Armazenar e Imprimir array

Olá, preciso de ajuda com um exercicio simples de um curso que iniciei, tenho de ler 5 valores num vetor, e imprimir os valores, mas no comando for, se eu chamar a impressao do vetor junto ele mostra tudo bugado e quero somente imprimir no final, se coloco no proximo bloco ele não imprime.

Segue o código:
/*

  • Crie um programa que lê 6 valores inteiros,

  • e em seguida mostre na tela os valores lidos
    */
    public class Ex02 {
    public static void main(String[] args) {
    int num = 0;
    int vetor[] = new int [5];
    Scanner in = new Scanner(System.in);

    for (int i = 0; i <= 4; i++) {

     System.out.println("Digite o "+i+"º número");
     	vetor[i] = in.nextInt();
     	
     		System.out.println(vetor[i]); 
    

    }}}

voce pode usar um for melhorado depois desse for que voce usou para adicionar valores no vetor, ex:
for (int i : vetor) {
System.out.println(i);
}

1 curtida

No titulo da sua pergunta você diz que precisa ler 5 valores em um vetor, mas em seguida o texto fala em 6 valores, vou responder para caso você precisasse de 6 , mas essa resposta pode ser adaptada para 5 também.

Na momento de criar um vetor você vai informar quantos elementos deseja armazenar naquele vetor, diferente da maioria das situações em programação você não deve começar a contar pelo zero nessa situação, ou seja, se deseja alocar 6 elementos então deve fazer:
int[] vetor = new int[6];
Mas na hora de percorrer esse vetor ou armazenas os valores nele deve-se começar a contagem pelo 0 , indo até o 5 nesse caso.
for (int i=0; i<6;i++) {...}
Um detalhe também é que i<6 é diferente que i<=6, se deseja percorrer 5 valores do vetor deve-se usar i<6 , caso queira percorrer todos os 6 então deve-se usar i<=6.

Acho que fazendo essas adaptações e entendendo as explicações você deve conseguir realizar essa tarefa, espero ter ajudado.

1 curtida

Oi,

Dá pra usar dois laços de repetição, algo bem próximo do que você postou…

public class Vetores {

	public static void main(String[] args) {

		int vetor[] = new int[5];
		Scanner in = new Scanner(System.in);
		int numeracao = 0;

		for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
			System.out.println("Digite o " + (++numeracao) + "º número");
			vetor[i] = in.nextInt();
		}

		for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
			System.out.println(vetor[i]);
		}
	}
}

Ou então usar um StringBuilder pra armazenar o resultado e postar seu toString no fim do código…

Tchauzin!

1 curtida