Artigo - Como Amadurecer o Processo de Testes

[size=18]Como Amadurecer o Processo de Testes[/size]
Por: Fernando Palma
Maio, 2007


Apesar do crescimento da área de testes de software, ainda é difícil encontrar profissionais experientes e capacitados, justamente por ser uma cultura recente no país. Em muitas empresas, os conceitos de qualidade de software estão distantes de uma maturidade desejada. Existem omissões de etapas de testes e falta de comprometimento com a qualidade dos sistemas. Como conseqüência, encontramos produtos de baixa confiabilidade e gastos desnecessários em razão a descobertas de erros tardias. Este Artigo tem o objetivo de ajudar quem pretende melhorar o seu processo de desenvolvimento e produzir com maior qualidade através do estímulo ao crescimento de seus profissionais de testes.

É comum encontrarmos modelos de fabricas de software que adotem apenas um homologador, qual participa paralelamente ao desenvolvimento do sistema, testando tela por tela, e encaminhado os erros imediatamente aos programadores. A isso, acrescenta-se o fato de que ele inicia sua atividade sem o conhecimento do negócio e, em alguns casos, ausente de um plano de testes. Os prejuízos gerenciais causados por este método já foram abordados no artigo Execução de Testes e Gerencia de Testes. Agora, serão focadas algumas práticas no processo, divididas em alguns passos, que trazem uma boa evolução. Passando por isso, será atingido um patamar em que os testes sejam realizados em todo o ciclo de produção do sistema.

Uma vez que, seria inviável realizar uma quantidade grande de mudanças em um prazo curto, a proposta é que sejam feitas pequenas alterações, graduais, induzindo um processo natural de amadurecimento. Para isso, foram denominadas três fases:
Continua aqui: http://www.testesdesoftware.blogspot.com/