Array com 0 elementos

Olá pessoal. Meu nome é Daniel e estou começando a mergulhar nesse mundo da programação. Esse também é meu primeiro tópico no GUJ.

Bom, em um dos exercícios que estou fazendo, foi pedido para escrever um programa com uma array qualquer com 0 elementos. O código foi compilado com sucesso, mas não entendi a utilidade disto. Vocês que tem mais experiência em programação poderiam me responder por favor?

Desde já agradeço. Abaixo está o código.

public class Array0Elemento {
	public static void main(String[] args) {
		int[] valores = new int[0];
		System.out.println("Array criada com sucesso!");
		System.out.println("Valor: " + valores.length);
	}
}

Representa um array vazio. É bem útil quando você vai criar um array dinamicamente, baseado em algum atributo que pode mudar.

Por exemplo, imagine que existe um método, que lê alguns alunos de um arquivo e monta um array com eles. Você o usaria assim:

Aluno[] alunos = carregarDoArquivo("alunos.txt"); for (int i = 0; i < alunos.size(); i++) { System.out.println("O aluno " + i + " é: " + alunos[i]); }

Agora. O que acontece se não houver nenhum aluno gravado no arquivo? A primeira opção seria retornar null. Entretanto, o null faria aquele for dar um NullPointerException, bem na hora de chamar alunos.size(). Claro, você poderia colocar um if ali, mas toda vez que usasse um método que recebe um array por parâmetro, teria que ter um if similar.

A segunda opção seria se o método carregarDoArquivo retornasse um array vazio. Sem nenhum aluno. Isso indica que ele retorna efetivamente um array, mas nesse caso, não há ninguém dentro. Note que o if ali continuaria funcionando. Melhor que isso, até faria o comportamento que você espera, que é não rodar.

Um array com zero elementos pode ser passado para algum método que espere um conjunto de 0 ou mais elementos.

Por exemplo, seu método “main” é assim:

public static void main (String[] args) 

Onde args é um array contendo as opções que você passou na linha de comando. Se você não passou opção nenhuma, então você receberá um array de 0 elementos.

Sacou?

Um array fazio serve como controle caso seu estado seja diferente do esperado retorne um array vazio.

no estudo, nem sempre tem muita utilidade. mas ao mudar o valor, notamos que muda o resultado, serve para entender os comandos, coisa parecida…
no caso o length que é o comprimento. da array.

[code]

public class Array0elemento {
public static void main(String[] args) {
int[] valores = new int[10];
System.out.println(“Array criada com sucesso!”);
System.out.println("Valor: " + valores.length);
}
}[/code]

valor vai vir 10. como comprimento…

[code]
public class Array0elemento {
public static void main(String[] args) {
int[] valores = new int[10];
valores[0]= 100;
System.out.println(“Array criada com sucesso!”);
System.out.println("Valor: " + valores.length);
System.out.println("Valor: " + valores[0]);
}
}

[code]

Obrigado a todos. Espero um dia poder contribuir também.

hi every one,…,.
An array with no elements is also called a zero-length array. A variable holding a zero-length array does not have the value Nothing.

You might need to create a zero-length array under the following circumstances:

*

  Your code needs to access members of the Array class, such as Length or Rank, or call a Visual Basic function such as UBound Function (Visual Basic), without risking a NullReferenceException exception.
*

  You want to keep the consuming code simpler by not having to check for Nothing as a special case.
*

  Your code interacts with an application programming interface (API) that requires you to pass a zero-length array to one or more procedures, or that returns a zero-length array from one or more procedures.

its very useful information i hope its helps you,…