Estive pensando…
As arquiteturas de computadores são baseadas em lógica binária. No fim das contas, temos dois tipos de voltagens circulando pela arquitetura, uma que representa 0 e outra que representa 1. Mas poderíamos ter uma arquitetura decinaml não? Parece-me que o que restringe uma arquitetura decimal é mais a complexidade de se projetar arquiteturas em que são tratados 10 tipos de voltagem diferentes, e as limitações físicas associadas a este tratamento do que qualquer outra coisa, o que acham?
Curiosidade: Antigamente, se não estou enganado, os pcs a válvulas utilizavam o sistema decimal.
eu quero ver é como você vai fazer um flip-flop que guarde 10 estados :shock:
Só usar 10 voltagens distintas e complicar um pouco a estrutura…É justamente alí que voejo o rpoblema. O projeto dessas arquiteturas seria algo bem complexo.
Computação baseada em sistema decimal? Há um exemplo bem famoso disso.
O problema de usar mais de duas voltagens é, assim como foi antigamente, estabilizá-las em pouco tempo para obter os resultados.
Em qualquer sistema, você teria que definir que faixa de voltagens é um determinado valor. Num decimal por exemplo, seriam 10 faixas, por exemplo, poderia ser 0 a 9, de um em um, com uma variação de 0.25v (o valor 2 poderia ser qualquer faixa de 1.75v a 2.25v). Depois precisa controlar qdo esses valores sairem sem querer dessa faixa, seja com algum pico, instabilidade, etc, o que geraria uma leitura errada dos valores.
Enfim, o sistema binário governa hoje por que ele é o mais simples de ser implementado.