Arquitetura candidata para um sistema RIA

Olá a todos.
Estou responsavel por fazer um alicerce para a arquitetura de um sistema medio(acredito que seja um sistema de pequeno porte), é um sistema RIA, irei consumir serviços externos e disponibillizar outros, existe um grande foco em consumo de serviços rest, mapas para ser mais exato, o sistema não tera muitos usuarios no maximo 300 e nao existe uma previsao para um “BUM” de usuarios pq é uma estatal, o foco maior é usabilidade e manutenabilidade. Entao andei dando uma olhada inicial em algumas arquiteras e achei uma bem interessante para o meu problema.

Qual a opnião de vcs?precisam de mais informações?

Arquitetura não é algo que se pesquisa no google, ou se vai em um shopping… e compra pronto…

Bom é uma arquitetura candidata, não uma definitiva…passei parte do cenario para o pessoal para começar uma discurssão talvez nao tenha ficado claro, mas quero usala como base para fazer uma arquitetura candidata, so quando realmente começar o projeto é que se vai ter uma noção de arquitetura que vai se extender ao longo do desenvolvimento, quero refinala junto com quem estiver disposto a ajudar…parece muito sabio falar que arquitetura nao se encontra no google e nao acrescentar nada a mais. vc leu entendeu o cenario? quer que eu adicione mais alguma coisa para poder haver uma discursao?posso fazer isso…caso contrario esse topico nao precisa de pessoas “fo#$” como “nao se encontra no google”.

O que eu quis dizer é…

Não tem como, voce colocar aqui… uma imagem e o pessoal opinar se é uma arquitetura boa ou nao…

Essa imagem e o cenário não querem dizer nada…

Tem uma série de requisitos que vc deve ter aí… que não dá pra resumir em poucos paragrafos… então fica dificil ajudar… por isso eu disse que não dá pra procurar uma arquitetura no google ou aqui no fórum…

Você é que tem que saber qual arquitetura deve ser feita, afinal, essa responsabilidade foi delegada a você. Então você deve ter o conhecimento para esquematizar a arquitetura.

O pessoal poderá dar dicas do que usar ou o que não usar… mas baseado em alguma coisa que você já tenha feito, ou então alguma proposição de usar ferramenta X ou Y…

:wink:

Até mais…

E ai meu amigo.
Gostei do desenho da arquitetura.
Uma arquitetura parruda.
Eu gosto de algo bem parecido.
Usando uma aplicacao web (JSF, richfaces) na camada de apresentacao rodando em um tomcat da vida.
ESB para a camada de servicos.
EJB para negocios.
JPA para a camada de dados.
Fica bem facil de se criar e manter.
E fica escalavel e tudo mais q o Java EE prega.
Mas essa arquitetura nao eh das mais simples.
Como voce disse que o foco eh usabilidade e manutenabilidade.
Pode ser que a manutencao de um sistema desses nao seja tao trivial.
A dica que eu te dou eh prove do seu proprio veneno.
Faca um crud usando toda essa arquitetura e veja qnto tempo vc gasta para fazer.
Isso pode te dar uma ideia melhor da arquitetura.
E duvidas mais pontuais.
Espero ter ajudado.

Opa! concordo o rogelgarcia que é dificil opinar sobre uma arquitetura sem conhecer bem os requisitos, o que se pode fazer eh optarmos em uma arquitetura genérica, mas não necessariamente será a melhor pra sua necessidade.

OBS: A camada de services faz o a delegação?? ou o business fala direto com o presentation?

É mister Crown…estar na posição de responsavel pela criação não é facil não.

Concordo com o que foi dito pelos camaradas.

O que você pode fazer para ajudar a obter dicas é tentar identificar os requisitos do sistema a ser construido e expo-los no tópico juntamente com uma arquitetura que vc acha que resolveria a questão (talvez o grafico que vc adicionou já esteja informando isto).

Fazer um teste da arquitetura também é uma ótima idéia, eu sempre faço isto quando tenho chance; ajuda bastante, e nos dá certeza dos resultados antecipadamente.

flws

@Crown,
Concordo com o direcionamento q os caros colegas tem dado e acrescento 1 sugestão: faça a definição dos Requisitos seguindo o modelo FURPS+, e a partir dele defina a Arquitetura, seguindo orientações, p/ex., do DDD.
Espero ter contribuido,

Não entendi muito bem o que é esse Cross-Cutting…

Cross-cutting concerns, ué… Aspectos, claro que vc conhece.

[]´s

Aaaaaaaaaaaaaaaah! :lol:

@Crown,
A propósito, sugiro colocar os Data Helpers / Utilitários (de Formatação, p/ex.) como Cross-cutting. 8)