Galera alguem poderia me explicar como funciona a arquitetura três camandas, sendo que o principio dela e deixar 1 independente da outra.
é nesse ponto que eu não intendo, como eu posso por exemplo deixar minha regra de negocio separada do banco de dados se eu vou precisar acessar essa outra camanda por meio de algum objeto.
Então…a idéia é reduzir o acoplamento, realmente, vc terá de fazer chamadas “entre as camadas”, mas vc tem reduzir ao máximo essas chamadas… expliquei???
Eu creio que o importante é deixar as classes de regra de negócio sem depender da implementação das classes do banco. Tem um principio de designer OO que diz que vc deve programar para interfaces. Essa é a chave. Sua regra de negócio pode conhecer a interface do DAO (da camada de persistência) mas não precisa estar acoplada a implentação do DAO.
Essa parte é meio díficilo de entender, dá uma olhada em padrões de projeto que fica fácil.
uma coisa são conceitos outra é a prática…
quando vc ve isso funcionando vc realmente consegue assimilas caso contrario vai ficar sempre com a impressão de dúvida sobre o assunto…
“não existe” camada de transição, vc não modelaria isso explicitamente como vc ta fazendo ai porem o seu raciocinio não está errado
tendeu
É melhor separar por camadas ñ só pelas regras padrões de projeto, mas tb pele legilibilidade do seu sistema.
Na implementação essas camadas viram muitas classes que, iram se comunicar por chamadas.
Seria assim com 3 camadas:
O q faria sua camada de controle e modelo?
Quando eu especifiquei como camada de Regras de Négocio e persistência. Quis dizer q é onde seria a implementada as regras de negócio do sistema e a camada q comunica com o Banco de Dados persistindo os objetos do sistema, respectivamente.
[quote=everson_cardoso]O q faria sua camada de controle?
Quando eu especifiquei como camada de persistência. Quis dizer q é a camada q comunica com o Banco de Dados persistindo os objetos do sistema.[/quote]
controle faria a comunicação entre a aparesentção e o modelo, num sei, mas não faria uma camada de persistência, mas sim, na camada de modelo haveriam umas classes “DAO” que fariam a pessistência.
camada do Usuario (Interface Grafica), usando eventos separado dos objetos visuais ele acessaria a camanda de negocio, que por sua vez devolvera o resultado para evento que modificara a interface do usuario. seria isso???
MVC (model view control)
M- modelo, negócio, camada onde fica os seus componenetes do negocio
V- tela, interface, camada responsavel por interagir com o usuario
C- controle, camada responsavel por coordenar o funcionamento
ex.: Cadastrar Cleinte
a interface recebe os dados digitados
o objeto de camada de negocio valida os dados
a camada de controle persiste os dados