Alguém aqui leu o artigo do Osvaldo sobre DAO com Caches ???
O Osvaldo escreve cada artigo fenomenal, muito bom mesmo. O cara quando fala sabe do que tá falando.
O artigo que ele escreveu sobre Threads e concorrência no Java 1.5 me deixou de queixo caído. Explicou algo difícil de uma maneira muito clara!
Esse artigo de DAO + Cache eu gostei também, só não entendi porque ele usa Proxies para generalizar o cache para todos os DAOs.
Legal que fica totalmente desacoplado, mas proxy não é algo muito simples nem muito performático.
A questão na minha cabeça é: Não é muito melhor usar herança ??? Uma classe pai que implementa o cache e os DAOs herdam dela. Evitamos assim a duplicação do código e obtemos o mesmo resultado.
Bom, não manjo muito de DAO, mas vou dar uma pesquisada melhor nisso para ver se dá para fazer com herança de forma mais clara.
Simplicidade eh algo subjetivo, entao eu nao vou contestar essa, apesar de achar que dynamic proxies, quando bem aplicados, simplificam demais a vida, mas… de onde vc tirou que eles nao sao performaticos? Talvez vc tenha chegado a esta conclusao baseando-se em dados que eu provavelmente nao tenho. Voce poderia compartilha-los com a gente?
Realmente não tenho embassamento pra falar isso. :oops: Li em algum lugar a algum tempo atrás. Usar performance como desculpa para usar ou não usar alguma coisa é forçado mesmo. Só quando a diferença é muito grande. Uns ciclos de CPU a mais ou a menos acabam na maioria dos casos não fazendo diferença nenhuma.
Mas em ralação a clareza, acho a solução com herança melhor. Ou talvez só esteja sendo preconceituoso com os proxies, pois não estou acostumado com eles.