As 5 tecnologias baseadas em Java para aprender em 2008

Notícia publicada pelo TheServerSide sugere as 5 tecnologias, baseadas em Java,
mais interessantes para se aprender em 2008. São elas:

[quote]- OSGi (a specification for dynamic modules for Java)

• The Java Content Repository spec, first appearing in the JCP in February 2002
  • Google Web Toolkit (first released in May, 2006)
  • Groovy (first released in May, 2004)
  • Cloud computing (a concept designed around the use of virtual servers, or distributed computing without the use of EJB)[/quote]

Apesar de serem um tanto velhas, o autor comenta que atingiram a maturidade, a ponto de serem recomendadas.

[URL=http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=48270]Mais da notícia aqui.[/URL]

Quais as tecnologias vocês escolheriam para aprender em 2008?

Eu recomendo algumas mais recentes, caso voce ainda nao conheca:

:arrow: JPA
:arrow: EJB3

e sobre o que deve aparecer ainda esse ano

:arrow: JPA2
:arrow: EJB3.1
:arrow: JSF2
:arrow: WebBeans (Seam)
:arrow: Servlets 3.0

por essas suas apostas, pode se dizer que o Seam tende a se tornar cada vez mais popular.

• JavaFX
  • LBS
  • REST

Scala

Scala++

Soda é que não tem break e continue. :cry:

[quote=saoj]Scala++

Soda é que não tem break e continue. :cry: [/quote]

Não faz falta quando você digere o paradigma FP (functional programming).

é…, tecnologia é o que não falta. Daí eu pergunto:
:arrow: Até que ponto deve-se aprofundar em cada tecnologia considerando que você certamente não vá usar todas elas?
:arrow: Dominar tudo só pelo prazer de falar que é o kara não me parece nem um pouco vantajoso…
:arrow: Conhecer superficialmente pode te levar a tomar uma decisão equivodada por não saber tudo que a tecnologia tem pra oferecer…

:arrow: e aí, o que vc's acham?

Abraços,

Rodrigo.

acho que o interessante é vc saber pra que cada
um serve

assim quando vc precisar já sabe o que buscar…

Minha opinião… :wink:

Bem, falei apenas de JSRs. Sobre tecnologias no geral, a api de scripting vai ganhar força, flex tende tambem a crescer bastante e JSF tambem se soltarem a especificacao 2.0 antes de 2010, assim como EJB3.1 e JPA 2.0. Sobre o Seam, acredito que ganhara forca quando a API estiver mais estavel, mas tambem vai precisar desacoplar um pouco o session bean da logica da apresentacao.

[quote=feltraco]acho que o interessante é vc saber pra que cada
um serve

assim quando vc precisar já sabe o que buscar…

Minha opinião… :wink: [/quote]

tem toda razao.

Aposto no Groovy, principalmente por causa do Grails.
Mas me interessei por Scala e tô apostando também.

:arrow: WebBeans :wink:

[quote=rdantas]…
:arrow: Conhecer superficialmente pode te levar a tomar uma decisão equivodada por não saber tudo que a tecnologia tem pra oferecer…

:arrow: e aí, o que vc's acham?

… [/quote]

Mas se você pensar assim, não conhecer várias tecnologias pode ser ainda pior, pois é mais fácil você estar usando uma tecnologia que você conhece muito só que é trabalhosa demais para um certo projeto ou uma certa tarefa!

Minha opinião: quanto mais conhecimento em várias tecnologias melhor! Assim você pode comparar o que cada uma tem de bom e onde usar cada uma delas.

Coisas que acho que seriam interessantes aprender em 2008:

• GWT (essa eu concordo com o autor).
  • linguagem dinâmica, qualquer uma, pode ser Python, Ruby, PHP, Scala… mas pelo menos uma!
  • REST (assim como a descoberta de um framework decente que suporte essa arquitetura).
  • metaprogramação do Ruby, pra parar de dizer que em Rails as coisas acontecem “por mágica”.
  • Map Reduce.

Leonardo, Scala não é linguagem dinâmica, embora tenha muitas das boas features delas. Inclusive, esse é o seu grande diferencial.

Esse será o ano dos forks do Java, com a Sun perdendo uma enorme parte do seu poder de controle sobre a plataforma - que vai comecar a se fragmentar e deixar de existir. O Android é só o primeiro exemplo - vão ter operadoras lançando stacks java baseados na JSE porém sem o carimbo estúpidamente caro da Sun.

Alguém poderia resumir em duas linhas o que é REST e principalmente qual é o seu “pulo-do-gato”?

Olá

Uma única palavra que já movimentou milhões nos últimos 30 dias: eventos

Tudo indica que este é o ano.

[]s
Luca

[quote=saoj]

Alguém poderia resumir em duas linhas o que é REST e principalmente qual é o seu “pulo-do-gato”?[/quote]

usa a spec HTTP como base para webservices, faz o CRUD com as operações GET-POST-PUT-DELETE do HTTP, pode ter saída txt, xml e JSON, todos os bigplayers da web fornecem suas APIs como REST (yahoo, google, etc)

REST já é commodity, venceu a guerra contra WS-*. Seria interessante o menta implentar isso!
No rails fiz uns testes e é muito simples, em java o mais fácil que encontrei foi no Struts 2 usando um plugin JSON