Arquitetura de um sistema de segurança

4 respostas
I

Caríssimos,

Gostaria de pedir suas opiniões a respeito da arquitetura de um sistema de segurança que estou planejando.

Descrição:

O sistema necessita possuir uma arquitetura distribuída baseada em vários clientes e um servidor. Existem dois tipos de clientes: fixo e móvel. O cliente fixo deve ser executado em uma plataforma Windows, utilizando um PC comum. O cliente remoto deve ser executado em um smartphone com Windows Mobile e/ou Windows CE, que possui disponível somente a configuração CLDC (até onde pude verificar). Em ambos os tipos de clientes, será necessária realizar a comunicação com um grupo de DLL’s que dará acesso a um conjunto de dispositivos conectados via USB ou porta paralela. Para este aspecto, pude verificar que a biblioteca JNA (https://jna.dev.java.net) pode ser utilizada (ao menos no cliente fixo).

Problemas:

Qual seria a melhor abordagem a ser utiliza? WEB ou Swing? Se optar pela WEB, talvez a JNA possa ser utilizada através de applets assinados, mas até onde sei no cliente móvel os applets não estão disponíveis, pois a configuração é a CLDC. Então, seria melhor partir para desenvolver uma aplicação embarcada, mas quais tecnologias poderiam ser utilizadas para viabilizar a integração?

Desde já agradeço as sugestões.

Abraço,
Igor.

4 Respostas

boneazul

igorvalente:
Caríssimos,

Gostaria de pedir suas opiniões a respeito da arquitetura de um sistema de segurança que estou planejando.

Descrição:

O sistema necessita possuir uma arquitetura distribuída baseada em vários clientes e um servidor. Existem dois tipos de clientes: fixo e móvel. O cliente fixo deve ser executado em uma plataforma Windows, utilizando um PC comum. O cliente remoto deve ser executado em um smartphone com Windows Mobile e/ou Windows CE, que possui disponível somente a configuração CLDC (até onde pude verificar). Em ambos os tipos de clientes, será necessária realizar a comunicação com um grupo de DLL’s que dará acesso a um conjunto de dispositivos conectados via USB ou porta paralela. Para este aspecto, pude verificar que a biblioteca JNA (https://jna.dev.java.net) pode ser utilizada (ao menos no cliente fixo).

Problemas:

Qual seria a melhor abordagem a ser utiliza? WEB ou Swing? Se optar pela WEB, talvez a JNA possa ser utilizada através de applets assinados, mas até onde sei no cliente móvel os applets não estão disponíveis, pois a configuração é a CLDC. Então, seria melhor partir para desenvolver uma aplicação embarcada, mas quais tecnologias poderiam ser utilizadas para viabilizar a integração?

Desde já agradeço as sugestões.

Abraço,
Igor.

Bom ja que voce vai usar servidor de aplicação por ser distribuida eu partiria pra uma camada WEB pra dispositivo fixo e no movel (aplicacao JME+rmi)

I

Olá boneazul,

Desde a postagem da mensagem já pensei em algumas alternativas.

Sobre a configuração fixa, estou com a mesma opinião que a sua (estou pensando em utilizar o seam framework).

Sobre a configuração móvel, estava pensando em fazer a comunicação através de web services.

O que você acha?

boneazul

igorvalente:
Olá boneazul,

Desde a postagem da mensagem já pensei em algumas alternativas.

Sobre a configuração fixa, estou com a mesma opinião que a sua (estou pensando em utilizar o seam framework).

Sobre a configuração móvel, estava pensando em fazer a comunicação através de web services.

O que você acha?

O seam é bacana viu …ja trabalhei com ele…e ta virando referencia MVC assim como o jboss AS…atualmente trabalho com VRaptor que acho bem mais legal…e ate mais simples que a maioria das coisas no Seam…ai vai de voce brincar nos dois pra sentir a diferença…

Cara eu tenho um programa rodando java pra JME que trabalha com RMI pra pedido…ai depende do numero de acessos…se voce partir pra web service tem que lembrar que o seus dispositivos móveis tem que ser no minimo novos segundo a especificação jme 1.0 ou 2.0(que tem outras api embutidas) isso te barra na versao do dispositivo movel…senao ja te adianto voce faz e depois de pronto descobre que o que implementou não vai funcionar em outros aparelhos…por isso ve a fundo quais aparelhos moveis voce vai usar…estuda bem qual API eles suportam ai voce ve qual a melhor solução…

I

Caro boneazul,

A respeito da configuração móvel, vou precisar utilizar umas dll’s do próprio equipamento. Por este motivo, pensei que a melhor solução seria um web service, pois provavelmente este cliente será desenvolvido em C++/C#.

Entretanto, poderia ver a possibilidade de fazer isso com JNA (será que rola no jme?), seguindo a sua sugestão para a comunicação. Você poderia me passar um trecho do seu programa que permita ver como funciona essa comunicação?

Obrigado!

Criado 17 de março de 2010
Ultima resposta 30 de mar. de 2010
Respostas 4
Participantes 2