Artigo Interessante sobre a terceirização

Apesar de ser meio antigo (de 2010) hoje se observa que a realidade proposta nele anda se concretizando principalmente aqui no brasil.

Faltou o link aí! =P

pois é onde eu tava com a cabeça?! já editei colocando o link.

[prostituição detected!]

IDG Now não é uma boa referencia…

[quote=perdeu][quote]
Se o profissional oferece apenas competências técnicas, posso simplesmente ir lá fora para obter o mesmo serviço muito mais barato
[/quote]
[prostituição detected!]

IDG Now não é uma boa referencia…

[/quote]

Talvez… Porem pelo que se nota desta vez eles estão certos, pois é justo isto que está acontecendo no cenário de TI atual.

esse cenário descrito não é o que eu ando vendo… simples assim… ao menos não aqui em sp

para se ter certeza eu teria que comparar a quantidade de vagas abertas, pegar um histórico no apinfo por exemplo pesquisar em anos diferentes quantas vagas foram abertas nos mesmos meses em todos os anos… fui testar mas infelizmente não traz resultados para pesquisar de mais do que 3 meses atrás… mas olhando direito, fiz uma pesquisa por java agora, ultimos 3 meses e deu 854 resultados… mais pro começo do ano tinha feito uma pesquisa e deu tipo mil resultados…

considerando que no começo do ano costuma pegar gente mesmo, achei que está normal…

resumindo, achei essa história muito mal contada…

Tem uma coisa que o pessoal não sabe…a india tem uma ajuda do governo local no qual acaba este ano, isto fará com que o serviços por lá também se encareçam, a diferença esta na mão de obra , vc pega um brasileiro, embora o inglês seja um problema, este cenário vem mudando a cada ano …e talvez este seja o maior gargalo entre nós e os indianos a lingua e a educação … com estas mudanças que vem ocorrendo a cada ano e com encarecimento da mão de obra por lá …muitos serviços estão ou serão migrados para o brasil (horário, relacionamento, comunicação) , basta olhar as grandes empresas , estas estão trazendo seus centros de desenvolvimentos globais para o brasil e querendo ou não, nós temos uma adaptabilidade em relação a cenários, ou seja, podemos nos adaptar facilmente a cultura, regras , etc…coisas que outros povos tem um certo grau de dificuldade sem generalizar é claro …enfim … o que também temos que nos atentar não esta somente nos BRICS e sim no velho-mundo … onde com a escassez de euros e a crise por lá , estão fazendo os governos , bancarem muitas coisas e uma delas é pegar parte desta fatia de serviços de TI , que geram muitos empregos e renda para a população …
Terceirização é uma tendência que já existe a muito tempo , o que hoje tem são as quarteirização e quintarização e por ai vai …rs…esta é minha opinião pessoal …

Tem uma coisa que parece que voces estao ignorando ai. Esta materia se refere ao mercado americano, que é bem diferente do nosso. Nós somos a outra ponta da historia. Muitas empresas aqui fazem projetos para clientes estrangeiros. Por outro lado eu não conheço nenhuma empresa 100% brasileira contratando empresas de fora para baratear mao de obra. Pelo menos ainda nao.

O que eu acho: Sim, o que está no texto já é uma realidade hoje, mas nos Estados Unidos e (talvez) Europa. Não creio que ficaremos assim tão cedo.

Pelo que ouço falar por amigos que estão fora e pelo que leio nos livros a qualidade dos produtos de TI fora do Brasil não eh muito diferente da que encontramos aqui. Normalmente produtos de baixa qualidade, custos altíssimos de manutenção e insatisfação dos clientes.

Um ponto importante é que muitos dos diretores da nossa área parecem ainda não ter notado que programador não é peão, ele não pode simplesmente ser substituido por outro mais barato para automaticamente a margem de lucro aumentar. Ela não vai aumentar ,vai na verdade diminuir em muitos casos. A diferença de produtividade entre programadores é muito grande e todas as medidas, criações de processos, estudos, gerentes, CMMIs e afins que trazem no discurso diminuir esta diferença, quando o fazem, fazem equiparando programadores extraordinarios a meros estagiarios e juniores recem-formados. Eles diminuem a produtividade dos experientes para equiparar a dos iniciantes, não o inverso. Assim eles podem ter uma melhor idéia de custos, e cortar um ou dois daqueles mais caros e manter os mais baratos.

Mas o efeito disso é o inverso do desejado, programador inexperiente produz codigo ruim, dificil de dar manutenção, e principalmente, produz bugs em escala maior dos que os mais experientes. O sistema vai se deteriorando aos poucos, o que causa a impressao de que a equipe não é grande o bastante para ele. Traz-se então mais gente, preferencialmente aqueles que acabaram de sair da faculdade porque são mais baratos e a coisa só piora.

Nesse ponto é necessário então fazer alguma coisa pela qualidade do produto, entram em campo os consultores de processos, que carregam nos seus ITILs e CMMIs o segredo do sucesso de software (embora nunca nenhum deles tenha de fato produzido software). Eles encontram diversas falhas nos processos, nos formatos da comunicação, nas planilhas de riscos, mas nunca, NUNCA, nem de longe, fazem qualquer menção a qualidade dos programadores, a qual eles são incapazes de avaliar.

Só para concluir o meu chororô:

Esse é o ponto chave da historia e esta frase esta corretíssima, se for pra contratar alguem que faça o que todo mundo faz eu contrato um indiando que é mais barato.

Qualidade de um software é o resultado das habilidades e experiencias dos programadores que o fizeram, quanto maiores maior será a qualidade do produto.

Seja offshoring (EUA e Europa) ou outsourcing (Brasil) não faz muito diferença, quem terceriza não esta preocupado com qualidade, apenas em reduzir custo.