[quote=raf4ever]amigos,
quais as vantagens do flex com relação ao laszlo?
obrigado
[/quote]
Você quer mesmo saber? 
Então vamos lá! :lol:
O Flex diferente do Laszlo foi projetado para ser uma solução enterprise, ao contrário que muitos fazem,
não foi feito para fazer simples sites e etc… Não sei se sabe, mais todo o sdk do Flex foi baseado no no sdk do java,
como por exemplo:
*O esquema de pacotes;
*O empacotamento das classes; (o .jar do java se chama .swc no flex)
Falando a nível de view, o Flex usa ActionScript para gerar seus componentes, alguns não sabe mas a
Adobe doou parte da VM Flash Player a Mozilla, com o codenome de Tamarin.
O que roda na VM FlashPlayer é ActionScript, liguagem desenvolvida por quem desenvolveu a VM FlashPlayer,
que por sua vez é a linguagem do Flex.
Quanto ao Laszlo, fizeram algumas coisas extrondosas para transformar o .lzx em Flash, aí você diria:
Isso é mesmo uma vantagem? já executou uma aplicação de médio porte com saída para DHTML?
ou até mesmo para Flash, o on demand dele pede arrego! fica muito lento.
E outra, você que desenvolve app’s web que usa html/js/css para denotar interface…
Quantos problemas de compatiblidade de browsers você já teve?
Sou muito mais a favor de executar minhas aplicações em cima de uma VM, no caso o FlashPlayer,
logo me preocupo apenas com as lógicas de interface, não com possíveis problemas de máquinas clientes.
A Adobe doando parte da engine para a Mozilla, colaborou muito para a nova Especificacao ECMA Script,
que está resutando na nova engine de JS, há até rumores que nas próximas versões do Firefox
será capaz de executar um código ActionScript (Tamarin) sem a necessidade do plugin Flash.
Tem até um pessoal que fez um Bechmark com o Tamarin testando a VM:
http://www.phpavancado.net/node/415 o bixo se saiu muito bem!
Falando ainda de desenvolvimento de View, o uso de mxml que é nada mais nada menos que uma linguagem de marcacao,
ajuda muito o desenvolvimento, você pode fazer tudo e um pouco mais com algumas simples tag’s.
Fora que se você quiser fazer um componente (Detalhe tudo! no flex é orientado a objetos)
você pode usar todos os conceitos do paradigma O.O para escrever seus componenetes em AS,
e depois distribuir facilmente em pacotes .swc que pode ser usado usando o MXML.
CSS: trabalhar com css no flex é muito bom, se você usar o Flex Builder 3, você faz seus estilos visualmente,
clicando e arrastando! é muito produtivo.
Ok, agora falando a nível de back-end, já ouviu falar no BlazeDS? cara esse bixo ae é louco de mais!!! e o melhor é OpenSource!!!
Você sabe o que é a tecnlogia data-push? se não, imagine como se fosse uma implementacao do Pattern Observer.
No flex voce fala ao componente assim, Seja data-push e entao o servidor cuida do resto!
Ex: Se eu tenho 30 pc clientes com uma lista de Clientes em Tela de Venda, se algum outro pc cliente atualizar a lista, na hora os 30 pc’s atualizam a lista de clientes cadastrados.
Outro detalhe esse acredito ser o mais importante… como vc desenvolve com o Laszlo? XML? WebServices?
Com o Flex você pode simplesmente trocar objetos java com objetos Flex/ActionScript! e o melhor!!
A tranferência de dados é feita sobre um protocolo chamado AMF, que roda em cima do HTTP,
Este provê compactacão e tranferência binaria!! isto é, nada de texto como acontece com JSF(HTML/JS) ou Laszlo e outros afins.
Observe isto: http://www.jamesward.org/census/ faça os testes.
Fora que o BlazeDS oferece canais que voce pode fazer streaming sobre puro http e etc…
Para fazer um chat vc nao leva nem 1 hora!
O SDK do Flex é open source, e já está nascendo IDE’s de graça também! como o FlashDeveloper
E se você é estudante ou do genero, você pode baixar seu Flex Builder 2 de graça!
http://www.flexregistration.com/
Que vem com a API de Charts que por sinal é muito boa!!!
(Já tentou fazer algo dinâmico e interativo com JFreeChart para rodar na WEB?)
Posso estar exagerando? pode até ser… mais você já olhou o mercado lá fora?
Virão qual tecnologia está sendo mais usando no Front-end?
Abraço, Qualquer coisa estamos ae! :lol:
\o/