As operadoras diferenciam clientes pre de pos?

33 respostas
richardpeder

Galera,

Quero a opinião de vcs…o que acham?! As operadoras em geral fazem diferença entre o cliente pos pago e pre pago de celulares?

ate mais…

33 Respostas

cv1

Nao eh achismo. Elas fazem diferenca, pq sao mercados completamente diferentes. E?

E

tenha um aparelho pós e ligue para a operadora dizendo que quer trocar de prestadora. Na hora te dão bônus e aparelhos quase que de graça!
tenha um pré e leve uma abacaxi se quiser alguma coisa.
um amigo tinha um aparelho pós já fazia um ano e meio e ligou dizendo que iria trocar de prestadora, resultado, pegou um aparelho muito mais moderno na faixa.
Entre no site de uma prestadora e compare as vantagens de ser pré e pós e sinta a diferença.

danieldestro

Fora que a diferença já começa na compra do aparelho (preço). Mas como a TIM e me dá minutos em dobro no meu pré, eu tô feliz assim.

richardpeder

Hj em dia comprar um aparelho pos é como tirar carro zero! Vc compra, mas pra valer a pena tem que ficar um tempo com ele…comprei um cel a 4 meses pos e fui ver pra trocar o aparelho…eles impoe mil condições…somente com 15 meses de operadora…antes, só comprando no preço cheio (preço do pre pago), ou seja, pra empresa me dar descontos e promoções é necessário vc fazer um historico nela, ou seja, não é só comprar o aparelho pos pago e achar que já vai sair sendo o cara… :slight_smile: …por um tempo vc é meio que um “cliente pre pago”, pois a operadora precisa te conhecer!

ate mais…

louds

Nossa Richard, você descobriu um negocio chamado fidelização dos clientes! Parabens garoto, assim você vai longe. :lol:

Quanto a diferenciar clientes pre e pos, espero mesmo que exista uma diferenciação bem grande, afinal, o ARPU das unidades pos é algumas vezes maior que o das pré.

Os bancos fazem isso e a maioria gosta.

richardpeder

Louds…não descobri nada…apenas citei o que acontece hj baseado no que as operadoras fazem…não exagera! :slight_smile: :wink:

ate mais…

rodrigo_gomes

richardpeder:
Hj em dia comprar um aparelho pos é como tirar carro zero! Vc compra, mas pra valer a pena tem que ficar um tempo com ele…comprei um cel a 4 meses pos e fui ver pra trocar o aparelho…eles impoe mil condições…somente com 15 meses de operadora…antes, só comprando no preço cheio (preço do pre pago), ou seja, pra empresa me dar descontos e promoções é necessário vc fazer um historico nela, ou seja, não é só comprar o aparelho pos pago e achar que já vai sair sendo o cara… :slight_smile: …por um tempo vc é meio que um “cliente pre pago”, pois a operadora precisa te conhecer!

ate mais…

isso é verdade…
mas se você usa mto o celular (se sua conta é bem gordinha) e vc quiser trocar de operadora, é só levar suas contas nos ultimso meses pra concorrente que eles te dão um aparelho e vc ja entra como um cliente “pos full” mesmo heheeheheh

mas como vc disse mesmo, é necessario ter um historico (nem que seja na operadora concorrente)

richardpeder

Sem contar a fidelização…isso em qq operadora…nos planos pos…essa fidelização é o tempo para a operadora ocnhecer o sujeito!

ate mais…

T

Em Guaranésia, MG, houve um convênio Tim/Prefeitura, no qual os funcionários municipais direta ou indiretamente adquiriram celulares a R$1,00 //Acredite se quiser\ com planos de 9,90 pós pago durante 1 ano.
Acredito que os clientes com grande potencial econômico precisam manter certo relacionamento com a empresa e não somente “trocar o chip” Trabalhei na Claro e acreditem, vender pós pagos é sinônimo de excelência aos olhos de um gerente… rsrsrs

louds

Sou cliente da mesma operadora a 5 anos, quando troquei de TDMA pra GSM tive desconto legal no aparelho.

Curioso que de uns tempos pra cá TODO mundo que tem plano pos tá recendo 1-2 ligações por semana das concorrentes pra trocar. A tim ofereceu aquele nokia com teclado na faxa; a Vivo me ofereceu um plano mais caro e um aparelho que não me interessava.

Quanto a celulares por 1 real, lá fora é assim, qualquer aparelho $1 desde que você fica com a operadora por 1 ano.

Mas perai, quer celular barato e plano barato? Pega 1 linha corporativa com a tua consultoria, as tarifas são bem mais em conta e o aparelho é consignado (aka: na faxa).

cv1

Depende do aparelho, na verdade. O pessoal mais tarado acaba tendo que pagar um pouquinho mais pra ter os aparelhos mais legais (o meu 6630 saiu por £80 (R$ 400 aprox), por exemplo). Mas, se voce quer so ter um celular, e nao liga muito pra ter um que acabou de sair do forno, geralmente eh de graca. Hoje em dia eu tou pagando £19 (R$ 100, aprox) por 500 minutos, 1000 mensagens de texto e 500mb de transferencia 3G por mes. Nada mal, eu diria :wink:

Thiago_Senna

Olá Pessoal!!

Em minha opinião, ainda sou mais Pré pago. Até onde sei, pelo menos no Brasil, Pós pago é mais visado para clonagem!!!

Ou seja, vc fica feliz pela preferência das operadoras, mas tem uma puta dor de cabeça caso clonem o seu querida celular!!!

bandrade

operadora tem que difernciar clientes mesmo!!
tem cliente pré pago q coloca credito (15 reais) de 2 em 2 meses… ehehehe… esses clientes tão é dando prejuizo… ((;

danieldestro

Seu celular não é GSM ainda? Affff…

cv1

bandrade:
operadora tem que difernciar clientes mesmo!!
tem cliente pré pago q coloca credito (15 reais) de 2 em 2 meses… ehehehe… esses clientes tão é dando prejuizo… ((;

Dando prejuizo, nada. Se eles dessem prejuizo as telecoms nao deixariam eles existir :wink:

danieldestro

Prejuízo com 1 real o minuto? Nunca!

bandrade

15 reais a cada 2 meses?? heheheheh… num sei vale a pena pelo custo da implantação de uma rede de celular nao…

pcalcado

Como falou o cv, dois mercados.

O mercado pós é garantido, ams a receita é baixa.

O mercado pré dá um trabalhão rpa operador, tem qeu fazer promoção toda hora, porque é muito fácil trocar. Mas é de onde vem a receita.

cv1

O custo de implantacao e manutencao da rede ja foi diluido no custo dos aparelhos, na taxa fixa dos planos pre-pagos, e no monte de usuarios de pre-pago que, como eu quando usava pre-pago, tinha uns surtos e precisava gastar R$ 200 em uma semana pq tinha algum rolo na familia, ou no trabalho.

louds

pcalcado:
Como falou o cv, dois mercados.

O mercado pós é garantido, ams a receita é baixa.

O mercado pré dá um trabalhão rpa operador, tem qeu fazer promoção toda hora, porque é muito fácil trocar. Mas é de onde vem a receita.

Exatamente o contrario phillip. Pré é mercado de recrutamento, o ARPU mal cobre os custos. Pré existe para fidelizar o cliente, para ele ganhar apego a linha e caso decida ter um pós, vai ser com a mesma operadora.

Pós existe para dar o lucro gordo à operadora. Quem tem, gasta. Ou fica acima do plano e paga preços de pré ou não gasta e da dinheiro a operadora.

E cv, já ouviu Virgin no teu 3G?

pcalcado

Discordo, mas não tneho números para afirmar. A massa pré-paga é incrivelmente maior que a pós, as operadoras investem MUITO em pré-pago (eu trabalho numa empresa que até um tempo atrás só fazia isso :wink: ).

O ARPU é vencido por uma massa de tamanho maior que o dobro de assinantes com pequenos gastos, que as operadoras tentam aumentar todo santo feriado :stuck_out_tongue:

E agora a nova monda no mundo celular é o billing convergente, tu não sabe mais o que é pré, o que é pós, o que é voz sobre IP, o que é GPRS, o importante é: cobrar o usuário :slight_smile:

[]s

smota

shoes … acho que o Louds está certo … eu li 2 artigos um tempo atrás (nao mais de um ano, nao menos de 6 meses atrás:) que diziam exatamente isso, PRE é furada pras operadoras mas é o unico jeito delas terem a base de usuarios pra trabalhar.

Apesar do número altissimo de usuários em PRE-pagos a grande maioria nao usa o celular o suficiente pra justificar a estrutura da operadora e com isso mesmo com a ligacao a R$1,40/minuto o lucro é baixo (o lucro da ligacao é alto mas do usuario é baixo)

marcelomartins

Eu também tenho quase certeza que o Louds ta certo. O meu é POS e eu gasto muito, e é dificil quem tem POS que não gaste mais de 50 pila por mes.

Já o PRE a galera toda compra um cartao a cada 2 meses. Não tem como dar lucro.

E digo mais, hoje em dia, usar celular sem promoção é furada. Minha namorada troca de chip PRE todos os natais, no momento ela liga pra mim por 5 centavos/min ai a promoção acaba no proximo natal, e a gente compra outro chip (com outro numero) e com outra promoção!

A minha promoção é ligar pra qualquer claro a 20 centavos/min. Sem promoção não dá!

rodrigo_gomes

De todos os celulares em funcionamento, 80,47% são pré-pagos.

Castro observou que esse novo grupo que ingressou no mercado de usuários de telefonia móvel pertence à parcela da população de renda mais baixa e não gasta mais do que R$ 4 a R$ 5 por mês com ligações. Não são, portanto, o tipo de cliente que dá lucro às operadoras, mas são um alvo importante. A concentração de pré-pagos com contas de baixo valor até reduz a rentabilidade dessas empresas. No entanto, o presidente da Acel avalia que, ainda assim, eles interessam às operadoras. Afinal, têm potencial para aumentar seu consumo no futuro. Além disso, os investimentos para instalação das linhas já foi feito e, portanto, quanto mais intenso for o uso do sistema, melhor.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=2422

danieldestro

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u94313.shtml

fzampa

O que me deixa mais intrigado é que mesmo dando um descontão eles não estão perdendo!!! Imagina o quanto ganham então com o preço normal…

:putz:

louds

fzampa:

O que me deixa mais intrigado é que mesmo dando um descontão eles não estão perdendo!!! Imagina o quanto ganham então com o preço normal…
:putz:

É muito dificil provar que um empresa de serviços está praticando dumping. Ainda mais quando ela possui uma enorme variedade de produtos.

Se você contar apenas o custo operacional das antenas e da rede, um minuto de chama entre dois aparelhos da mesma operadora custa frações de centavo.

O dificil na hora de provar dumping é colocar no custo da ligação toda divisão crm, vendas, acionistas…

T

Uma vez tinha lido que como os celulares pré-pagos mais recebem que fazem ligações, ainda dão lucro às operadoras, porque o custo é pago por quem faz a ligação (telefone fixo, celular pós-pago etc.)

Se o seu pedreiro, ou a sua faxineira, tem um celular que só recebe (pode ser que ele não tenha mais créditos no telefone há um mês), ainda assim a concessionária ganha com ele, porque ele ou ela recebe uma porção de chamados que você lhes faz, e é você quem paga no final das contas.

louds

thingol:
Uma vez tinha lido que como os celulares pré-pagos mais recebem que fazem ligações, ainda dão lucro às operadoras, porque o custo é pago por quem faz a ligação (telefone fixo, celular pós-pago etc.)

Sim, ligações recebidas geram receita, mas no final das contas resultam em uma ninharia no bolso das operadoras.

Isso porque no Brasil o pagamento de interconexão só é feito entre teles quando a diferença entre chamadas feita de uma rede para a outra for muito maior que o contrario.

Estatisticamente, além de ser meio obvio, as quantidades de chamadas para cada sentido de uma interconexão são muito próximas. Isso se traduz em quase nenhum ganho financeiro.

A uns tempos atras sacando isso a telemar deu o maior golpe nas outras operadoras de telefonia fixa quando comprou o IG e determinou que todas as chamadas ao IG deveriam ser roteadas para algum ponto da rede dela.

A sacanagem é que o custo por chamada na interconexão não respeita o horario reduzido e tem tarifa única. Então enquanto o pessoal navega de São Paulo pelo IG durante a madrugada, a Telemar está faturando horrores em cima da Telefonica.

O problema foi tão grave que obrigou a Telefonica e a Brasil Telecon a criarem seus próprios provedores gratuítos para combaterem o “escoadouro de chamadas” que o IG era. Ou por que raios vocês acham que o iBest virou provedor e no Sul brotou do nada o Pop.

O mais legal desta historia toda é que a Antanel em vez de intervir, corrigir a regulamentação do setor e acabar com a palhaçada até hoje fez absolutamente nada a respeito. As concorrentes da Telemar foram obrigadas a usar da mesma sujeira e hoje tem 1 processo de indenisação monstruoso contra a união.

Rubem_Azenha

Depende do aparelho, na verdade. O pessoal mais tarado acaba tendo que pagar um pouquinho mais pra ter os aparelhos mais legais (o meu 6630 saiu por £80 (R$ 400 aprox), por exemplo). Mas, se voce quer so ter um celular, e nao liga muito pra ter um que acabou de sair do forno, geralmente eh de graca. Hoje em dia eu tou pagando £19 (R$ 100, aprox) por 500 minutos, 1000 mensagens de texto e 500mb de transferencia 3G por mes. Nada mal, eu diria ;)

OFF: pqp… 1 euro = 5 reais???

cv1

(e a gente fala que americano nao sabe nada do resto do mundo…)

£ = libra esterlina, que eh a moeda usada no Reino Unido (o simbolo do euro eh o €). Sim, vale um pouco mais de 5 reais, ou quase US$ 2. Aqui tem um conversor de moedas joinha:

http://oanda.com

maresp

Também conhecido como “celular pai-de-santo”. :smiley:

Diogenes

Hauhauhauhauhauahauhauah!!!

Criado 13 de março de 2005
Ultima resposta 15 de mar. de 2005
Respostas 33
Participantes 17