Armazenando informações em arquivos

Comecei a mecher com java a pouco tempo, um amigo meu pediu pra eu fazer algo pra ele. O lance é que vou ter que ter uma lista com nomes de pessoas alguns atributos inteiros, como idade, telefone e coisarada. Mas os dados serão sempre os mesmos e eu tenho q cadastrar eles no programa para que o usuario possa visualizar / selecionar. Qual seria a maneira mais fácil de armazenar esses objetos em um arquivo? Sendo q eles vao ser instancias de uma classe. Algum tutorial seria mto bem vindo

Obrigado

oi

:arrow: você irá criar um projeto web, desktop ou mobile??

:arrow: você precisa usar amazenamento em arquivos ou é apenas uma sugestão?

:arrow: aqui mesmo no GUJ tem um tutorial Aprendendo a manipular arquivos

É para Desktop. Preciso armazenar, pq qdo o usuário for usar o programa vai ter que abrir uma lista sobre cada item que tem vários atributos e tal.

Use banco de dados…
instala um mysql ai e ja era…
e na tabela estarao os valores dos atributos.
quando vc for inicializar sua aplicação desktop vc busca primeiro no banco de dados
e recarrega oq tem q recarregar, geralmente sao os combos.
Mas de qq forma é mais facil vc estudar bem antes Orientação a Objeto ja q vc esta iniciando.

abs

Mas banco de dados é beeeem mais complexo, não é? Salvar em arquivo .txt ou .xml nao seria mais fácil?

se vc nao tiver noção nenhuma de bd pode ser…
mas nao custa tentar!!

select * from algomacoisa;
rsrs

mas de qq forma tanto bd ou arquivos é só vc carregar o seu combo com opções para o usuario quando a aplicação inicializa!
saco?

abs

Cara, se a aplicação é simples, tipo coisa de faculdade, é melhor fazer em arquivo de texto mesmo que, na minha opinião, é menos trabalhosa.

A primeira vez com BD é sempre trumática :wink:

É exatamente, como é algo simples quero fazer em aquivo mesmo. Não quero nem pensar na idéia de BD. hahaha :smiley:

Eu li o tutorial lá do cara, mas queria algo mais completo. Como que faço pra instanciar objetos e armazenar ele no arquivo. Exibir eles depois…

[quote=[BlacK]]É exatamente, como é algo simples quero fazer em aquivo mesmo. Não quero nem pensar na idéia de BD. hahaha :smiley:

Eu li o tutorial lá do cara, mas queria algo mais completo. Como que faço pra instanciar objetos e armazenar ele no arquivo. Exibir eles depois…[/quote]

Cara, ler de arquivo texto é bobeira.

A idéia é ler linha-a-linha com um ‘token’ separando, se quiser, vários dados numa linha só.

Você deve encontrar dúzias de códigos por ae pq todo mundo ou usa ou já usou isso :smiley:

Não achei nenhum tutorial explicando passo a passo como fazer pra criar esse arquivo com dados e pra acessar ele. Se alguém tiver algum pdf com isso ou saber de um livro bom, agradeço.

Eu acho pior usar um txt do que usar um Banco de Dados + Hibernate, voce vai ter que pensar em como vai ler devolta os dados, como vai gravar listas de objetos. Se voce tiver algum tempo leia a apostila FJ-21 da Caelum, o começo dela é justamente sobre o MySql, o começo da FJ-31 é sobre o hibernate mas é uma apostila que só ganha no curso.

… a apostila FJ-21 voce pode baixar no site da caelum
www.caelum.com.br

A serialização desses dados não seria uma solução bem mais simples do que as citadas anteriormente??? Processamento de texto ou BD é completamente desnecessário para ele, não?

Em poucas linhas, o problema dele estaria resolvido.

Serialização seria uma solução mas no caso de uma lista cada vez que ele for gravar algo ele tem que gravar tudo denovo no arquivo, e com o tempo imagine como ficaria a performance.