Olá pessoal eu gostaria de saber como funciona e qual arquitetura de um sistema web para dispositivos moveis? Como é o processo de desenvolvimento e testes?
Valeu
Olá pessoal eu gostaria de saber como funciona e qual arquitetura de um sistema web para dispositivos moveis? Como é o processo de desenvolvimento e testes?
Valeu
nínguem tem uma idéia?
A princípio é igual à arquitetura para aplicações web comuns… só muda o cliente, que passa a ser um dispositivo móvel.
Use a arquitetura que você quiser!
O pessoal gosta bastante de MVC…
Posso fazer como se estivesse fazendo para pc usar, struts, hibernate e talz. Só a view q muda?
naum quer dizer q vc poderá usar tudo isso! o que quero dizer é que vc terá uma view, um controle e negócio!
Depende da aplicação.
Se vai rodar dentro do teu celular, você terá uma série de restrições. E estes frameworks são uma delas.
Se vai rodar em um servidor remoto, recebendo as solicitações do celular, então poderá ter esta estrutura sim, como qualquer outra estrutura J2EE.
E o q eu poderia usar para a view? só wml?
HTML, XHTML, pq não !!!
J2ME tem suporte pra usar GUI!
J2ME tem suporte pra usar GUI![/quote]
Só q daí tenho q ter isso instalado na dispositivo certo?
E todos dispositivos reconhecem isso?
Ele quer uma aplicação web, não uma aplicação J2ME, na verdade. Então usar GUI de J2ME não vai rolar.
Bom,
tem celulares que tem browsers com Html. então fica tudo na mesma, teu celular vai abrir páginas como vc abriria em um pc normal!
Mas dai vc não tem que se preocupar muito em ela ser pra celular ou não.
Blz e os q não tem? E os palms e pockets? como fica na história?
Eles tb tem browser…
Legal todos esses dispositivos tem caracteristicas distintas, tamanho de tela, botões, etc… e se eu quisesse em cima da caracteristica do dispositivo q está acessando ajustar minha interface para ele nessa aplicação web qual seria a melhor maneira?
Ele quer uma aplicação web, não uma aplicação J2ME, na verdade. Então usar GUI de J2ME não vai rolar.[/quote]
É, eu viajei!
Mas
Rocha… ainda sim uma Gui pode fazer conexão remota usando http! Dá uma olhada na webmobile deste mês, ou mundo java deste mês! As duas tratam este assunto!
[quote=Thiago Senna]
Rocha… ainda sim uma Gui pode fazer conexão remota usando http! Dá uma olhada na webmobile deste mês, ou mundo java deste mês! As duas tratam este assunto![/quote]
Blz eu já vi comprei a mundoJava só q não quero nada no dispositivo quero td no servidor e quero ter um jeito de ajustar a interface conforme o dispositivo q estiver acessando-a
Ixxxx cara!!
acho isso meio difícil hein! (impossível??) Mas quem acessa páginas deste tipo de dispositivo está acostumado a rolar a tela para navegar. Creio que isso não é teu maior problema kra!
Já acessou gmail do celular?! ele não da rolagem!?
Num browser normal seria a mesma coisa, vc não tem como saber qual a resolução que o cara ta usando no monitor dele. Vc faz a sua interface “by assumption”. Define e toca o foda-se!
Defina o seu layout pela média dos aparelhos do mercado, ou baseando-se no mínimo!
Abraços!
[quote=jujo]Ixxxx cara!!
acho isso meio difícil hein! (impossível??) Mas quem acessa páginas deste tipo de dispositivo está acostumado a rolar a tela para navegar. Creio que isso não é teu maior problema kra!
[/quote]
Será impossível? Puts não acredito que seja até pode ser inviavel mas impossível será?
É o seguinte não tenho muito querer tem q ser isso tem q ser uma interface adaptável, é um trabalho de Doutorado q estou tentando ajudar uma pessoa entendeu?