Arquitetura SOA é a mesma coisa que Arquitetura SOAP?

Me peguei nessa dúvida, estou estudando algumas arquiteturas e não encontrei algo mais sensato na web sobre a diferença dessas suas siglas.

Não, SOA é um tipo de Arquitetura voltada ao foco de ter seu sistemas Orientados a serviços.

SOAP por outro lado é um protocolo de comunicação muito utilizado para comunicação de Sistemas através de Web Service. Na prática, quando você vai dispor um serviço para integração com outros sistemas, você pode utilizar alguns protocolos para isso. Os mais conhecidos e usados atualmente são SOAP e REST.

Então para resumir tudo, SOAP e REST são opções de protocolos a serem usados quando você decide usar SOA na arquitetura de seu negócio . Tem muita coisa a ser discutida aqui nesse tópico, mas sendo bem resumido, é isso.

Para detalhes de ambas, use o Google, tem muito, mas muito material que já detalha isso em um nível bem mais granular e pode lhe dar vários caminhos.

Bons estudos :wink:

2 curtidas

O seu exemplo foi perfeito, eu li algumas coisas mas parece que fica sempre um ponto de dúvida para ser questionado.

Eu já fiz na faculdade alguns exemplos de SOAP, usando o WSDL, mas me peguei nisso agora, sobre SOA etc… Agora tudo faz sentido…

Se formos usar uma analogia bem fraca e sem sentido, seria como se SOA fosse a especificação e SOAP/REST a implementação, correto?

basicamente sim… SOA é um modelo arquitetural, SOAP é literalmente um dos protocolos para você implementar a arquitetura.

SOAP (Simple Object Access Protocol)

1 curtida

Podemos dizer que SOA é como construimos nosso sistema, ou seja SISTEMA ORIENTADO A SERVIÇOS é igual á WEB SERVICES?

1 curtida