Estou acessando meu bando sql com um conjunto de classes da microsoft, que consegui com através do próprio site da microsoft. O que acontece é que os classes vieram dentro de arquivos jar. Bom, isso não é um problema, mas o que ocorre é que como estou começando, uso o NetBeans, então usei a função Mount, e abri as classes dentro do NetBeans. O programa em codigo fonte funciona que é uma beleza, mas quando vou executar o aplicativo através do prompt (independente do NetBeans), ele acusa que não encontru as classes. E agora, o que faço? Como faço referência as classes direto no código fonte? Ou melhor, como utilizo de forma correta os arquivos jar?
bom quanto a habilitar os jars para vc poder usar dentro do netbeans é o seguinte, vc precisa colocar esse jar dentro de dois locais no seu computador para poder utilizar o jar…
:arrow: primeiro lugar: diretorio onde está o sdk do java
dentro da pasta ext
:arrow: segundo lugar: diretorio onde está o netbeans
vc colocando nesse 2 lugares vai habilitar a utilização do jar tanto para desenvolvimento sem IDE quanto com o netbeans, o pq colocar dentro do diretorio do netbeans sendo que jah está dentro do diretorio do java, para que o netbeans possa reconhecer as classes e seus métodos de forma rapida e habilitar a ajuda de codificação para o programador.