Asp.net 2 vs Spring boot?

Estou com uma dúvida sobre escolha da tecnologia back end, melhor custo benefício, melhor facilidade de updates e de manter, custo de hospedagem e funcionalidades em geral.

Site seria de uma empresa de tecnologia, com galeria, estudo de caso, contato via formulário, blog, search(procura de produtos), página de suporte ao usuário, página de comentários sobre o que achou do atendimento, página de como o projeto está, fases, datas(por cliente) e outras funcionalidades análogas, talvez uma área administrativa para criação de posts para o blog e outras funcionalidades.

Qual Framework me atenderia de forma mais rápida e o porquê?

é bem simples essa resposta, você procura aprender alguma linguagem depois um framework ou você domina alguma tecnoclogia back-end.

O mais importante é saber e conhecer aquilo que esteja fazendo, se você sabe Java, vai de Java, se você sabe .NET você vai de .NET, se sabe PHP vai de PHP e assim por diante, quem define a linguagem melhor é o seu conhecimento e gosto pela ferramenta de desenvolvimento, o que adianta colocar pontos aqui onde você não nos proporciona responder, exemplo:

  • O que você sabe programar?
  • Você pretende aprender essas tecnologias citadas?
  • Qual é o seu tempo de desenvolvimento, precisa ser rápido?
  • O que já desenvolveu, o que já fez no mundo da informática, o que é plausível pra você no mundo dos bits?

Observação: você não é o primeiro nem o último com questionamentos assim, mas, o principal falta o contexto que é você. Você é o principal contexto no desenvolvimento então nos conte quem é você e o que você sabe fazer, o que você já fez no mundo da informática em desenvolvimento de Sistemas, porque o sistema que você comentou não é difícil mas, é trabalhoso.

Tudo bem?

o intuito da pergunta seria qual dos frameworks, dão mais flexibilidade, bibliotecas para se conseguir fazer isso de maneira rápida, segura e eficaz, com todos os requisitos citados.

Algumas linguagens não terão ecosistema tão maduro para tais requisitos como outros frameworks/linguas.

Obrigado.

tudo bem sim, e com você!

Bom já expliquei isso foi feito para que todos saibam que sua duvida é divida ou até colocado em planos diferentes para uma solução do que precisa resolver.

Só acho que ele é ampla! tem muitos fatores a analisar

Sim, a pergunta é complexa e só quem domina cada tecnologia poderia aconselhar.

Exemplo: Quais das tecnologias/frameworks consegue ter menos linhas de codigo, segurança e validação para um simples formulário de contato.
nome, telefone, mensagem?

Tenho a impressão que mesmo com .net core e spring core, o node/express consegue ser o mais simples, rápido e eficaz neste quesito, estou certo?

Java me parece ter muito boiler code…
E quantos aos outros?

Obrigado.

PHP seria o mais indicado em termos de custo/benefício para este fim. Entre ASP.NET Core e Spring Boot, recomendo ASP.NET Core, mais produtivo do que qualquer coisa em Java para web, considerando minha experiencia com ambas.

1 curtida

Javaflex, obrigado pelo input.

Foda Java ter isso né…fico triste…tambem tenho essa impressao que .net core terá mais vantagens, PORÉM e vc Node.js/Express???

E ai???

Outra bomba…Se em PHP/Node for mais rapido para desenvolver e entrega mesma qualidade de spring/.net, porque as empresas as usam???
Ou isso foi anos atrás e atualmente está mudando???
Que acham?

Cada equipe avalia o que for melhor pra sua tribo. Pode ser .NET, Java, PHP, Node.js, Ruby, etc.

Dependendo do caso PHP nao entrega a mesma qualidade que .NET e Java. PHP natural tem a desvantagem de ser interpretado. Por outro lado isso nao influencia em nada aplicações de baixo processamento, como sites que na maioria das vezes só gravam e consultam informações diretamente no banco.

Nao posso nem opinar muito sobre node.js, nao curto javascript… Além disso ainda é difícil contratar bons profissionais para segurar a onda em producao em grandes empresas, arriscado a empresa inventar moda já tendo equipes experientes em .NET e Java.

1 curtida

Estava com a mesma dúvida sua. Apesar de conhecer mais o “universo” java + spring que c# +.net, após quase 2 meses de desenvolvimento com Java, resolvi descartar tudo e começar com c#. E pra mim foi a melhor coisa.
Não entrarei na discussão Java vs C# ou Spring vs .NET pois acho essas comparações, no mínimo, ridículas. Se uma pessoa tem o mínimo de conhecimento em programação, sabe-se, logo de início, não existe bala de prata.
Então, porque resolvi mudar? Mudei por uma questão pessoal simples: Java é fantástico. Spring também. Mas como são tecnologias muito antigas (não antiquadas, antigas) há pelo menos umas 5 maneiras diferentes de resolver o mesmo problema. Um exemplo básico, no spring: você pode ter configuração em XML, na Classe, no .properties/yaml. Isso é bem fácil e simples de resolver, mas houveram situações, que mesmo lendo a doc oficial e alguns exemplos, ainda perdi algumas horas / dias tentado achar a melhor solução pra mim.
Isso acarretou em uma lentidão no desenvolvimento que eu não havia me preparado. O .net, mesmo sendo tão antigo quanto, deu uma reformulada muito boa com o .net core ( e no c# 7). Então fica mais fácil achar o que quero sendo feito de uma maneira mais “moderna”.

2 curtidas

Fala Rodrigo,

O C# está mais avançado que o Java, a nível de funcionalidades da linguagem e o .Net tem mais configurações avançadas que o Spring/boot, no .net core 3 terão mais e funcionalidades ainda.

Diferença é quem mantém a linguagem e o framework, Microsoft.

E a Microsoft abraçou open source…PORÉM…quem procura emprego, JAVA e Spring é o caminho…tem muito mais oportunidades, mas o sistema da Microsoft hoje é mais avançado.

Outro ponto, existem bem mais tutoriais/cursos in loco, básico ao avançado em para Java que para C#, .NET.

1 curtida