Arquitetura RESTful seria um modelo concorrente de uma arquitetura Full MVC?

Boa noite, estou estudando construção de aplicações utilizando a arquitetura RESTful com NodeJS e com surgiram algumas indagações e algumas conclusões que não sei se estão corretas. Então, se alguém puder me ajudar, agradeceria.

É possível construir aplicações RESTful seguindo arquiteturas que distribuem a responsabilidade do código de outras formas?

Pergunto isso pois sempre que vejo exemplos de aplicações utilizando RESTful elas são construídas aplicando a separação de responsabilidades semelhante ao modelo MVC, exceto, claro, que não existe a View. Já que num modelo Full MVC existe um forte acoplamento entre o frontend e o backend, enquanto numa aplicação RESTful é completamente desacoplado ao ponto que frontend e backend de um mesmo sistema web são aplicações diferentes.

Seguir essa separação de responsabilidades é algo que faz parte do RESTful?

Na verdade arquitetura é somente REST, RESTful é o nome que se dá a aplicações que seguem este modelo arquitetural!

Sobre este modelo você pode ouvir muitas opiniões diferentes, tanto de pessoas puristas que prezam seguir 100% do que o modelo possuí, como também de pessoas mais pragmáticas que não se limitam somente a estas regras estabelecidas na arquitetura REST.

A separação de responsabilidades no meu ponto de vista é algo mais próximo da orientação à objetos do que de um modelo arquitetural qualquer que seja.

Sobre a utilização da arquitetura REST ela pode ser aplicável em N contextos de aplicações, como por exemplo: monolitos, aplicações modularizadas, microsserviços e etc.

1 curtida

São escolhas. Escolha de acordo com sua necessidade, independentemente de modas ou o que puristas falem.

Se não tiver a necessidade de separar backend e front em dois projetos, nao separa, processa o html direto do servidor e responde tudo enxuto pro browser. É bem mais prático, do que ficar pulando entre dois projetos pra mexer em um sistema.