Artigos : Copyright e outros detalhes

Eu gostaria de estar colaborando com uma série de artigos para o portal. Baixei o modelo de estilo e formatei o documento. Contudo, no rodape le-se :

Ora, o meu problema é o texto de copyright. Primeiro os direitos são do autor e não do site (ou tem alguma regra no pj sobre isso que desconheço ?) O site tem a possibilidade de distribuir o documento em nome do autor.

Segundo se todos os direitos são reservados, não pode ser dada a hipotese da segunda parte da frase. (ou seja, se outra pessoa pode replicar o material com aviso , significa que existe pelo menos esse dierito que não é reservado.)

Terceiro , não se pode poibir a utilização de um texto porque isso significa proibir de ler. O que se pode proibir é a destribuição, a reprodução e alteração. “Replicação” não é aplicavel a texto.

Eu gostatia de sugerir outro texto

“É proibida a reprodução e/ou alteração deste documento por qualquer meio ou forma sem autorização prévia, por escrito, do autor.”

O autorização que o autor dá ao PJ de distribuir o documento é vinculada ao ato do autor enviar o artigo para o portal. Ou seja, se ele envia, ele está automaticamente dando autorização para ser distribuido. Esta informação deve constar do site do PJ, preferencialmente na area de upload do artigo.

Isso me leva à segunda dúvida: Como envio o artigo ?

Sua sugestão foi levada ao conhecimento de toda equipe, logo estaremos retornado pra ti. :joia:

Você deve entrar em contato com alguém da equipe do Portal Java, para que seu artigo/tutorial possa ser avaliado.

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Equipe

Sérgio,

sugestão aceita, mas com uma pequena modificação:

“É proibida a reprodução e/ou alteração deste documento por qualquer meio ou forma sem autorização prévia, por escrito, do autor e do PortalJava.”

A intenção desta frase no final do artigo é dar exclusividade ao site, caso contrário os autores enviam seus artigos para uma duzia de outros sites e isto para nós não é vantajoso.

Para enviar seu artigo, coloque ele no formato modelo do portaljava, e envie para info [at] portaljava.com. Ele será avaliado, e possívei correções serão propostas, então, logo após será publicado.

Att.

[quote=“Franklin”]Sérgio,

sugestão aceita, mas com uma pequena modificação:

“É proibida a reprodução e/ou alteração deste documento por qualquer meio ou forma sem autorização prévia, por escrito, do autor e do PortalJava.”

A intenção desta frase no final do artigo é dar exclusividade ao site, caso contrário os autores enviam seus artigos para uma duzia de outros sites e isto para nós não é vantajoso.[/quote]

Eu até entendo que não seja vantajoso, embora discorde. Tlv essa regra me iniba de contribuir no final de contas…

Como eu disse antes ha um numero limitado de coisas que se podem fazer com um texto. Criá-lo, reproduzi-lo, alterá-lo, distribui-lo e citá-lo. A principio todos estes direitos são do autor exceto o de citação.

Quando o autor envia o seu texto para publicação por uma editora ele está transferindo os direitos de reproduzi-lo e distribui-lo. Ele normalmente faz isto em troca de algum beneficio, monetário ou outro.

A editora não pode alterar o texto e não tem nada a ver com possiveis alterações (novas edições). Ela pode sugerir alterações, mas não pode executar as alterações. Isso cabe ao autor. Sempre.

A editora, claro, como detentora dos direitos de distribuição e reprodução pode vedar esses direitos a outros. Mas não pode vedar direitos que não possui como o de alteração. O autor pode dar esse direito a outro, um colaborador, por exemplo, que escreverá a 2ª edição do texto em vez do autor.

A editora por sua vez outorga o direito de distribuição a uma distribuidora.
Por motivos logísticos e de custo, por exemplo. A distribuidora por sua vez não pode fazer nada com o texto senão distribui-lo.

O JP atua como uma editora que tem apenas poder de reprodução e distribuição. O PJ pode sugerir alterações, mas não as pode executar.
Isso cabe ao autor. Como tal, a autorização cabe ao autor e nunca ao PJ.
O texto proposto acima dá a entender que para alterar o texto é necessária a autorização do PJ, o que não faz sentido pq o PJ não tem esse direito.

O contrato de exclusividade entre o PJ e o autor tem que ser explicito e nada tem a ver com o texto de copyright no documento. São dois campos distintos.

Então deve existir no portal uma página que explique com detalhe o contrato que quem enviar material para o site tem que aceitar, com a ressalva de que se enviar o material está automaticamente aceitando esse contrato. Nesse contrato deve constar a exclusividade que o PJ pretende.
Isto pq o padrão é não haver exclusividade.
Esse contrato nada tem a ver com a pessoa que lê o texto. Apenas com o autor, que não deve enviar o documento para outrém a fim de distribui-lo ou reproduzi-lo.
Por outro lado o PJ deve deixar claro o que irá fazer com o documento. Se vai apenas disponibilizá-lo ou pode eventualmente vender seus direitos a outrém (por exemplo, um artigo muito bom é escolhido por uma editora que pretende fazer um livro com ele, o PJ pode outorgar a essa editora os direitos de reprodução, por exemplo).

Na minha opinião isso não seria bom, pois parece que se está roubando o autor.

Depois que escrevi a pergunta original, lembrei-me que o download é uma forma de distribuição e também de reprodução (criam-se copias) e como tal o que deve proibir é a reprodução material (em papel, por exemplo) e não a reprodução como um todo. Mas o autor adbica desses direitos ao passar o texto para o PJ.

No ponto da alteração faltou mencionar “alteração no todo ou em parte”

então uma frase melhor, contanto que existe o tal contrato entre o autor e o PJ em algum lugar do PJ acessivel aos autores seria,

“É proibida a alteração, no todo ou em parte, deste documento sem autorização prévia, por escrito, do autor.
O PortalJava reserva-se todos os direitos de distribuição e reprodução desde documento”

“documento” pode ser eventualmente alterado para artigo ou outro substantivo apropriado

De forma simplista o autor poderia abdicar de todos os direitos (exceto o de criação que é sempre dele) para o PJ. Ai poderseia escreve !PortalJava Todos os direitos reservados" e pronto. Mas para isso o PJ teria que prometer não usufurir desses direitos como vender os artigos para revistas colocar poublicidade neles, etc… essa é outra opção.

O texto tal como foi sugerido por ti também não satisfaz. E acabo concluindo que o problema está no fato que não existir uma declaração explicita do comprometimento dos autores e do PJ com os documentos.
Isso seria muito necessário. Assim como uma página de upload.

A pag de upload não tem que publicar emediatemtne o texto. ele pode simplesmente enviar o texto por email. O importante é que o ato do upload estabelece um contrato explicito, cujo texto consta da página de upload.

Olá…

pra te ser bem sincero e bem direto. Você está correto em seus questionamentos e sugestões, porém, vc está fazendo "tempestade em copo d´água.

Att.

olá Sérgio

Eu concordo que há realmente uma grande falha na exposição dos termos e condições das publicações no PJ, seu post foi bem colocado e será muito útil para que possamos melhorar o PJ. Vamos pensar na melhor forma de contemplar de maneira clara e objetiva estes pontos.

Gostaria apenas de fazer alguns comentários. Até hoje a submissão dos artigos tem sido algo muito “manual” e pessoal, o autor procura através do Fórum ou da página da equipe alguém que possa ajuda-lo com o trabalho de publicação, este artigo é avaliado e precisa ser aprovado para ter sua publicação executada.

O PJ acaba atuando como uma editora e distribuidora, pois estamos provendo toda “infra-estrutura” necessária para a publicação, reprodução e distribuição do artigo. O nosso intuito é estar sempre provendo material de boa qualidade para a comunidade e promover o autor. Nós pedimos exclusividade na publicação do artigo pois geralmente atuamos revisando o material, formatando-o, etc, por isso fazemos este pedido para de alguma forma termos algum retorno do esforço e valor que agregamos ao artigo, mas os direitos sobre o artigo continuam sendo do autor, vai de cada um acatar este pedido ou não.

Já aconteceu com alguns artigos a indicação direta para a publicação em outra mídia (JavaMagazine ou MundoJava). Nós do PJ temos um contato estreito com os editores das revistas e já abrimos mão da publicação de artigos no PJ para que o autor pudesse publica-lo na revista através de um incentivo e motivação da parte do PJ.

Em resumo, enquanto não existirem regras explicitas , bem definidas sobre o assunto, não acho correcto enviar os artigos. Quando existirem essas regras bem explicitas no site, por favor, me avisem.

Perfeito. Pode ficar certo de que o avisaremos.

[quote=“Juliano Carniel”]Olá…

pra te ser bem sincero e bem direto. Você está correto em seus questionamentos e sugestões, porém, vc está fazendo "tempestade em copo d´água.

Att.[/quote]
Apoiado! :brinde: