Arquitetura de sistema para dispositivos moveis

No caso do WAP, você pode dar uma olhada nos headers HTTP onde é possível pegar informações do terminal como resolução, suporte a cores, modelo do aparelho, browser, etc.

Se não for dessa maneira, e se você não tiver acesso a informações de provisioning da operadora, fica MUITO complicado.

[]'s
Marco Campêlo

Legal eu tendo essas informações qual seria o processo para montar os htmls ou wmls, eu teria que ter isso descrito em um xml talves?

Posso estar errado, mas eu imagino algo assim, levando em conta os headers mencionados pelo mcampelo:

if ( width == 10 && height == 10 ) { forward( "pagina_minuscula.wap" ); } else if ( width == 1024 && height == 768 ) { forward( "pagina_minuscula.jsp" ); }

É claro que você pode melhorar um pouco isso “travando” menos as resoluções suportadas e tendo uma resolução padrão para tamanhos não reconhecidos, por exemplo.

gangrel-br legal a idéia só q necessito q seja uma interface diferente para cada dispositivo e não posso ter as interfaces já escritas isso terá q ser em tempo de execução… :cry: