As operadoras diferenciam clientes pre de pos?

[quote=pcalcado]Como falou o cv, dois mercados.

O mercado pós é garantido, ams a receita é baixa.

O mercado pré dá um trabalhão rpa operador, tem qeu fazer promoção toda hora, porque é muito fácil trocar. Mas é de onde vem a receita.[/quote]

Exatamente o contrario phillip. Pré é mercado de recrutamento, o ARPU mal cobre os custos. Pré existe para fidelizar o cliente, para ele ganhar apego a linha e caso decida ter um pós, vai ser com a mesma operadora.

Pós existe para dar o lucro gordo à operadora. Quem tem, gasta. Ou fica acima do plano e paga preços de pré ou não gasta e da dinheiro a operadora.

E cv, já ouviu Virgin no teu 3G?

Discordo, mas não tneho números para afirmar. A massa pré-paga é incrivelmente maior que a pós, as operadoras investem MUITO em pré-pago (eu trabalho numa empresa que até um tempo atrás só fazia isso :wink: ).

O ARPU é vencido por uma massa de tamanho maior que o dobro de assinantes com pequenos gastos, que as operadoras tentam aumentar todo santo feriado :stuck_out_tongue:

E agora a nova monda no mundo celular é o billing convergente, tu não sabe mais o que é pré, o que é pós, o que é voz sobre IP, o que é GPRS, o importante é: cobrar o usuário :slight_smile:

[]s

shoes … acho que o Louds está certo … eu li 2 artigos um tempo atrás (nao mais de um ano, nao menos de 6 meses atrás:) que diziam exatamente isso, PRE é furada pras operadoras mas é o unico jeito delas terem a base de usuarios pra trabalhar.

Apesar do número altissimo de usuários em PRE-pagos a grande maioria nao usa o celular o suficiente pra justificar a estrutura da operadora e com isso mesmo com a ligacao a R$1,40/minuto o lucro é baixo (o lucro da ligacao é alto mas do usuario é baixo)

Eu também tenho quase certeza que o Louds ta certo. O meu é POS e eu gasto muito, e é dificil quem tem POS que não gaste mais de 50 pila por mes.

Já o PRE a galera toda compra um cartao a cada 2 meses. Não tem como dar lucro.

E digo mais, hoje em dia, usar celular sem promoção é furada. Minha namorada troca de chip PRE todos os natais, no momento ela liga pra mim por 5 centavos/min ai a promoção acaba no proximo natal, e a gente compra outro chip (com outro numero) e com outra promoção!

A minha promoção é ligar pra qualquer claro a 20 centavos/min. Sem promoção não dá!

[quote]De todos os celulares em funcionamento, 80,47% são pré-pagos.

Castro observou que esse novo grupo que ingressou no mercado de usuários de telefonia móvel pertence à parcela da população de renda mais baixa e não gasta mais do que R$ 4 a R$ 5 por mês com ligações. Não são, portanto, o tipo de cliente que dá lucro às operadoras, mas são um alvo importante. A concentração de pré-pagos com contas de baixo valor até reduz a rentabilidade dessas empresas. No entanto, o presidente da Acel avalia que, ainda assim, eles interessam às operadoras. Afinal, têm potencial para aumentar seu consumo no futuro. Além disso, os investimentos para instalação das linhas já foi feito e, portanto, quanto mais intenso for o uso do sistema, melhor.[/quote]

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=2422

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u94313.shtml

O que me deixa mais intrigado é que mesmo dando um descontão eles não estão perdendo!!! Imagina o quanto ganham então com o preço normal…

:putz:

[quote=fzampa]
O que me deixa mais intrigado é que mesmo dando um descontão eles não estão perdendo!!! Imagina o quanto ganham então com o preço normal…
:putz:[/quote]

É muito dificil provar que um empresa de serviços está praticando dumping. Ainda mais quando ela possui uma enorme variedade de produtos.

Se você contar apenas o custo operacional das antenas e da rede, um minuto de chama entre dois aparelhos da mesma operadora custa frações de centavo.

O dificil na hora de provar dumping é colocar no custo da ligação toda divisão crm, vendas, acionistas…

Uma vez tinha lido que como os celulares pré-pagos mais recebem que fazem ligações, ainda dão lucro às operadoras, porque o custo é pago por quem faz a ligação (telefone fixo, celular pós-pago etc.)

Se o seu pedreiro, ou a sua faxineira, tem um celular que só recebe (pode ser que ele não tenha mais créditos no telefone há um mês), ainda assim a concessionária ganha com ele, porque ele ou ela recebe uma porção de chamados que você lhes faz, e é você quem paga no final das contas.

[quote=thingol]Uma vez tinha lido que como os celulares pré-pagos mais recebem que fazem ligações, ainda dão lucro às operadoras, porque o custo é pago por quem faz a ligação (telefone fixo, celular pós-pago etc.)
[/quote]

Sim, ligações recebidas geram receita, mas no final das contas resultam em uma ninharia no bolso das operadoras.

Isso porque no Brasil o pagamento de interconexão só é feito entre teles quando a diferença entre chamadas feita de uma rede para a outra for muito maior que o contrario.

Estatisticamente, além de ser meio obvio, as quantidades de chamadas para cada sentido de uma interconexão são muito próximas. Isso se traduz em quase nenhum ganho financeiro.

A uns tempos atras sacando isso a telemar deu o maior golpe nas outras operadoras de telefonia fixa quando comprou o IG e determinou que todas as chamadas ao IG deveriam ser roteadas para algum ponto da rede dela.

A sacanagem é que o custo por chamada na interconexão não respeita o horario reduzido e tem tarifa única. Então enquanto o pessoal navega de São Paulo pelo IG durante a madrugada, a Telemar está faturando horrores em cima da Telefonica.

O problema foi tão grave que obrigou a Telefonica e a Brasil Telecon a criarem seus próprios provedores gratuítos para combaterem o “escoadouro de chamadas” que o IG era. Ou por que raios vocês acham que o iBest virou provedor e no Sul brotou do nada o Pop.

O mais legal desta historia toda é que a Antanel em vez de intervir, corrigir a regulamentação do setor e acabar com a palhaçada até hoje fez absolutamente nada a respeito. As concorrentes da Telemar foram obrigadas a usar da mesma sujeira e hoje tem 1 processo de indenisação monstruoso contra a união.

Depende do aparelho, na verdade. O pessoal mais tarado acaba tendo que pagar um pouquinho mais pra ter os aparelhos mais legais (o meu 6630 saiu por £80 (R$ 400 aprox), por exemplo). Mas, se voce quer so ter um celular, e nao liga muito pra ter um que acabou de sair do forno, geralmente eh de graca. Hoje em dia eu tou pagando £19 (R$ 100, aprox) por 500 minutos, 1000 mensagens de texto e 500mb de transferencia 3G por mes. Nada mal, eu diria ;)[/quote]

OFF: pqp… 1 euro = 5 reais???

(e a gente fala que americano nao sabe nada do resto do mundo…)

£ = libra esterlina, que eh a moeda usada no Reino Unido (o simbolo do euro eh o €). Sim, vale um pouco mais de 5 reais, ou quase US$ 2. Aqui tem um conversor de moedas joinha:

http://oanda.com

Também conhecido como “celular pai-de-santo”. :smiley:

Hauhauhauhauhauahauhauah!!!