Arraylist organizado e sem elementos repetidos. [RESOLVIDO]

Olá, tenho um ArrayList do tipo Equipamento e gostaria de saber uma boa maneira de organiza-lo e retirar seus elementos repetidos.
Andei lendo alguns tópicos e vi que uma possível solução seria usar a estrutura TreeSet.
Também gostaria de saber se eu posso determinar uma classe que implementa Comparator para poder ordenar
essa estrutura da maneira que eu quiser como faço com o ArrayList.

Collections.sort(listaDeEquipamentos, new ComparaPorFabricante());

Obrigado.

Para criar uma lista sem elementos duplicados você deve utilizar uma classe que implemente a interface Set, até onde sei estas são: HashSet, LinkedHashSet e TreeSet. Utilizando estas classes ela elimina, automaticamente, os elementos duplicados (as cópias).
      E para ordená-los, em ordem alfabética, usa-se o método .sort().
      Sobre a interface Comparator, não posso falar nada, porque esta foi a primeira vez que eu ouvi falar nela (sou novo em Java, tá?!), desculpa por não ajudar  :cry:  :cry:  :cry:  :cry: .

Sim, basta usar um TreeSet.

E passar o comparador no construtor:

SortedSet&lt;Equipamento&gt; setDeEquipamentos = new TreeSet<>(new CompararPorFabricante()); setDeEquipamentos.addAll(listaDeEquipamentos);

O resultado já estará ordenado e sem repetições. Não é necessário chamar o método sort, pois esse método nem existe nos sets, hehehe.

Flavio05, para aprender sobre o Comparator e o Comparable, leia o tópico:

[quote=ViniGodoy]Sim, basta usar um TreeSet.

SortedSet&lt;Equipamento&gt; setDeEquipamentos(new CompararPorFabricante()); setDeEquipamentos.addAll(listaDeEquipamentos);

O resultado já estará ordenado e sem repetições. Não é necessário chamar o método sort, pois esse método nem existe nos sets, hehehe.

Excelente tópico, valeu!!!

[quote=ViniGodoy]Sim, basta usar um TreeSet.

SortedSet&lt;Equipamento&gt; setDeEquipamentos(new CompararPorFabricante()); setDeEquipamentos.addAll(listaDeEquipamentos);

Funcionou perfeitamente.
O codigo final segue a ideia abaixo.

SortedSet&lt;Equipamento&gt; listaDeEquipamentos = new TreeSet&lt;Equipamento&gt;(new ComparaPorFabricante()); listaDeEquipamentos .addAll(listaAux);

Muito obrigado.

Pois é, vi que tinha um erro de sintaxe só agora. Acho que tava com a sintaxe do C++ na cabeça. Ou é sono mesmo.