tenho um programa que conecta o java com o postgres e criei um .jar
nele eu chamo o .jar do postgres para fazer a conexao
quando executo ele em outra maquina, nao funciona, porque o jar do postgres da outra maquina nao existe, nao esta la na pasta (lib/ext) onde o java esta instado
como faco entao para que o .jar do postgres seja chamado de uma outra maquina - nessa maquina que eu tenho o meu .jar, nao na maquina local
Tenho um programa em java que conecta com o postgres !!!
Para conectar com o postgres, tenho que chamar o driver dele, um arquivo .jar
Criei um .jar desse meu programa para ser executado em qualquer máquina, com o .jar do postgres, os .class e os .java !!!
Mas quando eu copio esse meu .jar para outra máquina e mando executar, não encontra o .jar do postgres, já descompactei esse meu .jar e veio junto o .jar do postgres.
Se eu colocar o .jar do postgres na pasta \lib\ext onde esta instalado o java, dae funciona, ele conecta com o postgres e executa meu programa belezinha …
Mas se eu for distribuir esse meu programa .jar para meus clientes, vou ter que colocar o .jar do postgres também ?? Porque fica inviável para mim, tenho clientes fora da minha cidade (moro em Curitiba, tenho cliente em Foz do Iguaçu - do outro lado do estado) - e mandar o cliente copiar o .jar do postgres na pasta do java, melhor eu ir la e copiar …
O problema é que existem alguns usuarios que nao sabem nem mexer no windows direito, tem usuario que nao sabe nem copiar … Entao não vai funcionar nada e o cliente vai ficar reclamando, que o programa nao funciona, que ta pagando por algo que nao funciona …
A aplicação deve ser distribída com os jar´s (e demais dependências) para todos os sites (não necessariamente web) de deployment. Neste teu caso como tu copiou, pode ser problema de classpath. T+