só que aqui quando faço isso ele retorna null point exception…
Então procurei algo sobre ArrayList mas nao achei nenhuma slução possivel…
Alguém pode me ajudar com a solução ou em Arraylist ou usando apenas o vetor???
Use as tags de código [ code ] e [ /code ] por favor, para facilitar a vida de quem le!
O seu erro é que voce está confundindo, pois voce inicializou o " Cliente[] cli=new Cliente[10]; " mas não as posições, ou seja, quando voce usa cli[X] ele devolve null, e null não tem a função setNome(): “NullPointerException”
Não sei se entendi direito… veja se é isso que vc precisa:
List<Cliente>cliente=newArrayList<Cliente>();StringSQL;SQL="SELECT * FROM cliente";ResultSetrsCliente=st.executeQuery(SQL);while(rsCliente.next()){Clientecli=newCliente();cli.setNome(rs.getString("nome");cli.setEndereco(rs.getString("endereco");cli.setTelefone(rs.getString("telefone");cliente.add(cli);}
Assim vc vai ter um array de objeto com os dados da sua consulta.
mariofcc
ve se isso ajuda…
vc tem que criar os objetos Cliente antes…
publicstaticvoidmain(String[]args){// TODO Auto-generated method stubCliente[]vetCliente=newCliente[10];for(inti=0;i<vetCliente.length;i++){vetCliente[i]=newCliente();//criado objeto CLiente}vetCliente[0].setNome("nome");vetCliente[1].setNome("nome1");vetCliente[2].setNome("nome2");vetCliente[3].setNome("nome3");vetCliente[4].setNome("nome4");vetCliente[5].setNome("nom5");vetCliente[6].setNome("roberval");vetCliente[7].setNome("malabi");vetCliente[8].setNome("beto");vetCliente[9].setNome("Joao");for(inti=0;i<vetCliente.length;i++){System.out.println("Nome:"+vetCliente[i].getNome());}
isso ai e com List…em baixo tem com ArrayList e mais facil e vc cria somente os objetos de cliente que vc vai usa.
publicstaticvoidmain(String[]args){ArrayListlist=newArrayList();for(inti=0;i<5;i++){Clientecliente=newCliente();cliente.setNome("nome"+i);list.add(cliente);}Iteratoriterator=list.iterator();//percorre a Listawhile(iterator.hasNext()){Clientecli=(Cliente)iterator.next();System.out.println(cli.getNome());}}
espero que ajude falo
cyrofranco
Valeu Mario, foi muito util o seu código… mas o Jobiz foi perfeito… eu nao estava entendendo direito como seria util uma List… entendi o funcionamento, mas nao tinha entendido ainda qual seria a grande vantagem de se usa-la ao invés de um vetor simples, minha duvida surgiu pois eu ja tenho uma estrutura montada, com a classe Cliente e os metodos set e get prontos, e eu nao queria alterar a estrutura da minha classe… usando uma list eu tenho a vantagem de não definir o tamanho do meu vetor…
Acho que esse topico vai ser muito util para as pessoas que tem duvidas sobre uso de List e Vetores…