[quote=pedrorjbr]Ola,
Estou querendo fazer uma aplicação que executa scripts remotamente. O usuário poderia criar o script (provavelmente em LUA) e depois armazena-lo no servidor. Depois ele poderia executar esse script através de uma API, como um Webservice por exemplo.
Eu preciso de alta perfomance para executar esse script, por isso a escolha de LUA. Alguem tem outra sugestao?
Por eu precisar de perfomance, estava pensando se o Webservice é a melhor solução. Talvez eu pudesse criar um serviço do Windows TCP/IP que receberia a requisição dos usuarios. è importante ressaltar que teria varios usuarios utilizando ao mesmo tempo, logo tenho problema de concorrencia. Alguem pode opinar?
Os scripts poderao realizar consultas em um Banco de dados. Para aumentar a perfomance teria que usar um pool de conexões correto?
Para o webservice, se realmente for a escolha, pensei em utilizar C++ devido ao desempenho ou java mesmo.
Poderia opinar e me dar uma ajudar nessas escolhas?
Abraços[/quote]
Pedro, pelo que você está dizendo me parece que vc precisa de uma forma de comunicação entre duas linguagem distintas. Verifique se a linguagem lua possue suporte a algum middleware como corba. Tudo isso já estaria implementado e a unica coisa que vc teria que fazer é o re-uso. Falando da concorrencia vc vai ter que estudar essa concorrencia e ver uma solução para o caso. Fazendo uma chamada de método vc vai conseguir programar normalmente em lua e retornar dados a linguagem java ou c++ (como preferir).
Sobre a dúvida dos pools, para aumentar a performance o ideal seria vc ter esse banco de dados na mesma rede local onde está rodando a aplicação LUA… ai sim, poderia usar o pool sem problemas.
Por sorte estou com um livro de sistemas distribuidos aqui na minha mesa que afirma o seguinte: CORBA foi projetado para ser eficiente, eh binario enquanto xml eh textual. em um estudo realizado comparando corba e webservices eles descobriram que as mensagens de requisicao soap sao 14 vezes maior que as equivalentes em corba e que uma requisicao soap demora 882 vezes mais que uma invocacao corba equivalente.
mas vai do seu caso… se precisar disponibilizar servicos publicos… teria q ser webservices mesmo