Olá, sou novo no mundo da programação e estou desenvolvendo uma aplicação em JavaFX 13, o JavaFX não vem mais com as novas versões do JDK e tive que baixar a parte e configurar o NetBeans e funcionou perfeito, o problema é que quando gera o arquivo .jar não funciona e o seguinte erro:
“Error: JavaFX runtime components are missing, and are required to run this application”
Alguma ajuda?
Pesquisei e não tem nada referente a esse erro com o NetBeans.
Tá faltando na chamada os modules do JavaFX.
Basta coloca-los.
1 curtida
Boa tarde, poderia me indicar um passo-a-passo?
Boa tarde, consegui add as chamadas dos módulos e está funcionando via terminal com o comando “java -jar --module-path $PATH_TO_FX --add-modules javafx.controls,javafx.fxml Arquivo.jar”, gostaria de criar um atalho, mas não estou conseguindo
Pode coloca-lo dentro de um arquivo de lote.
Ou ainda criar usando o JLink, ele gera um arquivo de lote com uma JVM reduzida de acordo com o projeto, mas tambem pode no Jar criar um manifest colocando os modules.
nesse caso, instala um jdk normal e se desejar pode tirar as fontes da JVM.
Pelo NetBeans ou Eclipse tá simples gerar modularizado, no NetBeans procure por jlink no seu projeto.
Tem a opção tambem de usar o https://openwebstart.com/, sim, porque a Oracle descontinuou o Java Web Start, por causa que não existem mais plugins Java nos navegadores e ela não disponibiliza mais JRE como em versões mais antigas.
Mas o povo Open já deu um jeito.
O melhor dos mundos com a modularização seria a possibilidade do novo JPackage tools gerar nativos cruzados, mas quando se fala em nativos cruzados em Java, estamos falando
em nativos que levam junto uma JVM otimizada do projeto e nela tem toda a segurança e portabilidade do Java.
Isso significa estando no Linux por exemplo, se conseguiria gerar nativo para Linux, Windows, Mac, Solaris e por ai vai.