Olá pessoal como vai?
Novamente aqui para pedir ajuda :). Estou trabalhando na aquitetura e desenvolvimento de um sistema que vai ser cliente de serviços. Esses clientes usarão diferentes tipos de interface, por exemplo, alguns deles terão interface desktop, outros uma interface 3D, outros interface web e possivemmente alguma coisa móvel.
Em muitos dos casos, um mesmo serviço terá seus recursos acessados por mais de uma view de diferentes tipos. A dúvida agora é como arquiteturar as aplicações que acessam esses serviços.
Pensei a princípio em um MVC adaptado, onde teriamos:
V: as interfaces em sí;
C: cada tipo de interface teria o seu controlador; Digo tipo porque imagino que um controlador de uma funcionalidade X do serviço Y deve ser o mesmo para as views que queiram acessar tal funcionalidade.
M: O modeo, onde teríamos, por exemplo, a infra de comunicação com o serviço.
Gostaria de receber sugestões a respeito dessa arquitetura e dicas que possam deixar ela bem robusta.
Preciso de algo que eu possa mudar a view sem muitos problemas, ou que eu possa mudar algo no modelo sem maiores problemas tbm.
PS: Um outro problema que tenho é que em alguns casos, o modelo notifica alguns eventos. Eventos esses que serão notificados pelo serviço. Nesse caso, a View já poderia monitorar diretamente o modelo ou o controlador deveria fazer isso e expor para a view.
Desde já agradeço…