Arvore Binaria de Busca, AVL e Rubro negra

Aê pessoal, blz?

Estou com um trabalho a se fazer onde o professor solicitou o seguinte trabalho:

1 - Explicação do Programa
Criar um programa capaz de reconhecer árvores binárias de busca, AVL e rubro negra, onde esse programa realize importação de um arquivo CSV contendo os dados de inserção.
Na hora da importação do arquivo CSV, o programa reconhecerá qual é o tipo de árvore, quanto nós têm a árvore e quais são os valores dos nós seguindo essa estrutura:

Estrutura: tipoDaArvore;qtd_deNos;no1;no2;no3;no4;no5;no6;no7;
Exemplo na prática: avl;4;1;3;7;8;

Após a inserção do arquivo.csv pra dentro do programa, ele reconhece as informações e monta a arvore, a partir daí o professor irá manipular a arvore, inserindo e deletando nós e no final quer que exporte esses dados novamente para CSV em ordem.

2 - Ajuda

Sou iniciante em Java, tive cadeira de POO porém não abstrai minha mente ainda pra sair do C++ que se usa ponteiros, para ir pra Java que utiliza POO e isso me confunde muito.
Queria saber como realizar as 3 estruturas e se teria como aproveitar alguns métodos de uma estrutura em uma outra.

Se puderem me situar em qual direção seguir pra conseguir fazer esse trabalho, ficarei muito grato pois já procurei materiais na Internet que ensinasse fazer em Java porém não conseguia entender muita coisa.

vamos la

cada arvore esse caso é diferente, portanto vc não tem o que reusar de codigo…

exceto a interface.

que operações vc tem numa arvore?

inserir, deletar, exportar ( pra um csv ) ?

Vamos dizer que vc tem ( vou assumir que seus nos sao inteiros ok? se nao for apenas muda isso )

interface Arvore {
   void inserir(int valor);
}

e

public class ArvoreBinaria implements Arvore {
   public void inserir ( int valor ) {
        /* codigo */
   }
}

ate ai tudo bem. agora vem a pergunta, como vc cria uma arvore a partir do tipo? usando uma factory

public class FabricaDeArvores {