[quote=Joseph Bettencourt]Luca,
- No caso de minha empresa ter foco no desenvolvimento de sistemas corporativos pode ser conveniente
tercerizar a implementação da arquitetura e sua manutenção do que manter uma equipe dentro da empresa
com este propósito. Posso garantir a manutenção do framework através de contrato com a empresa fornecedora,
o que não posso garantir mantendo uma equipe de desenvolvedores, já que eles estão sujeitos a assédio do mercado
e a continuidade do sistema fica comprometida já que os sistemas de minha empresa tem uma vida útil em media 15 anos.
-
- Uma menor curva de aprendizado.
Não é necessário uma equipe com um bom conhecimento em todos os frameworks para o desenvolvimento. Posso ter
uma equipe heterogênea em conhecimento, posso concentrar a maioria dos meus desenvolvedores na implementação dos
casos de uso em quanto 1 ou 2 desenvolvedores com mais conhecimento para auxiliar os desenvolvedores menus experientes.
- mais produtividade.
Vou concentrar minha força de trabalho no desenvolvimento dos casos de uso. Possui wizard
para geração de artefatos comuns a todos os casos de usos e também a implementação de código reutilizável.
- Padrão de desenvolvimento definido.
O framework possui um conjunto de padrões para o desenvolvimento dos casos de uso, isto facilita a entrada
de novos programadores na equipe e diminui o tempo que ele para se engajar no projeto.
- Documentação do framework.
Com o framework bem documentado a saída de um desenvolvedor não acarretará uma perca insubstituível para o projeto.
3) Tenho a empresa fornecedora do framework para fazer as atualizações necessárias.[/quote]
Joseph, boa tarde.
Acredito que ter uma equipe interna ainda e a melhor solução…
Entendo que os riscos quando ao assédio do mercado, de fato são factíveis ,porem acredito ser mais vantajoso um processo bem documentado, isso porque não podemos ter medo dos profissionais irem embora, mas temos sim que trabalhar para que os mesmos documentem os processos(arquitetura, analise, motivos para tomada de decisões) em seu tempo de trabalho na empresa. As empresas que desenvolvem os frameworks também sofrem assédio do mercado que representam riscos para o desenvolvimento do projeto deles (framework no caso), sendo assim sabe-se lá Deus como esse framework vai estar funcionando ao longo do tempo.
Mesmo que você tenha a possibilidade de processar a empresa que desenvolveu o framework por algum problema técnico isso garante que você não vai perder o seu cliente?
Outro grande ponto a ser ponderado em frameworks de mercado na minha opinião e que você fica dependente de uma empresa , isso a longo prazo não e bom, sem contar que as soluções tecnológicas desenvolvidas pela sua equipe estarão sujeitas aos avanços tecnológicos do framework de mercado o que não e sábio.
Como os frameworks são feitos para atender a um grande numero de clientes você não vai poder desenvolver soluções customizadas sobre esse framework, e mais, caso possa, você estará novamente na mão de um profissional(empresa) que desenvolveu o modulo para sua empresa, o que não e muito vantajoso mesmo.
Acredito que desenvolver uma documentação adequada, e adotar padrões de projetos simples, com frameworks open source amplamente conhecidos no mercado podem ser uteis para minimizar os riscos que você tem visto em seu processo.
Caso queira conversar com pessoas na sua posição que passaram pelos menos problemas(framework de mercado ou desenvolvimento próprio) que você posso indicar algumas.
Atenciosamente,
Eduardo