Arrays (matrizes) de dimensões dinâmicas. É possível? (descrição inside)

Olá,
Tenho que implementar uma aplicação que faz operações de álgebra tensorial e estou tendo alguns problemas. Basicamente o que acontece é o seguinte:

A operação de produto tensorial, por exemplo, recebe como entrada duas matrizes e produz como resultado uma nova matriz com dimensões que sao a soma das dimensões das matrizes anteriores. Por exemplo:

entrada: a[][] , b[][] - Saída c[][][][]

ou

entrada: a[][][][], b[][] - Saída c[][][][][][]

A minha questão é: se eu criar o meu método como :

public double pTensorial (double a, double b)

e “a” e “b” forem matrizes (a[][] e b[][]), ele vai aceitar ou vai dar problema? peço isso porque não sei qual o número de dimensões das matrizes que o usuário vai passar como parâmetro e seria inviável fazer um método diferente para cada combinação de dimensões de matrizes.

Peço que notem que eu sou muito novato em programação em geral e ainda mais em java. Mas foi isso que o meu professor do mestrado pediu que fizéssemos então não tenho escolha. Espero também ter sido claro o suficiente.

Obrigado desde já!

Não estás a confundir conceitos? O que tu precisas não é simplesmente isto?

    public double[][] pTensorial (double[][] a, double b[][])  {
}

Olá pmlm, obrigado pela resposta.

Eu não posso definir o método dessa maneira porque fazendo assim o método ficaria restrito a vetores de apenas duas dimensões. Existem casos (e são muito comuns) em que o usuário irá passar como parâmetro arrays com mais dimensões, por exemplo a[][][] e b[][][], e isso resultaria em um array final de 6 dimensões, requerendo que o tipo de retorno do método fosse alterado também.

Mas 6 dimensões, como se fossem 6 planos?

Um uma matriz de 6x6?

Isso, 6 planos.

Por exemplo 5x5x5x5x5x5. Loucuras matemáticas :frowning:

Dinâmico, eu diria para tentares usar List.

[quote=pmlm]Dinâmico, eu diria para tentares usar List.
[/quote]