Olá gostaria de saber como faço para tratar um array nulo, pq tenho um array que pode ser usado ou n.Ja tentei comparando com null mas n da certo, no arrayList é possivel verificar com o isEmpyt só que estou usando array simples. valew!
nao entendi muito bem…
mas era pra funcionar assim, se for nulo vc manda uma nova ionstancia, que ai nao da erro
if(seuArray == null)
seuArray = new Array();
pelo menos aqui comigo funciona…posta ai a parte do codigo emq ue vc chama esse array e a parte em que vc preenche…
Lembre-se quem um vetor nullo é algo semelhante a isso:
String[] xpto = null;
Se você declarar:
String[] xpto = new String[4];
e não alterar mais esse vetor ele não será nulo, mas se você for mecher em algum dos seus valores ocorrerá NullPointerException, pois o vetor começa com todas as suas posições valendo null.
ha sim eu sei, vou explicar como acontece:
é um receituário e tem os campos paciente, endereco, diagnostico e medicamento
no medicamento tem um array que armazenas os nomes dos medicamentos, só que eventualmente não ha necessidade de ser passado o medicamento, só que o programa não está aceitando o medicamento ser nulo pq tem um for contendo o medicamento, a minha idéia é colocar um “if” antes desse “for” assim se o “for” tiver dado ele entra no loop caso não esteja ele nem executa.
[code]
if(medicamento.equals(null)){//não funciona assim
for(int e=0; e<medicamento.length;e++){
blablabla
}
}
[code]
assim não funciona mesmo, faça algo do tipo
if (medicamento != null && medicamento.length() >0 {
//insira seu código aqui
} else {
//é nulo
}
for(int e = 0; medicamento!=null && e<medicamento.length; e++) {
//blablabla
}
pow galera valew a ajuda, consegui aqui, porém a solução que coloquei foi colocar o meu bloco for dentro de um try/catch, bom acho que eu marretei o código pra funcionar mas ta de boa (estou atrasado no projeto e só faltava praticamente esse detalhe) valew galera Deus abençoe vcs!
:shock: :shock: :shock: :shock:
CARALEO
Não acreditei no que eu li!
putz, foi tão grotesta assim a solução?? :oops:(bom so justificando a minha marretada, sou eu quem vai dar manutenção, e a solução é provisória só para apresentação)
Cara coloca aí o que você fez de repente a gente consegue melhorar!!! Uma vez a marreta dentro do código sempre ela irá ficar, para todo o sempre! :lol:
[quote=jairelton]for(int e = 0; medicamento!=null && e<medicamento.length; e++) {
//blablabla
}
[/quote]
Só lembrando que as condições de parada em qualquer loop são reavaliadas a cada passo dele. Para diminuir a complexidade, coloque a 1ª condição em um if fora do loop.