é…, tecnologia é o que não falta. Daí eu pergunto:
:arrow: Até que ponto deve-se aprofundar em cada tecnologia considerando que você certamente não vá usar todas elas?
:arrow: Dominar tudo só pelo prazer de falar que é o kara não me parece nem um pouco vantajoso…
:arrow: Conhecer superficialmente pode te levar a tomar uma decisão equivodada por não saber tudo que a tecnologia tem pra oferecer…
Bem, falei apenas de JSRs. Sobre tecnologias no geral, a api de scripting vai ganhar força, flex tende tambem a crescer bastante e JSF tambem se soltarem a especificacao 2.0 antes de 2010, assim como EJB3.1 e JPA 2.0. Sobre o Seam, acredito que ganhara forca quando a API estiver mais estavel, mas tambem vai precisar desacoplar um pouco o session bean da logica da apresentacao.
[quote=rdantas]…
:arrow: Conhecer superficialmente pode te levar a tomar uma decisão equivodada por não saber tudo que a tecnologia tem pra oferecer…
:arrow: e aí, o que vc's acham?
… [/quote]
Mas se você pensar assim, não conhecer várias tecnologias pode ser ainda pior, pois é mais fácil você estar usando uma tecnologia que você conhece muito só que é trabalhosa demais para um certo projeto ou uma certa tarefa!
Minha opinião: quanto mais conhecimento em várias tecnologias melhor! Assim você pode comparar o que cada uma tem de bom e onde usar cada uma delas.
Esse será o ano dos forks do Java, com a Sun perdendo uma enorme parte do seu poder de controle sobre a plataforma - que vai comecar a se fragmentar e deixar de existir. O Android é só o primeiro exemplo - vão ter operadoras lançando stacks java baseados na JSE porém sem o carimbo estúpidamente caro da Sun.
Alguém poderia resumir em duas linhas o que é REST e principalmente qual é o seu “pulo-do-gato”?[/quote]
usa a spec HTTP como base para webservices, faz o CRUD com as operações GET-POST-PUT-DELETE do HTTP, pode ter saída txt, xml e JSON, todos os bigplayers da web fornecem suas APIs como REST (yahoo, google, etc)
REST já é commodity, venceu a guerra contra WS-*. Seria interessante o menta implentar isso!
No rails fiz uns testes e é muito simples, em java o mais fácil que encontrei foi no Struts 2 usando um plugin JSON