Tenho um projeto a implementar a andei lendo sobre a spring(superficial) para front controler, hibernate para persistencia e jsf na view, usando JGuard para autenticação e autorização de usuarios. Usando aspecto(ainda não sei como vou fazer) para auditoria.
O que voecs acham dessa arquitetura?
Olá, depende do projeto neh... Mas enfim... não conheço ece JGuard. Mas enfim... primeiro... você tem experiência com JSF, hibernate ou spring? digamos q não adianta você qrer aprender os 3 ao mesmo tempo pois o projeto vai ficar uma droga hehehe. Eu recomendaria dar uma boa olhada no Spring e usar apenas as tecnologias que você já conhece e/ou tem certeza que saberá usar corretamente. Caso não conheça JSF pode usar Struts ou o modulo web do spring. Ambos são relativamente simples (principalmente o modulo web do spring) e não serão problema para aprender. JSF é algo, digamos assim... "refinado"... Pode dar vários problemas você se atirar nele de primeira. Hibernate eu considero + tranquilo de trabalhar, mas lembre-se que você pod recorrer ao JDBCTemplate do Spring q eh extremamente fácil de usar (lógico q dependendo do projeto é inviável usar JDBC...). Enfim... acredito que a idéia é vc ver o q tu t sente seguro para implementar...
Velho eu estou fazendo uns testes aqui na empresa com hibernate so que estou tendo dificuldade de gerenciar transações no JBOss usando JTA+hibernate.Até que os testes estão funcionadno,mas estou com alguns problemas que um colega disse que o spring resolveria essa parte transacional deixando ele como responsavel por gerenciar as transacoes atraves do container.
Concordo com o Mauricio… É melhor você aprender um pouco as tecnologicas antes de misturar tudo porque senao tem grandes riscos de dar m****. Aqui na empresa, o sistema esta sendo desenvolvido com essas tecnologicas usando o Spring só para a injeção de dependencias que nao conseguimos habilitar no EJB 3.0. Além da curva de aprendizado da equipe, temos varios problemas com o Faces e o Hibernate que atrapalham o dia a dia e causam grandes atrasos no cronograma.
- Dificuldade na hora de realizar consultas complexas com o hibernate onde várias entidades sejam envolvidas com joins EAGER.
- Criação e montagem de tabelas que possuam rowspan ou colpan.
- Falta de certos componentes e flexibilidades que possuimos em outros FWs, como o Struts. Exemplo: Criação de telas globais para exibição de mensagems.
Ou seja… Se for trabalhar com isso, identifique logo todos os problemas que possam acontecer e solucione antes que o desenvolvimento comece. Assim você não é xingado diariamente como eu.
Na verdade a inteção era só migrar uma aplicação struts+ framework propriteraio para struts+hibernate.Ai eu viajei nisso tudo ae,e concordo que não é a melhor coisa,haja vista que JSF não sei ocmo funciona,nem o spring.
Mas valeus.