Bom dia, estou trabalhando em uma aplicacao java, onde esta sendo usado Jsp para quase tudo, tem poucas classes java, nas jsp sao geradas querys dinamicas conforme um filtro escolhido, estas querys tem muitos agrupamentos, praticamente PL/SQL dentro de jsp’s, totalmente usando JDBC, e muitas variaveis em sessao, gostaria de comecar a reescrever esta aplicacao e pensei em utilizar o Ibatis para a camada de persistencia, nao sei ainda o que usar para as paginas em geral, a aplicacao praticamente gera resultados em listas para serem avaliadas pelos gerentes, alguem tem alguma dica de arquitetura para esta aplicacao
Estude MVC… evite fazer isto que vc esta fazendo… jamais coloque nenhuma regra de negocio, querys ou qualquer coisa em jsps… o jsp so serve para visão… nada alem de renderizar a visão das paginas…
Olha LuisTiagos, a minha ideia é principalmente tirar estas regras de negocio das jsp, e criar camadas, que nao existem hoje, pensei no ibatis pois nao posso deixar que se crie sql dinamicos na aplicacao, por questoes de performance, entao o hibernate estaria descartado, como o banco e desnormalizado e preparado somente para consultas com views e outras visoes sumarizadas, é que nao sei tambem se o ibatis supriria meu problema, mas obrigado pelas respostas.
Camadas? That’s so old-fashioned…;)[/quote]
Taz, eu acredito que quando dizemos camadas é apenas por força de expressão, não querem dizer necessariamente “layers”.
Fica mais intuitivo, mais didático dizer camadas, creio.
Taz, eu acredito que quando dizemos camadas é apenas por força de expressão, não querem dizer necessariamente “layers”.
[/quote]
Pra mim dah na mesma. Vamos falar em outras palavras se vc não entendeu…
DAOs? Controllers? Services? Repositories? THAT’S SO OLD-FASHIONED!!!
Estude linguagens com Ruby e frameworks como Seam se vc quer entender do que eu estou falando…
[/quote]
Pra mim dah na mesma. Vamos falar em outras palavras se vc não entendeu…
DAOs? Controllers? Services? Repositories? THAT’S SO OLD-FASHIONED!!!
Estude linguagens com Ruby e frameworks como Seam se vc quer entender do que eu estou falando… ;)[/quote]
Só tentei explicar o que entendi pelo ponto de vista do ronbinson.
Mas que seja, já estudo seam e spring pra implementa-lo em meus projetos, talvez um dia eu entenda o que você diz >_>