Oi Luca,
valeu pela resposta. Acho que todos aqui vão apreciar este conjunto de conceitos. Mesmo sendo alguns desconhecidos inclusive para mim, é um excelente começo do que procurar.
Dá pra ver que vc tem experiência no assunto, se um dia eu tiver um caso profissional deste estudo de caso, e neste tempo ainda não conseguir fazer algo desta natureza, ou ainda não me sentir seguro o bastante, pode ter certeza que lhe indicarei (caso interesse).
Em relação ao que estou lhe devendo agora, como vc pediu:
Curso: Mestrado em Engenharia de Software pela PUC-Rio - Dpto de Informática
Cadeira: não há.
Prof Orientador: Carlos José Pereira de Lucena
Prof Co-Orientador: Arndt Von Staa
Alunos envolvidos: 3 (eu e mais 2)
Eu, como os outros dois, faço mestrado em tempo integral (apesar de ainda desenvolver para terceiros, mas sem vínculo empregatício, quando pinta alguma coisa.). Sendo assim, temos interesse e tempo em pesquisar coisas novas (ao menos novas para nós), mesmo que fora das disciplinas (ficamos o dia inteiro dentro do lab). Estávamos conversando outro dia, e estes requisitos foram montados a partir da pergunta de como seria uma solução para uma aplicação de uma rede de farmácias, ou então de como é a solução usada nos bancos, ou em supermercados como o zona sul, que oferece lojas e site, e entrega a domicilio. Em fim…foi isso. Resolvemos tentar montar uma solução, e muitas perguntas ficaram no ar.
Eu fiz eng. elétrica na graduação, e comecei a trabalhar com software no final da graduação…então muitos conceitos e experiência em software eu não adquiri quando mais jovem… tentando correr atras do tempo perdido…
estou querendo propor minha dissertação em algo do tipo “Um framework de integração de frameworks e bibliotecas open-source para o desenvolvimento de sistemas de informãção web J2EE”. Isso para propor um framework que disponibilize uma arquitetura “legal” integrando Struts, Hibernate, Log4j, Quartz,… e ao mesmo tempo fornecendo serviços parar envio de mensagens eletrônicas, manipulação de erros no nível de objetos de negócio, internacionalização, autenticação e autorização, etc… O único exemplo que “vi” parecido é o Expresso, mas ele é muito preso em si próprio. Procuro por algo mais flexível que permita a troca de um componente por outro, ex.: hibernate por castor, ou Struts por WebWork…será que dá, que fica legal?? Não sei, é isso que quer ver!
Mas apesar de conhecer um pouco de web, nunca fiz nada com standalone ou cliente servidor (“pré-web”). Por isso o interesse em um estudo de caso como este, que junte os dois mundos. E ainda, como fazer de tal forma que se possa reaproveitar o máximo de código, já que temos Swing, Servlets, JSP , MVC, Persistência, distribuição, transações temporárias, etc, etc…
Valeu e abraço