetição, condicionais, etc.), depois disso, exitem muitas apostilas que deixam um pouco o lado teorico e parte para o lado pratico, eu aconselho acessar o site da empresa Caelum e procurar pelas suas apostilas.

Como ferramenta de desenvolvimento eu utilizo o Eclipse, ele serve tanto para desenvolvimento WEB quanto para desktop. alem disso é possivel intalar plugins para desenvolvimento Mobile, ou até de outras linguagens como C e Ruby por exemplo.

Se você for utilizar o Eclipse existem tutoriais para configuração de ambiente tanto windows quanto linux aos montes na internet, se eu não me engano aqui no forum também deve ter. Se for utilizar o NetBeans acho que é só baixar a versão desejado no site da Sun.

Quanto a ultima pergunta, se você for fazer uma pequena aplicação eu particularmente acredito que PHP ou Delphi seriam opções melhores, porém quando se trata de um grande aplicação em ambiente empresarial, o java bate em qualquer uma de 10 a 0, principalmente, pois neste caso você ganhará muito em reutilização de código (não CTRL+C e CTRL+V), terá um código mais limpo, sem contar que com java você pode ter diferente tecnologias ligadas através de uma unica linguagem.

O jargão ou slogan(sei lá) do java é “write once run anywhere” e isso conta bastante para um grande empresa.

Boa tarde.

  • Por que no Java existem tantas siglas?
    Eu odeio isso, mas é verdade e o porquê é algo misterioso para mim. Acho que faz parte do orgulho geek! Falar siglas parece algo mais sério e misterioso.

  • Para mim, um novo usuário o que eu preciso entender para aprender Java?
    Aprende um OO e depois mais OO, depois de ver muito OO, aprende um pouco de UML e vai de cabeça pro Java! Acho bacana você focar nas idiossincrasias da linguagem quando começar com Java. Algumas pessoas vão me xingar, mas eu falaria para você já ir lendo material de certificação SCJP. É mais difícil, um poquinho, porém o retorno é muito maior!

  • Por alguns tutoriais que li aqui mesmo, pude perceber que o java funciona com uma maquina virtual, os desenvolvedores utilizam alguma ferramenta para gerarem as classes? ou estou viajando?
    javac

  • Qual ferramenta utilizar para gerar aplicações WEB? e qual utilizar para aplicações DESKTOP?
    Um conselho que eu daria no Java: tome sua própria decisão sobre qual ferramente utilizar.

  • O que preciso intalar para preparar um ambiente JAVA?
    SDK

  • O que eu poderia fazer com o JAVA que eu não faria com o PHP e o DELPHI?
    Poder fazer e conseguir fazer são as maiores diferenças! (que frase filosófica vazia!)

Abs!

Estou começando a gostar do JAVA.
O forum está de parabéns. Em nenhum lugar acontece isso, rapidamente recebi várias respostas.

Gostaria de agradecer a todos.

Vamos continuar? rs…

Por exemplo,
recebo periodicamente oportunidades tentadoras de emprego do e-panelinha. Em uma consta o seguinte.

O que seria experiencia em JAVA e J2EE?

OBS.: Não estou utilizando a ajuda de vocês, com intuito de me beneficiar lucrativamente. Sou profissional da área e um amante do desenvolvimento de sistemas.

abraços!

É pq java é dividido em três… SIGLAS!

J2SE ou JSE : o básico, stardant, inicio… faz aplicacoes desktop somente.
J2EE ou JEE : complemento da primeira, faz aplicações para web.
J2ME ou JME : faz aplicacoes para celulares/pda’s.

E “drento” destas siglas ae, tem muita coisa “feita por terceiros” que o pessoal utiliza para desenvolver “cada vez melhor e mais saldável” , principalmente na parte de web!!

começa entrando na Caelum e baixe a apostila de OO em FJ-11…
lê muitos livros… tutoriais… dicas…
baixe o Eclipse ou Netbeans…
crie um projeto hellow world…
e se vira!!

bons estudos ae!!

www.caelum.com.br

jopss :stuck_out_tongue:

Caso não tenha grande conhecimento em OO e 0% de java, compre um livro de java ou baixe uma apostila (da caelum por exemplo) e abra o bloco de notas sem medo de ser feliz! Condicione-se ao aprendizado! Você vai sofrer um pouquinho, mais vai aprender muito mais do que com o netBeans!

Se conhece o paradigma OO, então vc só precisa conhecer a linguagem! (Use um editor melhor se quiser. O JEdit é uma boa opção)

:stuck_out_tongue:

[quote=Zakim]Use um editor melhor se quiser. O JEdit é uma boa opção
:P[/quote]

Ou Emacs! :smiley:

veja se isso ajuda: siglas