Pessoal na empresa em que trabalho tem um sistema cobol daqueles antigos mesmo, procurei saber como converter as estruturas durante minhas pesquisas no google achei falando que usa a extensão .dbf mais procurei na pasta do sistema não achei nenhum arquivo com essa extensão achei uns arquivos estranho com extensão .idx e outros sem extensão como no exemplo abaixo:
Eu teria muito cuidado pois essa base de dados pode ser hierarquica ou em rede, e para converter para uma base mysql vc teria que converter esse modelo em um modelo relacional.
Não é uma tarefa simples, vc teria que compreender bem o modelo de dados e olhar todos os fontes disponiveis.
[quote=peczenyj]Eu teria muito cuidado pois essa base de dados pode ser hierarquica ou em rede, e para converter para uma base mysql vc teria que converter esse modelo em um modelo relacional.
Não é uma tarefa simples, vc teria que compreender bem o modelo de dados e olhar todos os fontes disponiveis.[/quote]
a questão também que eu nem consigo abri esses arquivos corretamente.
Então tiago, como já foi muito bem dito antes muito cuidado nesta hora. Os arquivos .CBL se não me engano são os arquivos fontes do sistema COBOL, os arquivos sem extensão são os arquivos de dados e os outros são os indices de acesso.
Para passar estes dados para outra base vai ser dificil, mas não impossível.
Alternativa:
VOCÊ ou alguem que programe em cobol terá que abrir os arquivos que interessar e exportar os dados para outros arquivos do tipo texto.
A partir do banco de dados de sua escolha importar os dados que estão nos arquivos texto gerados no passo 1.
Os fontes (.CBL) que vc mencionou juntamento com o compilador e linkeditor irá tornar possivel vc completar o passo 1.
ATENÇÂO, FAZER ISSO EM CIMA DE CÓPIAS CONFIAVEIS DOS ARQUIVOS ORIGINAIS, pois perder dados em COBOL não é muito dificil.
[quote=Focão]Cara deixa o COBOL quieto no lugar dele…
se quiser conversar com ele da uma olhada em EGL.
Mexer no que está quieto é complicado…[/quote]
Nada contra o cobol mas o cobol do sistema é aquele de dos, a empresa que cuida dos sistema não da muita atenção pra migrar ele pro cobol se não me engano fujistu .
Se vc (a empresa obviamente) tem os fontes e a empresa onde trabalha tem um certo interesse em migrar o sistema e a fujitsu não dá muita bola; talvez seja uma oportunidade de você encarar o desafio e fazer a diferença. Já avaliou a coisa toda por este angulo?
[quote=fantomas]Se vc (a empresa obviamente) tem os fontes e a empresa onde trabalha tem um certo interesse em migrar o sistema e a fujitsu não dá muita bola; talvez seja uma oportunidade de você encarar o desafio e fazer a diferença. Já avaliou a coisa toda por este angulo?
flws
[/quote]
então é mais ow menos isso, só que o meu objetivo maior seria pra estudo, em migrar esse sistema.
o problema maior que vejo seria reaproveitar as informações contida no banco do cobol.
pois seu eu desenvolver um sistema o pessoal não vai gosta muito de cadastra todas as informações.
Cara essas bases .dbf e .idx me parecem coisa de FlagShip ou Harbour, se for isso vc pode pegar as tabelas dbf
e abrir no dos mesmo com dbu.exe do clipper so procurar na net que vc acha, quanto as .idx são somente indices