Aspect Oriented Programming

Olá! Sou estudante de ciência da computação e recentemente apresentei um seminário sobre AOP e, gostaria de saber, se seria interessante condensá-lo em um pequeno tutorial sobre AspectJ e disponibilizar pro PJ…

Se for me avisem, q farei isso!

[]´s

interessantíssimo!!! =)

faça isso kra… Estou interessado em AOP depois qeu eu li a dois meses na revista Mundo Java.

Abraços e ateh mais!

OI

Set_Abominae, cara, que ótima idéia… Se tu precisar de algum acompanhamento ou ajuda, pode escolher alguem na seção de Equipe do PJ e imortuna-los, pode ficar a vontade…

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Equipe

T+

Ja utilizer AOP (tive que fazer um sistema usando AOP ou POA, como preferir), qualquer dúvida pode perguntar…

O interessante não é apenas explicar a parte teórica, mas sim dar exemplos de como utiliza-lo e o mais dificil: QUANDO UTILIZAR POA.

o chato é compilar, na época eu não tinha conseguido instalar o plugin no eclipse e tive que fazer tudo na mão

Heheh… .q q eh esse tal de POA !!! Porto Alegre nao deve ser neh??? hehehe

Bom, na real, q q eh AOP?!

POA : Programação orientada a Aspectos
AOP : Aspect Oriented Programming

Um aspecto é uma estrutura que voce define que vai em tempo de compilação inserir algum código que você definiu antes, depois ou antes e depois de um ponto de seu programa (que vc tb define)

EX: você tem 5 classes com métodos distintos e nestes métodos o ultimo comando é atualizar o display (em um conjunto de métodos a ultima linha manda atualizar um display que exibirá informações)

com aspecto você apaga essa ultima linha de todos os métodos e coloca na estrutura que você definiu, assim se um dia você precisar alterar o modo que o display é atualizado, você muda apenas em um local e não em todos os métodos… (Esse é um exemplo simples, existem muitas outras formas mais poderosas de se utilizar aspectos)