Está escrito no primeiro parágrafo do Prefácio do livro Algoritmos e Programação - Teoria e Prática do Marco Medina e Cristina Fertig:
“Algoritmos são fundamentais a formação acadêmica na área da computação. Entretanto as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área. De fato, a construção de algoritmos é um assunto que pode parecer simples para profissionais experientes, mas que, para o aluno iniciante, pode mostrar-se indecifrável. Isto faz com que a maioria dos livros que tratam do assunto subestime o desafio que é a programação para alunos de primeira viagem. Os autores deste livro já experimentaram essas dificuldades quando lecionaram disciplinas relacionadas ao tema. Esta experiência é aproveitada na elaboração do livro, que apresenta uma linguagem simples e direta, sem fugir dos temas mais complexos”.
Porque as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área?
Quais são os maiores traumas que são causados nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área?
Eu gostarei de saber o máximo possível de detalhes sobre a seguinte afirmação do Prefácio que eu citei acima:
“Entretanto as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área”.
A qualidade do ensino fundamental/médio no Brasil é, na maioria dos casos, um lixo. A gente não é ensinado a entender o motivo por trás dos conceitos (as vezes nem mesmo os professores sabem). É difícil esperar que uma criança/adolescente crie vontade própria de estudar, sem estímulo da escola.
O brasileiro médio chega na faculdade de computação com uma bagagem de conhecimento muito fraca e sem estar treinado para resolução de problemas. É lógico que existem exceções, crianças que desenvolvem vontade própria ou tem pais com condições que os colocam em atividades que estimulam esse tipo de raciocínio (xadrez, música, etc.). Algoritmos é basicamente isso, resolução de problemas. Esse raciocínio a gente desenvolve durante uma vida toda, não é uma matéria de faculdade que vai dar essa skill pra pessoa. A matéria só ajuda a formalizar o pensamento.
Junta essa falta de preparo com um professor que não sabe explicar, tá feita a combinação para a desistência.
Minha turma de faculdade começou com 40 alunos. Durante a matéria de algoritmos, alguns desistiram e outros foram entrando (em 2ª, 3ª, até 4ª chamada). No final da matéria, passaram 15 (contando os que passaram com e sem exame, a maioria o último caso). E olhe que o professor era bom. No final, eu fui o terceiro da turma a se formar. Não me formei com os outros 2 porque saí do país no meio do curso.
Eu cursei Bacharelado em Física. A maior porrada q vc toma na vida é o Calculo I.
ele exige um formalismo, uma atenção e uma bagagem que o ensino médio não te prepara. A galera treme de medo de derivar uma função polinomial! Sabe aquelas regrinhas q X ao quadrado vira 2 X? então.
existe um problema na abordagem dessa disciplina IMHO, por outro lado o aluno chega despreparado pra caramba. e muito problema vc resolve de um jeito chato e nada divertido: sentando a bunda na cadeira e fazendo exercicios.
com programação é a mesma coisa. eu vejo aulas q falam muito de conceito e isso entra por um ouvido e saem pelo outro. ai a gente vê bizarrices.
mas ai vai ver se o cara tem prazer em sentar e fazer programinhas? muita gente vai sem nunca ter aberto um prompt de comando na vida. ai tem q meter um system("pause"); no programa sem saber o motivo…
ambas as disciplinas esbarram em um problema: o aluno não se sente confortavel em explorar (alguns devem achar q o computador vai explodir, sei la), nem se da o direito de errar.
isso vai perseguir a gente a nossa vida inteira - podendo dar origem a sindrome do impostor.
eu vejo perguntas aqui q honestamente o cara tem medo de colocar no programa, só pode. o compilador não vai morder a sua mão se vc fizer errado.
talvez antes do cara aprender calculo, ou algoritmos, etc, ele deveria se familiarizar com as coisas. faz la um programinha q soma 2+2. vai la e desenha uma curva senoide. resolve umas equações de segundo grau. se divirta no processo.
se não for divertido, então aprenda por necessidade. te vira. seja adulto.
Concordo contigo em vários aspectos.
Mas, devo ressaltar que o modelo de ensino adotado no Brasil é orientado para a chatice e para o decoreba, desde a mais tenra idade.
Isso leva a duas coisas: a quase inexistência de pensamento lógico e crítico, que a gente pode ver nos maiores graus de ensino e um desdém de ambas as partes, professores fingem ensinar e alunos fingem aprender.
Além do que, criar uma aula interessante e que instigue aos alunos (e ao professor, por que não?) dá trabalho e leva tempo.
Qual seria a iniciativa mais efetiva, se passar por um troll, arrotar que ganha 25K e tem sua própria empresa ou trabalhar, ensinar e estudar para evoluir?
Bom se os 25k lhe incomodou , acredito que isso vai lhe servir de reflexão sobre o que você entrega de resultado ao seu cliente. Não deveria ter falado muito, mas já que estou anônimo usando um fakename devo estar um pouco protegido, vamos deixar as coisas rolar. Cada um aqui tem uma cultura diferente mas estamos no mesmo barco, e ainda assim trilhamos nossas vidas em caminhos distintos.Como eu disse não temos que esperar informações, temos que ir atrás. Lamentar a educação e o País, isso já tornou coisa do passado.
Por favor, se vocês querem discutir sobre assuntos que não fazem parte deste tópico, abram um tópico para isso ou façam isso neste tópico depois que responderem o meu tópico.
Eu postei este tópico para serem respondidas as seguintes questões, eu escrevi essas questões na primeira mensagem que eu postei nesse tópico, as questões são essas:
Porque as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área?
Quais são os maiores traumas que são causados nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área?
Eu gostarei de saber o máximo possível de detalhes sobre a seguinte afirmação do Prefácio que eu citei acima:
“Entretanto as disciplinas de algoritmos e programação tendem a criar os maiores traumas nos alunos iniciantes, tornando-se, até mesmo, co-responsáveis pelos altos índices de desistência que ocorrem nos primeiros anos dos cursos superiores dessa área”.
Em outra época eu tentei aprender Algoritmos e Estruturas de Dados estudando o livro Algoritmos e Estruturas de Dados do Guimarães/Lages, mas eu não consegui aprender porque a linguagem desse livro não é simples.
O outro livro é o livro Algoritmos e Programação - Teoria e Prática do Marco Medina e Cristina Fertig, eu afirmo isto porque está escrito no prefácio deste livro que ele apresenta uma linguagem simples e direta, sem deixar de tratar temas mais complexos: https://www.amazon.com.br/Algoritmos-Programação-Teoria-Prática-Medina/dp/857522073X
Eu escolhi o livro do Marco Medina que eu citei acima para aprender Lógica de Programação porque o prefácio desse livro diz que ele apresenta uma linguagem simples e direta, sem deixar de tratar temas mais complexos.
O @Mike me aconselhou em outro tópico fazer o curso de Lógica de Programação da Softblue, eu não sei se o @FearX concorda com o @Mike que este curso da Softblue é de qualidade, segundo ele, o conteúdo de Lógica de Programação da alura é conteúdo de qualidade para quem quer entender tudo de Lógica de Programação: https://www.alura.com.br/carreira-iniciante-em-logica-de-programacao
Esse tópico não é seu, é do forum. As pessoas vão colaborar como elas acharem melhor. Se o resultado não te agrada isso é um problema seu. Existem outras ferramentas para fazer o que vc quer, com o controle q vc quer. Um google forms por exemplo.
O principal problema em TI não é implementar um algoritmo O( n log n ). É conversar com as pessoas.