Armazenamento

Olá pessoal.

Gostaria de sanar uma dúvida minha.
Como os dados do aplicativo são armazenados?
Por exemplo em uma agenda, ou em qualquer outro tipo de aplicativo que tenha que se ter os dados armazenados para serem buscados mais tarde!
Assim como no EE temos os bancos postgres, phpmyadmin… e usamos os comandos sql para buscarmos um dado… e no ME? como é?

Desde já sou grato!

[]'s

Pesquise por RMS, existe tambem um framework de persistencia bem bacana o Floggy, mas é uma forma digamos bem ‘simploria’ de armazenamento de dados, já que as limitações de hardware dos dispositivos impedem a utilização de um SGBD.

Em jme, java me, j2me (o q vc preferir), não há o conceito de banco de dados.

O que você tem são 2 APIs para armazenar os dados:

  • RMS - Permite armazenamento somente na memória interna do aparelho
  • FileConnection - Permite além da memória interna, também em memória externa (SD/MicroSD card).

A forma como os dados estão gravados, vc não tem acesso. No máximo vc pode é montar um layout deste arquivo e mandar gravar lá.
Se for no RMS, existe apenas o conceito de registros, que são filas de bytes que podem ter tamanhos diferentes entre si.

No RMS, você pode especificar que os dados são privados a aplicação, e nenhum outro aplicativo terá acesso a esta base.
Com FileConnection, vc cria um arquivo comum e este é visível para qualquer aplicação no celular.

No RMS, você não recebe prompt de segurança ao tentar ler ou gravar informação.
Com o FC sim, e isto só é possível de ser desabilitado se vc assinar digitalmente o que implica gastar ± U$ 400 com o certificado.

Enfim, cada um tem vantagem e desvantagem. Estude, compare e veja o que é melhor.